Publicações - ciências humanas


Ana Paula Vosne Martins
REVISTA EM PAUTA, v. 19, n. 47, p. 184-201, 2021
Palavra-chave: Catolicismo; conservadorismo; mulheres; Ação Social; Serviço Social
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História do Brasil; Missão de Pesquisas Folclóricas de 1938
resumo ...
LIMA, FRANCISCA VIEIRA; WIESE, ANDREIA FAXINA; Sonia Maria Chaves HARACEMIV
REVISTA DA FAEEBA- EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, v. 30, n. 63, p. 131-150, 2021 DOI
Palavra-chave: Educação de Jovens e Adultos; mulheres; Memórias; trajetórias
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(pt)   A reflexão proposta neste artigo resulta de uma pesquisa realizada com mulheres, estudantes da EJA de um município do Paraná, tendo como objetivo compreender suas trajetórias escolares e identificar as dificuldades vivenciadas, os motivos para retornarem ao espaço escolar e o papel da educação em suas vidas. Para tanto, dentro de uma abordagem qualitativa, a metodologia utilizada foi a pesquisa documental e a história oral temática, organizadas e analisadas na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados demonstraram trajetórias permeadas por abandono escolar, dificuldades socioeconômicas e preconceitos e a educação como uma via para a conquista de um espaço na sociedade. Evidenciou-se a necessidade da escuta das vozes femininas, (re)conhecendo suas experiências de vida com vistas à elaboração de propostas pedagógicas humanizadoras e emancipadoras, considerando o contexto de exclusão ao qual, historicamente, essas estudantes foram submetidas.
SANTOS, POLLYANA DOS; LAFFIN, MARIA HERMÍNIA LAGE FERNANDES; Sonia Maria Chaves HARACEMIV
EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 46, n. 1, p. 1-24, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Sujeitos da EJA; Mediações Pedagógicas; Materiais Didáticos
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(en) This article intends to make a theoretical articulation about the perceptions of the subjects of the EJA and the elaboration of didactic materials used in the pedagogical mediations in this modality of teaching. The approach brought in this paper is an unfolding of a state of knowledge research that aimed to identify the main theoretical and methodological foundations in the productions resulting from researching the field of Education for Youth and Adult in Brazil that deal with student subjects. From this survey, other dialogues have become possible and they organized themselves on the issue for the discussion developed here: how the perceptions about student subjects influence the choice and / or production of didactic materials used in pedagogical mediations in the EJA? The proposed theoretical articulation allowed us to realize that the understanding about the subjects with whom one works in the Education for Young and Adults and the comprehension of how young people and adults learn, influence not only the choice, but also the production and the policies of distribution of teaching materials that corroborate with a perception about the subjects.
(pt) O presente trabalho visa realizar uma articulação teórica sobre as percepções acerca dos sujeitos da EJA e a elaboração de materiais didáticos utilizados nas mediações pedagógicas nessa modalidade de ensino. A aproximação trazida neste artigo é um desdobramento de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento que teve como objetivo identificar os principais fundamentos teórico-metodológicos presentes nas produções resultantes das pesquisas no campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e que versam sobre os sujeitos estudantes. A partir desse levantamento, outros diálogos se tornaram possíveis e se estruturaram como questão para as reflexões aqui promovidas: como as percepções sobre os sujeitos estudantes, influenciam na escolha e/ou produção dos materiais didáticos utilizados nas mediações pedagógicas na EJA? A articulação teórica apresentada no artigo permitiu perceber que o entendimento sobre os sujeitos com os quais se trabalha na Educação de Jovens e Adultos e a compreensão de como jovens e adultos aprendem, influencia não apenas na escolha, como na produção e nas políticas de distribuição de materiais didáticos que corroboram com uma percepção sobre os sujeitos.
Maryna Bringmann; Ana Paula dos Santos Oliveira; Aline Kundlatsch; Camila Silveira da Silva
REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, v. 11, n. 1, p. 1-19, 2021 Home page
Palavra-chave: educação em museus; ensino de química; formação de professores; PIBID; Saberes docentes
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Química; Ensino de Química; Ciências Humanas; Educação; Educação não-formal e divulgação científica
resumo ...
