Publicações - ciências humanas


Fujita, Luana Suemi; Gerson Flores; Valdomiro de Oliveira; Gislaine Cristina Vagetti
Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 01, p. 01-17, 2021
Palavra-chave: Educação Digital; Educação de idosos; Revisão Sistemática
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
ARAÚJO MITSUUCHI, JÉSSICA TOMIKO; AGRANIONIH, NEILA TONIN; ALVES DA COSTA, PRISCILA KABBAZ; Tania Teresinha Bruns Zimer
EDUCACAO UNISINOS (ONLINE), v. 26, p. 1-18, 2021 DOI
Palavra-chave: Ensino de Matemática; formação de professores; concepções
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Educação Matemática; Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Formação de Professores
resumo ...
(en) From the discussions about the conceptions of teachers and their influence on teaching practice (PONTE, 1992; THOMPSON, 1997; CURY, 1999), was defined as the objective for this article to reflect on the conceptions of Multidisciplinary Teachers in Initial Formation in relation to Mathematics and its teaching in the Early Years of Elementary School. This qualitative research was carried out in the discipline of Methodology of Mathematics Teaching, of a Pedagogy Course, in the context of Emergency Remote Teaching. For data collection, was used a questionnaire composed of open questions related to conceptions and feelings of the participants in relation to Mathematics and its teaching. Data analysis was based on Discursive Textual Analysis. As conclusions, it was possible to understand that there is still a predominance of the utilitarian vision of Mathematics, but the conceptions about the Mathematics teaching of the research participants indicate a tendency to break with this view
(pt) A partir das discussões acerca das concepções de professores e a influência destas na prática docente (PONTE, 1992; THOMPSON, 1997; CURY, 1999), definiu-se como objetivo para este artigo refletir sobre as concepções de Professores Multidisciplinares em Formação Inicial em relação à Matemática e seu ensino nos Anos Iniciais. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada na disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática, de um Curso de Pedagogia, no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário composto por perguntas abertas relacionadas às concepções e sentimentos dos participantes em relação à Matemática e seu ensino. Os dados foram descritos e analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Como resultados do estudo, foi possível compreender que ainda há uma predominância da visão utilitarista da Matemática, mas as concepções sobre o ensino de Matemática dos participantes da pesquisa indicam uma tendência ao rompimento com essa visão.
Ana Lucia Rodrigues; Olga Lúcia Castreghini de Freitas Firkowski; Carla Franciele Höring
GEOGRAFIA (LONDRINA), v. 30, n. 1, p. 107-127, 2021
Palavra-chave: Região Metropolitana de Londrina; Categorias Sócio-Ocupacionais; Estrutura Socioespacial; Ocupados
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Planejamento Urbano e Regional; planejamento urbano; Ciências Humanas; Geografia; Geografia Humana; Geografia Urbana
resumo ...
Marcos Namba Beccari; Adriano Heemann
REVISTA TECNOLOGIA E SOCIEDADE (ONLINE), v. 17, n. 46, p. 22-36, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Filosofia do Design; Filosofia da Tecnologia; Epistemologia
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Filosofia; Lógica
resumo ...
(pt) Este artigo apresenta uma reflexão filosófica sobre os modos de encarar o conhecimento em Design e Tecnologia, em especial no tocante às diferentes interpretações acerca da relação entre o pensar e o fazer. O objetivo geral não consiste em propor princípios ou categorias epistemológicas; em vez disso, trata-se de explicitar a variedade (e mesmo a dispersão) de interpretações possíveis sobre o tema que possam aprimorar diálogos e debates vinculados ao desenvolvimento da sociedade. Após a apresentação da pauta em questão, a Revisão Bibliográfica delineia o viés a partir do qual é encarada a produção do conhecimento. Na sequência, o artigo elenca três enunciados recorrentes na esfera acadêmica e não-acadêmica do Design, estabelece esse discurso como critério de análise e relaciona os enunciados a três concepções filosóficas distintas acerca do conhecimento estabelecidas por Hume, Kant e Foucault. A partir dessa relação, por fim, apresenta a proposição provisória de que o próprio modo de encarar o conhecimento é o que torna cada tipo de conhecimento particularmente relevante.
Ricardo Antunes de Sá; Marilda Aparecida Behrens
REVISTA POLYPHONÍA, v. 32, n. 1, p. 50-65, 2021 Home page
Palavra-chave: Epistemologia da Complexidade; Pensamento complexo; Pedagogia Complexa
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Solange Reigel Vieira; Marilia Andrade Torales
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE), v. 1, n. 1, p. 248-258, 2021 DOI
Palavra-chave: Educação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(en) The work is woven through a review the literature of contemporary studies of educational policy in Brazil, seeking understand the theorical-methodological aspects with emphasis in the relationship between the policy and practice. From results are listed two questions main namely: what are possible contribute the debate the policy evaluation to the field of Environmental Education? What are reflections and challenges posed to environmental educators? There is an absence of studies on evaluation the environmental education in the school context, mainly to understand how schools interpret the policies and put into action.  
(pt) O trabalho é tecido por meio de uma revisão de literatura dos estudos contemporâneos da política educacional no Brasil, buscando compreender os aspectos teórico-epistemológicos com ênfase na relação entre a política e a prática. A partir dos resultados são elencadas duas questões principais a saber: quais as possíveis contribuições do debate da avaliação de políticas para o campo da Educação Ambiental? Quais são as reflexões e os desafios postos aos educadores ambientais? Há uma ausência de estudos sobre a avaliação das políticas de Educação Ambiental no contexto escolar, principalmente de forma a compreender como as escolas interpretam as políticas e as colocam em ação.
Dayana Brunetto Carlin dos Santos; Grazielle Tagliamento
https://doi.org/10.53282/sulsul.v2i02.892, v. 02, n. 02, p. 08-18, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Educação e Lesbianidades
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(en) This article seeks to understand, from a Foucauldian and gender studies perspective, the power relations that produce the invisibility of experiences, bodies, and practices related to lesbianities in Brazil. Even with several academic research spheres and considering the trajectories of lesbian activists across the country, such experiences, bodies, and practices remain invisible. This analysis questions whether such relations are being produced through discourses that intersect sexism and misogyny, among other social diseases, by electing as targets bodies and experiences that dare to distance themselves from the norms put into operation by compulsory heterosexuality. It also seeks to think on the ways in which lesbian experiences are often sabotaged by the LGBT social movement itself and by other movements that contribute to the erasure of these bodies and practices, placing them as less important. Do lesbian bodies and experiences matter? For whom? Based on these reflections, this work also investigates the articulation of Rede Nacional de Ativistas e Pesquisadoras Lésbicas e de Mulheres Bissexuais – Rede LésBi Brasil, as a strategy of resistance to the fierce times of obscurantism in Brazil since the 2018 presidential elections.
(es) Este artículo busca comprender, desde una perspectiva foucaultiana y de estudios de género, las relaciones de poder que producen la invisibilidad de experiencias, cuerpos y prácticas relacionadas con las lesbianidades en Brasil. Incluso con varias investigaciones académicas y considerando las trayectorias de las activistas lesbianas en todo el país, tales experiencias, cuerpos y prácticas permanecen invisibles. El análisis cuestiona si tales relaciones se están produciendo a través de discursos que cruzan el machismo y la misoginia, entre otras enfermedades sociales, eligiendo como objetivos cuerpos y experiencias que se atreven a distanciarse de las normas puestas en funcionamiento por la heterosexualidad obligatoria. También busca reflexionar sobre las formas en las que las experiencias lésbicas suelen ser saboteadas por el propio movimiento social LGBT y por otros movimientos que contribuyen al borrado de estos cuerpos y prácticas, colocándolos como menos importantes. ¿Importan los cuerpos y las experiencias de las lesbianas? ¿Para quien? A partir de estas reflexiones, el texto también investiga la articulación de la Red Nacional de Mujeres Activistas e Investigadoras Lesbianas y Bisexuales - Red LésBi Brasil, como una estrategia de resistencia a los tiempos feroces del oscurantismo en Brasil desde las elecciones presidenciales de 2018.
(pt) Este artigo procura compreender, numa perspectiva foucaultiana e dos estudos de gênero, as relações de poder que produzem a invisibilidade das experiências, corpos e práticas relacionadas às lesbianidades no Brasil. Mesmo com diversas pesquisas acadêmicas e perante as trajetórias de ativistas lésbicas pelo país, tais experiências, corpos e práticas seguem invisibilizados. A análise questiona se tais relações estariam se produzindo por meio de discursos que interseccionam o machismo e a misoginia, dentre outras doenças sociais, ao eleger como alvos corpos e experiências que ousam se distanciar das normas colocadas em funcionamento pela heterossexualidade compulsória. Busca ainda pensar sobre as formas como as experiências lésbicas são, muitas vezes, sabotadas pelo próprio movimento social LGBT e por outros movimentos que contribuem para o apagamento desses corpos e práticas, colocando-os como menos importantes. Corpos e experiências lésbicas importam? Para quem? A partir destas reflexões, o texto investiga também a articulação da Rede Nacional de Ativistas e Pesquisadoras Lésbicas e de Mulheres Bissexuais – Rede LésBi Brasil, como uma estratégia de resistência aos tempos de obscurantismo acirrados no Brasil desde as eleições presidenciais de 2018.
Fernanda Hellen Ribeiro Piske; Tânia Stoltz
EDUCAR EM REVISTA, v. 37, p. 01-19, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Pedagogia Waldorf; pedagogia sociointeracionista; Criatividade; Vygotsky; Rudolf Steiner
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia da Educação
resumo ...
RESUMO Este artigo é pioneiro na discussão do fenômeno da criatividade a partir de Vygotsky e de...
MENEZES, MANITA; Marcos Namba Beccari; PRANDO, FELIPE
Sociologias Plurais, v. 7, n. 3, p. 127-145, 2021 DOI
Palavra-chave: Artshow; espaço público; Multimídia
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Artes Plásticas; Desenho; Ciências Humanas; Sociologia; Sociologia Urbana; Interação Social
resumo ...
(pt) Este texto pretende fazer uma reflexão sobre a produção e circulação das imagens na esfera pública, dando ênfase ao evento Artshow, um projeto multimídia realizado no centro histórico da cidade de Curitiba no ano de 1978, em plena vigência da ditadura militar no país. A pesquisa é qualitativa e utiliza o recurso da história oral, por meio do contato direto e prolongado de um dos autores deste artigo com o principal realizador do evento, o artista visual Sergio Moura. A partir de autores que se debruçam sobre a arte na esfera pública e os espaços democráticos, a pesquisa enfatiza a importância de se dar voz às demandas sociais por meio de uma produção de arte mais integrada aos valores de cidadania.
Pablo Silva Pimentel; Francisco Paulo Jamil Almeida Marques
Journalism Studies, v. 22, n. 3, p. 282-304, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Jornalismo editorial, Opinião, Editorial; Impeachment, Impedimento, Dilma, Governo
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Ciência Política; Políticas Públicas
resumo ...
The article examines how O Globo (OG) – a newspaper affiliated to the most important Brazilian media conglomerate – addressed the impeachment processes of former presidents Fernando Collor (1992) a...
Total de registros: