Paulo Astor Soethe
Jahrbuch Deutsch als Fremdsprache,
v. 1,
n. 42,
p. 1-6,
2019
Palavra-chave:
Literaturas de Língua Alemã
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Literaturas Estrangeiras Modernas; Literatura alemã contemporânea
resumo ...
|
Sandra Mara Stroparo
Palavra-chave:
cartas;
Identidade;
Despersonalização
resumo ...
(pt)
Resumo: Este trabalho procura pensar a questão do endereçamento epistolar em Mallarmé, unindo essa possibilidade à questão do endereçamento poético. Questões como quem escreve e para quem, são problematizadas para repetir o que parece ter sido o próprio processo do autor francês, seja nas suas cartas (e envelopes), seja na sua poesia (incluindo a de circunstância), seja na sua ensaística. As quadrinhas de Les Loisirs de la Poste são tomadas como exemplo lúdico de uma experimentação autoral, ao mesmo tempo que de uma procura por um leitor ideal, capaz de ler um endereço oficial a partir delas. Essas quadras são reveladoras de uma reflexão mais ampla do autor que, em uma experiência epistolar, pode testar a noção de identidade pessoal e autoral até o ponto da despersonalização, noção fundamental para a modernidade. Palavras-chave: cartas; identidade; despersonalização; Mallarmé. Abstract: This paper aims to study the addressing of letters in Mallarmé, along with the problem of poetic addressing. Who writes, and to whom, are questions considered here in order to repeat what seems to have been the french author’s project, in his letters (and envelopes), poetry (including the one of circumstance), and in his essays. The quatrains in Les Loisirs de la Poste are considered as a playful example of authorial experimentation as well as the search for an ideal reader, capable of reading them as an official address. These quatrains reveal a wider reflexion of an author who, in an epistolary experience, can sound the notions of personal and authorial identity, stretching them to the point of depersonalization, a fundamental notion for the modern condition. Keywords: letters; identity; depersonalization; Mallarmé.
|
Walter Lima Torres Neto
Palavra-chave:
Dramaturgia;
Encenação;
teatro do pos-guerra;
maio de 1968
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Teatro; Teatro Brasileiro e Teatro Francês
resumo ...
(pt)
Este artigo é uma tentativa de esboçar algumas relações entre o teatro europeu do pós-guerra, maio de 1968 e o teatro brasileiro, no mesmo período, em relação com nossa atualidade teatral. Não se trata, certamente, de estabelecer uma relação de causa e efeito. Trata-se da tentativa de mapear alguns princípios estéticos, reconhecer certas iniciativas criativas que sugerem tanto uma permanência quanto uma superação de padrões artísticos. Esses padrões se articulam entre o teatro realizado, desde a segunda metade do século XX na Europa e no Brasil e a cena contemporânea, atual
|
Dulce Regina Baggio Osinski;
Jacyara Batista Santini
CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE),
v. 14,
n. 37,
p. 213-233,
2019
DOI
Home page
Palavra-chave:
História da educação;
história das disciplinas;
Ensino de desenho;
ensino de trabalhos manuais;
Colégio Estadual do Paraná
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Ensino de artes
resumo ...
|
Deise Cristina de Lima Picanço
LINGUAGENS : REVISTA DE LETRAS, ARTES E COMUNICAÇÃO (FURB),
v. 15,
p. 45-55,
2019
Palavra-chave:
políticas linguísticas;
formação de professores;
ensino de línguas adicionais;
Extensão Universitária;
centro de línguas;
vida acadêmica
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Linguística, Letras e Artes; Lingüística; Lingüística Aplicada;
Linguística, Letras e Artes; Letras; Línguas Estrangeiras Modernas
resumo ...
|
Francisco Javier Calvo del Olmo;
Simone de Fátima Colmar Martins
Palavra-chave:
avaliações acadêmicas;
cegueira e baixa visão;
inclusão
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Lingüística; Lingüística Aplicada;
Linguística, Letras e Artes; Letras; Língua Portuguesa
resumo ...
(pt)
O presente trabalho é resultado parcial de uma pesquisa de doutorado em andamento. A pesquisa visa investigar as crenças de avaliar as produções textuais manifestadas por estudantes cegos ou com baixa visão da APADEVI/PG(Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual em Ponta Grossa). Dos nove estudantes-participantes, cinco cursam uma graduação e quatro participaram dos vestibulares locais no ano de 2018, seis deles são cegos e três têm baixa visão. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e os dados advêm de dois instrumentos: entrevistas de grupo focal e entrevistas individuais semiestruturadas. Neste artigo, apresentamos uma análise do processo histórico da pessoa cega destacando as experiências vivenciadas pelos estudantes, nos ambientes universitários. Como resultados observamos que o processo avaliativo acadêmico envolvendo alunos cegos/baixa visão é extremamente complexo, ele abrange necessariamente questões de respeito, aceitação e sensibilidade dos envolvidos, pressupõe também a administração de inúmeros confrontos. Os estudantes revelaram suas realizações quando cumprem as atividades exigidas e suas angústias quando são desmotivados com críticas negativas, apontados como incapazes, diferentes/inferiores ou tratados com indiferença.
|
Yasmin Fabris;
Ronaldo de Oliveira Corrêa
Palavra-chave:
videomódulo;
desdobramento pictórico;
Tony Camargo
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Artes Plásticas; Pintura;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Artes do Vídeo;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Fundamentos e Crítica das Artes
resumo ...
|
Dulce Regina Baggio Osinski
Palavra-chave:
História da educação;
educação e arte;
livre-expressão infantil;
I Salão de Arte Infantil;
José Geraldo Vieira;
Folha de S. Paulo
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Educação Artística
resumo ...
RESUMO Este estudo analisará os artigos de autoria do escritor, crítico literário e crítico de...
|
MARIA INEZ PROBST LUCENA;
Ana Cecília da Gama Torres
Palavra-chave:
mercadoria;
bilinguísmo;
Reificação;
língua internacional
resumo ...
RESUMO Este artigo foca a publicidade de cursos livres de inglês e a recente imposição legal...
|
Mariana Lacerda Arruda;
FÁBIO RICARDO HILGENBERG GOMES;
Valdomiro de Oliveira;
Gislaine Cristina Vagetti
CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE),
v. 14,
n. 01,
p. 235-266-266,
2019
Palavra-chave:
música;
Qualidade de vida;
Educação de idosos
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Musicoterapia
resumo ...
|