(pt) Considerando que a formação profissional não ocorre somente nos cursos de Licenciatura, tampouco se inicia ou se encerra nesse ambiente, a presente pesquisa objetiva analisar as potencialidades de visitas a Museus na formação inicial docente em Química desenvolvidas no contexto de um Subprojeto do PIBID de uma universidade pública localizada em Curitiba/PR. A investigação é caracterizada como qualitativa e adota princípios do estudo de caso etnográfico, tendo como foco as visitas a cinco Museus realizadas no período de março de 2017 a março de 2018. Os dados foram constituídos a partir de entrevistas semiestruturadas individuais com licenciandos em Química participantes do programa. Para a Análise foram utilizados elementos e princípios da Análise de Conteúdo, em que as categorias foram definidas a priori a partir dos saberes docentes da formação profissional, disciplinares, curriculares e experienciais. Os resultados apontaram que as visitas aos Museus são promissoras para a formação inicial de professores de Química, possibilitado uma formação inovadora e crítica, e contribuindo na edificação dos saberes docentes em suas quatro perspectivas. Além disso, a pesquisa traz implicações para o Ensino de Química e para a formação de professores, no sentido de mostrar as possíveis articulações da Química com Museus de diferentes temáticas.  
Neméia de Oliveira Farias; Fujita, Luana Suemi; Cinthia da Fonseca Silva; Guilherme da Silva Gasparotto; Valdomiro de Oliveira; Gislaine Cristina Vagetti
REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE, v. 13, n. 02, p. 01-10, 2021
Palavra-chave: Educação de idosos; Cognição e Aprendizagem
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Andréa Caldas
JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, v. 15, n. 41, p. 01 2021
Palavra-chave: Parceria público-privada na educação; Gestão educacional; política educacional
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Clóvis Brondani
ETHIC@ (UFSC), v. 20, n. 3, p. 774-792, 2021 DOI
Palavra-chave: FILOSOFIA POLÍTICA; Hobbes; Soberania; Autoridade
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Filosofia; Filosofia política
resumo ...
(en) This text aims to address the relationship between science and authority in Thomas Hobbes’ philosophy. The fundamental problem that motivates this text lies in Hobbes' constant assertions that it is authority and not truth that makes the law. Such statements, which reveal adherence to the voluntarist conception of law, seem to compromise Hobbes' project of institution of scientia civilis, since the sovereign's decision would be of a merely arbitrary character and therefore not rationally founded. From this perspective, the project of founding a science of morals and politics seems to lose much of its strength, which in turn makes the establishment of an adequate normative basis for political authority problematic, since the justification of the normative statements that underlie it should necessarily derive from scientific knowledge. The intention is to list some elements that can demonstrate that the thesis of auctoritas facit legem does not imply the abandonment of rationality, proving that not only the justification of authority, but the establishment of civil law itself follows a set of rational principles.
(pt) Este texto objetiva tratar da relação entre ciência e autoridade na filosofia de Thomas Hobbes. O problema fundamental que motiva o trabalho está nas constantes afirmações de Hobbes segundo as quais é a autoridade e não a verdade que faz a lei. Tais afirmações, que revelam a adesão à concepção voluntarista de lei, parecem comprometer o projeto de instituição da scientia civilis por parte de Hobbes, uma vez que a decisão do soberano seria de caráter meramente arbitrário e não fundada racionalmente, portanto. Desta perspectiva, o projeto de fundar uma ciência da moral e da política parece perder grande parte de sua força, o que por sua vez torna problemático o estabelecimento de uma base normativa adequada para a autoridade política, uma vez que a justificação dos enunciados normativos que a fundamentam deveria necessariamente derivar do conhecimento científico. A intenção é elencar alguns elementos que possam demonstrar que a tese da auctoritas facit legem não implica o abandono da racionalidade, argumentando que não apenas a justificação da autoridade, mas a própria instauração da lei civil segue um conjunto de princípios racionais.
GABARDO, EMERSON; Marionilde Dias Brepohl de Magalhaes; GONÇALVES, MARCOS
TEMPO E ARGUMENTO, v. 13, n. 34, p. e0304 2021 DOI Home page
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Teoria Política; Ciências Humanas; História; História do Brasil; História do Brasil República
resumo ...
(en) The article analyzes the democratic crisis experienced by Brazil from the second decade of the 21st century onwards. The aim is to investigate how this historical period can be characterized. The text asserts that it is inappropriate to understand Brazil without observing its historical distrust of democracy and lack of commitment to the rule of law. The research is based on the assumption that Brazilian modernization in the transition from the 20th to the 21st century was ambiguous but with important achievements. However, the authoritarian mentality and the gap in terms of the quality of political participation are factors of structural permanence. The hypothesis is that Brazil is experiencing a specific moment characterized by the awakening of an authoritarian and conservative mentality that impacts both the State and civil society. The research methodology is based on a bibliographical discussion, with contributions in history, political science, and law. The subjects are discussed in theoretical terms to understand the problems related to the political participation gap, the inequality between citizens, the difficulties of civic culture (mainly in the digital environment), and some inherent weaknesses in democratic performance. Starting from the idea that civic culture influences institutions and these, in turn, impact civic culture, Brazil is currently experiencing a political and cultural setback. Contrary to what could be imagined a few years ago, the process of Brazilian social modernization is threatened in its most important achievements, which implies a danger to the values ​​that sustain democracy. Keywords: authoritarianism; brazilian democracy; political culture; political participation; the rule of law.
(pt) O artigo analisa a crise democrática vivida pelo Brasil a partir da segunda década do século XXI. O objetivo é investigar como este período histórico pode ser caracterizado. O texto assevera ser inapropriado entender o Brasil sem observar sua histórica desconfiança na democracia e falta de compromisso com o Estado de Direito. A pesquisa parte do pressuposto que a modernização brasileira na transição do século XX para o século XXI foi um processo ambíguo, porém com conquistas importantes. A mentalidade autoritária e a lacuna em termos de qualidade da participação política, todavia, são fatores de permanência estrutural. A hipótese é que o Brasil está vivenciando um momento específico, caracterizado pelo despertar de uma mentalidade autoritária e conservadora que impacta tanto no Estado quanto na sociedade civil. A metodologia da pesquisa baseia-se em uma discussão bibliográfica, com aportes na história, na ciência política e no Direito. Os assuntos são discutidos em termos teóricos para compreender os problemas relacionados com o hiato de participação política, a desigualdade entre os cidadãos, e as dificuldades da cultura cívica (principalmente no ambiente digital), bem como algumas fragilidades inerentes à própria performance democrática. Partindo da ideia de que a cultura cívica influencia as instituições e estas, por sua vez, impactam a cultura cívica, o Brasil hoje vive um retrocesso político e cultural. Ao contrário do que se poderia imaginar há alguns anos, o processo de modernização social brasileiro está ameaçado em suas conquistas mais importantes, o que implica um perigo aos valores que sustentam a democracia. Palavras-chave: autoritarismo; democracia brasileira; cultura política; participação política; estado de direito.
PAULO ROBSON DUARTE BARBOSA; Ettiene Cordeiro Guerios
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, v. 5, n. 1, p. 1-20, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Complexidade; Prática Pedagógica; Conhecimentos matemáticos; aprendizagem; Dialogicidade
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(en) This article has as objective to indentify pedagogical practices that evidence the dialogue between knowledges, by considering the triad of Mathematical education – plays – body in movement as an alive system given its complexity. This purpose stems from an investigation that brought into question the articulation between the elements of this triad and how they can support systemic, analytical and multidimensional pedagogical practices. In other words, the study results from a qualitative research, exploratory, of an interpretive nature, carried out with three teachers working in Kindergarten. The process of data output occurred in conversation circles generated from the observation of images of games that involve the body in movement. The organization og data was based on Bardin (2016), and the categories of analysis, in the theoretical contribution of complexity. The analyzis reveals that, if the dialogue between knowledge is constitutive of pedagogical practice, the potential of games involving the moving body can become an opportunity for learning mathematics in early childhood education. The results allow us to state that, in dialogic pedagogical practice, playing, moving and doing Mathematics can occur as a synchronous movement and connected to the construction of mathematical knowledge in Kindergarten.
(pt) Este artigo tem o objetivo de identificar práticas pedagógicas que evidenciam o diálogo entre saberes, ao considerar a tríade Educação Matemática –brincadeiras – corpo em movimento como um sistema vivo, porquanto, complexo.  Esse objetivo decorre de uma investigação que colocou em pauta a articulação entre os elementos dessa tríade e como estes podem subsidiar práticas pedagógicas sistêmicas, analíticas e multidimensionais. O estudo resulta de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, de natureza interpretativa, realizada com três professoras atuantes na Educação Infantil. O processo de produção de dados ocorreu em rodas de conversa geradas a partir da observação de imagens de brincadeiras que envolvem o corpo em movimento. A organização de dados teve inspiração em Bardin (2016), e as categorias de análise, no aporte teórico da complexidade. A análise revela que, se a dialogocidade entre saberes for constitutiva da prática pedagógica, a potencialidade de brincadeiras envolvendo o corpo em movimento pode se converter em oportunidade de aprendizagem matemática na Educação Infantil. Os resultados permitem afirmar que, na prática pedagógica dialógica, o brincar, o movimentar e o fazer Matemática podem ocorrer como um movimento síncrono e conexo à construção do conhecimento matemático na Educação Infantil.
MANDIRA, MARIELLY RODRIGUES; Tânia Stoltz
International Journal of Educational Research, v. 109, p. 101838-101857, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: bullying; fatores de risco e de proteção; Ensino Fundamental
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia da Educação
resumo ...
Total de registros: