Publicações - ciências humanas


Thiago Henrique Roza; Vitor Atsushi Nosaki Yano; Sarah Aline Roza; Jonathan Bruce Santo; Josafá Moreira da Cunha
JOURNAL OF GENETIC PSYCHOLOGY, p. 1-13, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: bullying; sleep; sono; friends; amizade
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia do Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Social e da Personalidade; Ciências Humanas; Educação; Fundamentos da Educação; Psicologia Educacional; Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Ciméa Barbato Bevilaqua
REVISTA DE ANTROPOLOGIA, v. 63, n. 3, p. 1-21, 2021 Home page
Palavra-chave: anthropology of bureaucracy; administrative proceedings; civil servants; discretion; discernment
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Antropologia da Burocracia; Ciências Humanas; Antropologia; Antropologia do Estado; Antropologia do Direito
resumo ...
Anderson Roges Teixeira Góes; Eva Bernadete Budniak Tozato; Rossano Silva
InterSaberes Revista Científica, v. 16, n. 37, p. 203-227, 2021 DOI
Palavra-chave: Artes Visuais; Desenho Universal para Aprendizagem; tecnologia educacional
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Ensino da Geometria
resumo ...
(en) ABSTRACT This research presents a proposal for the conception, elaboration and application of teaching material from the perspective of Universal Design for Learning (UDL), for the tactile/sensory exploration of color temperature. The intention was to make it possible for all students, with or without visual impairment, to learn about this Visual Arts theme, from a third-year elementary school class at a school in the Municipality of Curitiba. Such conception of didactic material is justified by the observation of an emerging need for the classroom. For the reasoning, references were used to present the concepts of Universal Design (UD) and Universal Design for Learning, documents and laws that deal with inclusion in Brazilian education, conceptualization of color temperature. By presenting the principles of DU and DUA, promoting access by all involved to the theme in a democratic and inclusive manner, the material produced met initial expectations and could also be used for other pedagogical actions aimed at color-related learning. Key-word: Inclusive education. Universal design. Visual arts; Teaching material.
(es) RESUMEM Esta investigación presenta una propuesta para la concepción, elaboración y aplicación de material didáctico desde la perspectiva del Diseño Universal para el Aprendizaje (DUA), para la exploración táctil / sensorial de la temperatura del color. La intención fué hacer posible el aprendizaje por todos los estudiantes, con o sin discapacidad visual, sobre este tema de Artes Visuales, en una clase de escuela primaria de tercer año en la ciudad de Curitiba. Tal concepción del material didáctico se justifica por la observación de una necesidad emergente en el aula. Para los fundamentos teoricos se utilizaron referencias que presentan los conceptos de Diseño Universal (DU) y Diseño Universal para el Aprendizaje, documentos y leyes que abordan la inclusión en la educación brasileña, la conceptualización de la temperatura del color. Como presentan los principios de DU y DUA, promoviendo el acceso de todos los involucrados al tema de una manera democrática e inclusiva, el material producido cumplió con las expectativas iniciales y, también, es possible usarse para otras acciones pedagógicas dirigidas al aprendizaje relacionado con el color. PALABRAS-CLAVE: Educación inclusiva. Diseño universal. Artes visuales. Material didáctico.    
(pt) RESUMO Esta pesquisa apresenta uma proposta de concepção, elaboração e aplicação de material didático na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), para a exploração tátil/sensorial da temperatura das cores. A intenção foi possibilitar o aprendizado a respeito deste tema de Artes Visuais por todos os estudantes, com ou sem deficiência visual, de uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede Municipal de Curitiba. Tal concepção de material didático justifica-se pela observação de uma necessidade emergente de sala de aula. Para a fundamentação foram utilizados referenciais para apresentação dos conceitos de Desenho Universal (DU) e Desenho Universal para Aprendizagem, documentos e leis que tratam da inclusão na educação brasileira, conceituação de temperatura das cores. Por apresentar os princípios do DU e do DUA, promovendo o acesso de todos os envolvidos ao tema de forma democrática e inclusiva, o material produzido atendeu às expectativas iniciais e, ainda, pôde ser utilizado para outras ações pedagógicas voltadas a aprendizagem referente a cores. Palavras-chave: Educação inclusiva. Desenho universal. Artes visuais. Material didático.  
Kátia Maria Kasper; Andre Pietsch Lima; Gabriela de Sousa Tóffoli; Thalita Alves Sejanes
Linha Mestra, v. 45, p. 312-321, 2021 Home page
Palavra-chave: Escrita; cidade; Cartografia; Fernand Deligny
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Filosofia; Lógica
resumo ...
(pt) Escreve-se pela cidade, caminhando e alinhavando suas linhas aos corpos em trânsito. Caminha-se entre vegetais, minerais, percorrendo as delicadezas de tempos brutos com uma escrita-filosofia das existências mínimas. Traçando entre fissuras, frestas e corpos que (des)encontram.
HOLLER, SILVANA CASSIA; Maurício Cesar Vitória Fagundes; VERGARA, ÉDINA MAYER
RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 10, n. 6, p. e13310615603-10, 2021 DOI
Palavra-chave: Reforma agrária popular agroecológica; Movimentos Sociais; Democratização do acesso a terra
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Sociologia; Outras Sociologias Específicas
resumo ...
(en) This article aims to analyze the possible paths for the construction of a Popular and Agroecological Agrarian Reform. Even with its importance, this theme has encountered strong resistance from landowners and the State throughout Brazilian history. The methodology used for this article is based on a theoretical bibliographical essay and document analysis. The study recovers the historical process that consolidates the roots of agrarian reform, dialoguing with authors such as Ianni (1965; 1976), Bandeira (1978), Sodré, among others. However, it brings conceptual elements that seek to understand agroecology as part of the struggle of social movements. It presents a current construction, called Popular Agrarian Reform, which comes from social movements, in which the future of the rural working class is discussed. This proposal for Popular Agrarian Reform is structured in a plan that articulates the popular mobilization in the struggle for the democratization of access to land, for work, housing, education, culture, the production of healthy food for the whole population, and the defense of biodiversity. Finally, this study revealed an ongoing process, demarcated by intense struggles of social movements in the countryside, which at the same time denounce the abandonment of peasant workers and the neglect of the environment, claim urgency in the implementation of a Popular Agroecological Agrarian Reform, which is organic of the working class and can overcome the evils caused by agribusiness, especially in the face of the deterioration of environmental issues and the lack of conditions for the reproduction of life in rural areas.
(es) Este artículo pretende analizar los posibles caminos para la construcción de una Reforma Agraria Popular y Agroecológica. A pesar de su importancia, este tema ha encontrado una fuerte resistencia a lo largo de la historia de Brasil por parte de los terratenientes y del Estado. La metodología que dio cuerpo a este artículo se basa en un ensayo teórico de base bibliográfica y con análisis documental. El estudio recupera el proceso histórico que consolida las raíces de la reforma agraria, dialogando con autores como Ianni (1965; 1976), Bandeira (1978), Sodré, entre otros. Sin embargo, aporta elementos conceptuales que buscan entender la agroecología como parte de las banderas de lucha de los movimientos sociales. Presenta una construcción actual, llamada Reforma Agraria Popular, que proviene de los movimientos sociales, en la que se discute el futuro de la clase trabajadora rural. Esta propuesta de Reforma Agraria Popular se estructura en un plan que articula la movilización popular en la lucha por la democratización del acceso a la tierra, por el trabajo, la vivienda, la educación, la cultura, la producción de alimentos sanos para toda la población y la defensa de la biodiversidad. Finalmente, este estudio reveló un proceso en curso, demarcado por intensas luchas de los movimientos sociales en el campo, que al mismo tiempo que denuncian el abandono de los trabajadores campesinos y el descuido del medio ambiente, reclaman la urgencia en la implementación de una Reforma Agraria Popular Agroecológica, que sea orgánica de la clase trabajadora y pueda superar los males causados por el agronegocio, especialmente ante el deterioro de las cuestiones ambientales y la falta de condiciones para la reproducción de la vida en el medio rural.
(pt) Este artigo tem por objetivo analisar os possíveis caminhos para a construção de uma Reforma Agrária Popular e Agroecológica. Mesmo com  sua importância, essa temática tem encontrado ao longo da história brasileira fortes resistências por parte dos latifundiários e do Estado. A metodologia que deu corpo a este artigo fundamenta-se em um ensaio teórico de base bibliográfica e com análise de documentos. O estudo resgata o processo histórico que consolida as raízes da reforma agrária, dialogando com autores como Ianni (1965;1976), Bandeira (1978), Sodré, entre outros. Contudo, traz elementos conceituais que buscam compreender a agroecologia, como  parte das bandeiras de luta dos movimentos sociais. Apresenta uma construção atual, denominada de Reforma Agrária Popular, que parte dos movimentos sociais, em que discute-se o futuro da classe trabalhadora do campo. Esta proposta de Reforma Agrária Popular estrututura-se em um plano que articula a mobilização popular na luta pela democratização do acesso à terra, por trabalho, moradia, educação, cultura, produção de alimentos saudáveis para toda a população e na defesa da biodiversidade. Por fim, este estudo revelou um processo em curso, demarcado por intensas lutas dos movimentos sociais no campo, que ao mesmo tempo que denunciam o abandono dos trabalhadores camponeses e o descaso com o meio ambiente, reivindicam urgência na execução de uma Reforma Agrária Popular Agroecológica, que seja orgânica da classe trabalhadora e que possa superar as mazelas causadas pelo agronegócio, principalmente frente a deteriorização da questão ambiental e a falta de condições da reprodução da vida no meio rural.
Ehrick Eduardo Martins Melzer; Marcos Aurelio Zanlorenzi
REVASF - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, v. 11, n. 24, p. 340 2021 Home page
Palavra-chave: Formação docente; metodologia de ensino; Ensino de Matemática; Políticas Públicas; Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE)
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação; Educação Matemática; Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino
resumo ...
(pt) De um modo geral, os programas de formação continuada das redes públicas no Brasil se limitam às chamadas “semanas pedagógicas”, que antecedem o início das aulas e são caracterizadas por cursos de baixa carga horária e com conteúdos que comumentemente não atendem as demandas de quem está na sala de aula. Assim, com este texto temos o objetivo de relatar e problematizar uma experiência de formação continuada para professores de matemática, realizada no contexto do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, criado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED/PR. Para tanto, apresentamos os caminhos e perspectivas metodológicas que utilizamos nesta experiência como, por exemplo, a docência compartilhada, as rodas de conversa, as aulas de campo, a tertúlia dialógica e a autoavaliação coletiva. Os resultados deste processo formativo aparecem por meio das “vozes” de alguns participantes e que representam as percepções individuais e coletivas dos envolvidos na ação pedagógica do PDE-Matemática. Do nosso ponto de vista, entendemos que o processo desenvolvido cumpriu com nosso objetivo de retirar da “zona de conforto” educadoras e educadores com larga experiência em sala de aula, apontando possibilidades outras de atuação para quando retornarem às suas realidades. Ao mesmo tempo destacamos a importância e o potencial de políticas públicas como o PDE, que possibilita experiências formativas consistentes, diferenciadas e que certamente impactam positivamente qualificando ainda mais as práticas de sala de aula.
Natália Afonso Araújo; Bruno Henrique da Silva Souza; Andreia Aparecida Marin
TEMAS EM EDUCACAO, v. 30, n. 3, p. 157-175, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: autonomia; cânone; espectros; conhecimento pedagógico
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
ZATERKA, LUCIANA; Ronei Clecio Mocellin
PRINCIPIA (UFSC), v. 25, n. 2, p. 241-265, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: chemistry; Society; Values; Technoscience
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Filosofia; Filosofia da Química; Ciências Humanas; Filosofia; Epistemologia
resumo ...
(en) In recent years, besides the increased interest in philosophy of chemistry, we have witnessed a "material turn" in philosophy and the history of sciences with an interest in putting instruments, objects, materials and practices at the core of historical reports. Since its alchemic past, chemistry has worked with and on materials, so that its history is also a "material history". Thus, in the wake of this "material turn", it is up to philosophy and the history of chemistry to perceive the chemical substances, the chemists that create them and the industries that produce them as part of culture, society and politics. This overlap between chemical reasoning and materiality as well as the artificial character of its products makes chemistry an eminently technoscientific science. In this context, we will analyze the most general aspect that led us to identify it as "technoscientific", the hybrid that exists between chemistry and society. With that, we intend to argue in favor of considering the modern societal necessities (material, environmental, and human) with chemistry, in an effort to build a more harmonious relationship, being that it will be long and, maybe, indissoluble. Following that, our aim is to develop a concept that cannot be separated from the capillarity of chemistry in societies and the environment, the imprevisibility and essential uncertainty of the behavior of chemical entities in multiple contexts. Finally, we will highlight some reflections concerning chemical ethics associated with the production and creation of new substances that may become a part of the lifeworld.
(pt)    
Danilo Ramos; MELLO, EDUARDO K. S.
PSYCHOMUSICOLOGY: MUSIC, MIND, AND BRAIN, v. 31, n. 1, p. 1-17, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: communication; Emotion; Brazilian music
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Psicologia Cognitiva; Cognição Musical
resumo ...
Robert Verhine; Ângelo Ricardo de Souza
JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, v. 15, n. 55, p. 1-12, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: pós-graduação; CAPES; política educacional
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Planejamento e Avaliação Educacional; Política Educacional
resumo ...
(pt) O texto busca contribuir com as discussões no entorno da crise que se instalou na pós-graduação brasileira em 2021. O artigo faz uma recuperação histórica sobre a constituição da pós-graduação e, especialmente, de sua avaliação no Brasil, para, na sequência, apresentar e discutir os dois componentes da crise recente, analisando suas origens, repercussões e implicações. Tais elementos estão relacionados à destituição e recomposição do Conselho Técnico-Científico (CTC) da CAPES e à paralisação por força de ação judicial da Avaliação Quadrienal referente ao período 2017/2020. As conclusões mostram que esses dois aspectos são principalmente de natureza jurídica e, portanto, ao contrário do que comumente se supõe, podem não estar diretamente vinculados à postura anticientífica do regime de Bolsonaro.
Total de registros: