Publicações - linguística, letras e artes


Antonio Augusto Nery; Eduardo Soczek Mendes
A COR DAS LETRAS (UEFS), v. 20, n. 3, p. 66-91, 2019 DOI Home page
Palavra-chave: Eça de Queirós; Contos; São Frei Gil
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística; Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Portuguesa; Linguística, Letras e Artes; Letras; Crítica Literária
resumo ...
(pt) Eça de Queirós (1845-1900) é muito mais conhecido pelos seus romances realistas, entretanto, o autor se dedicou a elaboração de muitos outros gêneros, como o conto e a crônica, e até mesmo reelaborou histórias de santos. Visto que são três as revisitações hagiográficas de Eça, neste estudo, averiguaremos uma delas, a que está inacabada “São Frei Gil”. Essas narrativas, escritas durante a última década de vida, vieram a público postumamente, em 1912, em Últimas páginas . Em “São Frei Gil”, Eça retoma a lenda egidiana , preexistente em Portugal, ambientando na Idade Média a história do santo que pactuou com o Diabo. Nossa proposta é a de analisar a forma como a narrativa é construída e, se é possível, com efeito, afirmar que o escritor, ao fim de sua vida, havia se acomodado e se resignado com o velho Portugal e com os poderes instituídos, deixando de lado a escrita irônica para dar vazão a uma produção de enaltecimento pátrio. Para tanto, verificaremos de que maneira se realizou o diálogo com a tradição pregressa da lenda e como o narrador discorre acerca de Gil, da ambientação e de outras personagens. Dialogaremos, sobretudo, com as propostas de Antonio Candido (1964), Ian Watt (1997) e Sofia Sousa e Silva (2002).
Marcos Namba Beccari
VISUALIDADES, v. 17, n. 1, p. 14-28, 2019 DOI Home page
Palavra-chave: Vampyroteuthis Infernalis; Vilém Flusser; Espelho deformante
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Linguística, Letras e Artes; Artes; Artes Visuais
resumo ...
(en) Based on Vilém Flusser's book Vampyroteuthis Infernalis, this article discusses some of the main concepts discussed there and, from them, proposes a reflection on the contemporary political-mediatic environment. Under an essay-flusserian approach, I start from a brief contextualization of his work and, along the argument, I draw parallels with current debates. The interpretation adopted here is based on the concepts of deforming mirror, esoteric conspiracy and obscenity. I argue, finally, that the vampyroteuthic metaphor remains active in giving us back an image of ourselves where we do not recognize ourselves.
(es) Con base en el libro Vampyroteuthis Infernalis, de Vilém Flusser, este artículo discute algunos de los conceptos principales allí tratados y, a partir de ellos, propone una reflexión acerca del ambiente político-mediático contemporáneo. Bajo un enfoque ensayista-flusseriano, parto de una breve contextualización de la obra en cuestión y, a lo largo del argumento, delineo paralelos con debates actuales. La interpretación aquí emprendida se pauta en los conceptos de espejo deformante, conspiración esotérica y obscenidad. Argumento, por último, que la metáfora vampyrotêuthica sigue actuando al devolvernos una imagen de nosotros mismos donde no nos reconocemos.
(fr) Basé sur le livre de Vilém Flusser, Vampyroteuthis Infernalis, cet article traite de certains des principaux concepts abordés et propose une réflexion sur l’environnement politico-médiatique contemporain. Sous l’approche d’un essai flusserien, je pars d’une brève contextualisation de l’œuvre en question et, tout au long de l’argumentation, fais un parallèle avec les débats actuels. L'interprétation adoptée ici est basée sur les concepts de miroir déformant, de complot ésotérique et d'obscénité. Je soutiens, enfin, que la métaphore du Vampyroteuthis s'ensuit pour nous redonner une image de nous-mêmes là où nous ne nous reconnaissons pas.
(pt) Com base no livro Vampyroteuthis Infernalis, de Vilém Flusser, este artigo discute alguns dos conceitos principais ali tratados e, a partir deles, propõe uma reflexão acerca do ambiente político-midiático contemporâneo. Sob uma abordagem ensaístico-flusseriana, parto de uma breve contextualização da obra em questão e, ao longo do argumento, delineio paralelos com debates atuais. A interpretação aqui empreendida pauta-se nos conceitos de espelho deformante, conspiração esotérica e obscenidade. Defendo, por fim, que a metáfora vampyrotêuthica segue atuante ao devolver-nos uma imagem de nós mesmos na qual não nos reconhecemos.
Jéssica Pereira Frazão; Regiane Regina Ribeiro
InTexto, v. 1, p. 1-18, 2019 Home page
Palavra-chave: Romantismo Alemão; Werner Herzog; Verdade Extática; Cinema
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Comunicação e Cultura; Linguística, Letras e Artes; Artes; Cinema
resumo ...
(pt) O artigo parte da investigação acerca das semelhanças existentes entre o movimento intelectual conhecido como Romantismo Alemão e o conceito de Verdade Extática de Werner Herzog. Buscamos reconhecer, no cinema do cineasta, proposições de uma estética de influência romântica. Utilizamos, como metodologia principal, fontes diretas referentes à abordagem da Teoria dos Cineastas, isto é, além de fragmentos das obras fílmicas per se, também as entrevistas e declarações analisadas nos discursos de Werner Herzog a respeito da feitura dos filmes enquanto processos de criação. Os principais resultados obtidos diante da associação estabelecida apontam para: (1) indissociabilidade entre a tendência ao escapismo, inerentemente romântica, e os personagens herzoguianos; (2) fuga para a natureza como única opção restante; (3) momentos carregados da sensação de medo, arrepio e paralisia.
CAMILA RIBEIRO DE ALMEIDA REZENDE; Ana Luisa Fayet Sallas
INTERSEÇÕES - REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES, v. 21, p. 654-676, 2019 DOI Home page
Palavra-chave: escrita acadêmica; sociologia das emoções; trabalho intelectual
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Linguística, Letras e Artes; Artes; Artes Visuais
resumo ...
Michele Louise Schiocchet
O MOSAICO: REVISTA DE PESQUISA EM ARTES, v. 18, n. 1, p. 32-55, 2019 Home page
Palavra-chave: Estímulo Composto.; drama; Dramaturgia Contemporânea
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; artes cenicas
resumo ...
(pt) Este artigo foca na análise de um processo colaborativo de pesquisa e de desenvolvimento de jogos cênicos que se serviram de uma apropriação da teoria dos estímulos compostos de John Sommers como base para a criação de atividades pedagógicas a serem aplicadas em uma escola estadual do município de Matinhos, Paraná. As atividades, que ocorreram no âmbito do projeto PIBID, buscavam explorar a performatividade de distintos elementos da cena, como figurino, som, adereços e cenário como disparadores ou dispositivos de criação, investigando possibilidades de composição de uma dramaturgia expandida e em tempo real. Para tal foram utilizadas diversas referências como o teatro imersivo, a dramaturgia procedimental, a hipertextualidade e o RPG desenvolvendo a partir destas uma série de experimentações práticas que culminaram em um jogo intitulado A Guerra dos Tronos. As atividades que foram concebidas por mim e pelos bolsistas do projeto tinham como intuito encontrar interfaces entre o ensino do teatro e o ensino de linguagens artísticas contemporâneas, utilizando-nos de uma abordagem crítica e experiencial do conhecimento.
Renan Kenji Sales Hayashi
DARANDINA REVISTELETRÔNICA, n. 2, p. 1-11, 2019 DOI Home page
Palavra-chave: discurso; Dispostivo da Sexualidade; literatura japonesa; Psicanálise; Linguística Aplicada; Foucault
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Literaturas Estrangeiras Modernas; Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Japonesa; Linguística, Letras e Artes; Letras; Psicanálise
resumo ...
(pt) O presente artigose volta para uma análise do interdito e da linguagem a partir da análise de um conto do escritor japonês Kenzaburo Oe, tendo a vigilância dos corpos, asexualidade e a produção de verdades sobre sicomo o pano de fundo. Para tanto, empreendemos uma interpretação da obra com referências ao dispositivo foucaultiano, bem como a visão psicanalítica sobre a sexualidade e o corpo como lugar de práticas de veridição e dispersão do sujeito. Trataremosa questão atual sobre a intensa produção de verdade sobre o corpo e o sujeito, tendo a sexualidade como o lugar de encontro entre discursos, verdade e poder.
Ana Luísa Braga Cabral
MIGUILIM - REVISTA ELETRÔNICA DO NETLLI, v. 8, n. 1, p. 137-144, 2019 Home page
Palavra-chave: Narrador; Animismo; Mia Couto
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Teoria Literária
resumo ...
Vinícius Nicastro Honesko
Electra, v. 1, n. 5, p. 157-165, 2019
Palavra-chave: História Contemporânea; literatura italiana
resumo ...
Teresa Cristina Wachowicz
LINGUÍSTICA (RIO DE JANEIRO), v. 15, n. 3, p. 118-140, 2019 DOI
Palavra-chave: nanossintaxe; primitivos semânticos; aquisição
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística
resumo ...
(en) This paper has a theoretic object: the behavior of PATH and PLACE semantic features in Brazilian Portuguese (PB) in sentences where the subject position is fulfilled by non-agent constituents. Alternations like João temperou a carne > A carne temperou ( John seasoned the meat > The meat seasoned ) are contrasted by João atravessou a rua > ? A rua atravessou ( John crossed the street > ? The street crossed ). In the later example, PATH, maintained by the street extension, contributes to temporal development of the crossing event; and this is a semantic constraint. PLACE, on the other hand, allows for more readings: Firmino entrou a bola no gol and Ele correu os meninos da sala ( Firmino entered the ball into the goal and He ran the boys out of the room ). Even in non-explicit agent sentences, this feature facilitates interpretation: Maria secou a roupa no varal > O varal secou a roupa ( Mary dried dresses at the clothes-line > The clothes-line dried the dresses ). These phenomena are traditionally called ‘causative alternation’, ‘causativization of intransitives’ and ‘locative inversion’, and have been widely investigated (NAVES; LUNGUINHO, 2013; CANÇADO; AMARAL, 2010; NEGRÃO; VIOTTI, 2011). But our aim is to choose an alternative theory that could give us a generalized approach, as in the nanosyntax approach (STARKE, 2009; RAMCHAND, 2008, 2017; RAMCHAND; SVENONIOUS, 2014; PANTCHEVA, 2009, 2011; CAHA, 2009; and at PB, FEREIRA, 2017, PIRES, 2016). Production and comprehension data from PB acquisition corroborate the hypothesis that PATH is a constraint, and PLACE is a collaborative feature for movements.     --- DOI:  http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n3a28475
(pt) Este trabalho faz um recorte teórico: o comportamento de traços PATH e PLACE, em fenômenos do português brasileiro (PB) em que a posição de sujeito é preenchida por outro constituinte, que não o agente. Dados como João temperou a carne > A carne temperou opõem-se aos de tipo João atravessou a rua > ? A rua atravessou . No segundo caso, PATH, dado pela extensão de a rua , contribui para o significado temporal do evento atravessar ; e isso causa restrição. Quanto ao traço PLACE, observamos maior licenciamento quando ele se realiza: Firmino entrou a bola no gol e Ele correu os meninos da sala . Mesmo em sentenças em que não há sujeito agente implícito, este traço parece favorecer a interpretação: Maria secou a roupa no varal > O varal secou a roupa . Os fenômenos, tradicionalmente conhecidos como “alternância causativa”, “causativização de intransitivos” e “inversão locativa” já foram amplamente discutidos (NAVES; LUNGUINHO, 2013; CANÇADO; AMARAL, 2010; NEGRÃO; VIOTTI, 2011). Mas nossa intenção é adotar uma alternativa teórica que generalize os diferentes tratamentos, recorrendo à Nanossintaxe (STARKE, 2009; RAMCHAND, 2008, 2017; RAMCHAND; SVENONIOUS, 2014; PANTCHEVA, 2009, 2011; CAHA, 2009; e no PB, FEREIRA, 2017, PIRES, 2016). Dados de produção e compreensão de crianças em fase de aquisição do PB corroboram as hipóteses de que PATH é restrição para movimentos, ao passo que PLACE licencia mais fenômenos.   --- DOI:  http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n3a28475
Marcelo Paiva de Souza
TEXTO POÉTICO, v. 15, n. 27, p. 98-114, 2019 Home page
Palavra-chave: Zbigniew Herbert; Siciliana, de Murilo Mendes; "Elegia de Taormina"; classicismo moderno
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Letras; História da Literatura Polonesa; Linguística, Letras e Artes; Letras; História da Literatura Brasileira; Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Comparada
resumo ...
Revise os melhores jogos de cassino online dos melhores desenvolvedores de jogos de azar online. Críticas de jogos de cassino online em revistatextopoetico.com.br.
Total de registros: