Carlos Alberto Faraco
Anuário de Glotopolítica,
v. 3,
p. 101-109,
2019
Palavra-chave:
Brasil;
eleições;
linguagem autoritária;
glotopolítica
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística
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Francisco Javier Calvo del Olmo;
Ángela Erazo Muñoz
Palavra-chave:
educação bilíngue;
plurilinguismo;
intercompreensão
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Lingüística; Lingüística Aplicada
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Maria Josele Bucco Coelho
Palavra-chave:
Literatura e territorialidade;
Memória e Identidade;
Mobilidades culturais
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Literaturas Estrangeiras Modernas
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Paulo Astor Soethe
Jahrbuch Deutsch als Fremdsprache,
v. 1,
n. 42,
p. 170-186,
2019
Palavra-chave:
Alemão como Língua Estrangeira;
Estudos literários
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Línguas Estrangeiras Modernas; Germanística na América Latina
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Pedro Ramos Dolabela Chagas
Palavra-chave:
história do romance brasileiro;
Buildungsroman/Romance de Formação
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Brasileira;
Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Comparada
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(en)
This article examines the increased presence and relevance of the Bildungsroman in late-1940s Brazil and the role of Lygia Fagundes Telles in that process. In order to describe some of the characteristics of the subgenre that prevailed during that period, and given the relevance of Telles’s work in the history of the subgenre in Brazil, her work will be taken on as the article’s main reference. Just as the narration of the subgenre’s history illuminates the specificities of her individual work, the analysis of her work will be used to illuminate the history of the subgenre in Brazil. The initial section offers a working definition of the Bildungsroman, describing its main features and motivations since its appearance in 18th-century Europe. A following section discusses its presence in the history of the Brazilian novel before the late 1940s, with a comparative focus on the “romance de 30” (“1930s novel”). The following two sections characterize the 1950s Brazilian Bildungsroman through comparisons between works by Telles, Clarice Lispector and Carlos Heitor Cony. At the end, the importance of the subgenre for the Brazilian novel is briefly discussed.
(es)
El artículo trata sobre el aumento de la presencia y relevancia del Bildungsroman en Brasil a fines de los años 40 del siglo XX y el lugar de Lygia Fagundes Telles en aquel proceso. Indicación de las características de la versión del subgénero entonces predominante, para describirlas y dada la importancia la obra de Telles para la historia del subgénero en Brasil, se la toma como término de referencia: así como la narración de la historia del subgénero ilumina las especificidades de la obra de la autora, se presupone que el análisis de su obra ilumine la historia del subgénero en el país. La sección inicial ofrece una definición operativa del Bildungsroman, describiendo sus características y motivaciones principales desde su aparición en Europa a fines del siglo XVIII. Una sección siguiente discute su presencia en la historia de la novela brasilera anterior al período analizado, con foco en la “novela de los treinta”. Dos secciones siguientes caracterizan el Bildungsroman brasilero de los años 50 bajo comparaciones entre obras de Telles, Clarice Lispector y Carlos Heitor Cony. Al final, una nota breve discute la importancia del subgénero para la novela brasilera posterior.
(pt)
O aumento da presença e relevância do Bildungsroman no Brasil em finais dos anos 40 do século XX; o lugar de Lygia Fagundes Telles nesse processo. Indicação de características da versão do subgênero então predominante; para descrevê-las, dada a importância de Telles para a história do subgênero no Brasil, a sua obra é tomada como referência principal do artigo: assim como a narração da história do subgênero ilumina as especificidades da sua obra individual, propõe-se que a análise da sua obra ilumina a história do subgênero no país. A seção inicial oferece uma definição operatória do Bildungsroman, descrevendo as suas características e motivações principais desde a sua aparição na Europa em finais do século XVIII. Uma seção seguinte discute a sua presença na história do romance brasileiro antes do período analisado, com foco comparativo no “romance de 30”. Duas seções seguintes caracterizam o Bildungsroman brasileiro dos anos 50 mediante comparações entre obras de Telles e de Clarice Lispector e Carlos Heitor Cony. Ao final, faz-se uma nota sobre a importância do subgênero para o romance brasileiro posterior.
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Rosane Kaminski
Palavra-chave:
revistas ilustradas;
Curitiba;
mulheres
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(pt)
RESUMO
Este artigo discute o lugar da mulher nas revistas ilustradas em Curitiba no início do século XX. Observa as principais formas pelas quais a mulher foi representada nas revistas, e pondera sobre os limites da atuação da mulher como produtora de textos e imagens para esses periódicos.
PALAVRAS-CHAVE:Revistas ilustradas. Curitiba.Mulher.
ABSTRACT
This paper examines the role of women in illustrated magazines of Curitiba city in early twentieth century. In this way, it analyses the main ways of women’s depiction in the magazines, and discusses the boundaries of women’s activities as magazine writers and illustrators.
KEYWORDS: Illustrated magazines. Curitiba. Woman
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Cristiane do Rocio Wosniak
Palavra-chave:
documentário;
montagem;
dança;
Evaldo Mocarzel
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística;
Linguística, Letras e Artes; Artes; Cinema
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(en)
Based on the Filmmaker´s Theory methodological approach, this article discusses the theoretical thinking of the Brazilian documentary filmmaker Evaldo Mocarzel, as observed in his documentaries about dance: São Paulo Companhia de Dança (2010); Lia Rodrigues: Canteiro de Obras and Ensaio Sobre o Movimento. It is aimed at highlighting prominent technical procedures, such as false-raccord editing, repetition of gesture in cinematographic cuts, and the use of cameras coupled to the dancers´ bodies as an embodiment of a stylistic reasoning anchored on recurrent procedures in the documentarist´s work. Among his texts, essays, interviews, letters of montage, and films, one can observe systematic traces in the creative acts investigated. The focus of the present reflexive analysis lies on two fundamental issues: a) in the artistic/linguistic marriage of dance and cinema, would the filmmaker´s stylistic intention be to make the dancer become a kind of cinematographer of her/himself?, and b) would myriad montage be able to bring about the fragmentation, repetition and integration of false raccords, relating two languages intertwined by choreographic gesture-triggered cuts that make the film dance? The identification of coherence traits among the empirical objects here investigated ends up contributing to the systematization of arguments that become a theory, which, in turn, is translated into filmic act and vice versa.
(pt)
A partir da abordagem metodológica da Teoria dos Cineastas, este artigo pretende refletir sobre o pensamento teórico do documentarista Evaldo Mocarzel, observado em seus documentários sobre dança: São Paulo Companhia de Dança (2010); Lia Rodrigues: Canteiro de Obras e Ensaio sobre o Movimento. O objetivo é evidenciar procedimentos técnicos proeminentes, tais como a montagem em falso-raccord, a repetição do gesto em corte cinematográfico e o uso de câmeras acopladas aos corpos dos dançarinos como corporificação de um raciocínio estilístico ancorado em procedimentos recorrentes na obra documental mocarzeliana. A partir de seus textos, ensaios, entrevistas e cartas de montagem, além dos filmes, busca-se reconhecer possíveis traços teóricos sistemáticos nos atos criativos investigados. O foco da análise reflexiva recai sobre duas questões fundantes, a saber: a) no casamento artístico e linguístico da dança com o cinema, a intenção estilística do cineasta seria transformar o dançarino numa espécie de diretor de fotografia de si mesmo?, e b) a montagem miríade seria capaz de trazer à tona a fragmentação, a repetição e a integração de falsos-raccords, relacionando duas linguagens entrelaçadas por cortes deflagrados por gestos coreográficos fazendo o filme dançar? O reconhecimento de traços de coerência entre os objetos empíricos desta investigação acaba por contribuir para a sistematização de argumentos que se transformam em teoria traduzida em ato fílmico e vice-versa.
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Fernando Anta;
Luis Felipe Oliveira;
Danilo Ramos
Revista Argentina de Musicología,
v. 20,
n. 1,
p. 103-131,
2019
Palavra-chave:
música;
Afeto;
Musicologia
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Cognição Musical / Musicologia
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Klaus Friedrich Wilhelm Eggensperger
Palavra-chave:
ecocrítica;
Hans Christian Andersen;
Romantismo
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Línguas Estrangeiras Modernas
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(en)
Our essay presents H. C. Andersen's fairy tale Dryaden / The Dryad tale along with references to other Andersenian tales, where a tree plays a central role within the narrative. Seen from an ecocritical approach, the story takes a critical stance towards the triumph of modernity in nineteenth-century Europe.
(pt)
O ensaio apresenta o conto Dryaden / The Dryad de H. C. Andersen junto com referências a outros contos de fadas andersenianos, onde uma árvore tem um papel central dentro da narrativa. A partir de uma abordagem ecocrítica destaca-se a postura crítica do conto em relação ao triunfo da modernidade na Europa do século XIX.
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Fernando Cerisara Gil
REVISTA ELETRÔNICA ARATICUM,
v. 20,
n. 1,
p. 43-62,
2019
Palavra-chave:
Antonio Candido;
Regionalismo;
pensamento social
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Brasileira
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