Carlo Schmidt,;
Eliana da Costa Pereira de Menezes;
Clenio Perlin Berni;
Mônica Pereira dos Santos;
Jacqueline de Souza Gomes;
Laura Ceretta Moreira
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
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Rafael Cardoso Sampaio;
Christiana Soares de Freitas;
Nilton Cesar Monastier Kleina;
Djiovanni Jonas França Marioto;
Bruno Washington Nichols;
Tiago Philippini Ferreira Borges da Silva;
Murilo Brum Alison;
Gabriel Bozza;
Victor Hausen
Boletim de Análise Político-Institucional,
v. 25,
p. 23-32,
2021
Palavra-chave:
Democracia digital;
Democracia Eletrônica;
e-Participação;
Transparência Digital
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Ciência Política; Políticas Públicas;
Ciências Humanas; Ciência Política; Comunicacao e Politica
resumo ...
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SILVA, MARCUS QUINTANILHA DA;
Andréa Barbosa Gouveia
REVISTA DE ESTUDIOS TEÓRICOS Y EPISTEMOLÓGICOS EN POLÍTICA EDUCATIVA ISSN 2409-3696,
v. 6,
p. 1-13,
2021
DOI
Home page
Palavra-chave:
financiamento da educação;
política educacional;
metodologia de pesquisa
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação; Política Educacional; Financiamento da Educação
resumo ...
(en)
The objective of this article is to systematize reflections on how to carry out research on education financing, based on elements that researchers on this subject have built for knowledge in this field, as well as to identify the challenges involved and the methodological options developed so far. For the development of these reflections, the study was structured around three axes: a) understanding education financing as a dispute for public funds, explaining which conceptual framework the authors share to analyze the field of financing; b) the exercise of theme analysis of the articles in Fineduca journal, having as a central problem the contribution and methodological tools that have operated in research for funding; c) discussion on the most used methodological tools and their implications. With this provocation, it was sought to make the methodologies and choices more explicit in order to advance from a more descriptive study to a more analytical study on financing policies. In this sense, the collective systematization of procedures for methodological solutions seems essential for new researchers and research studies to advance knowledge.
Keywords: Education policy. Education financing. Research methodology. Thematic analysis. Public fund.
(es)
Este artículo tiene por objetivo sistematizar reflexiones sobre cómo realizar investigaciones sobre financiamiento de la educación a partir de elementos que los investigadores de dicha temática han construido para el conocimiento del campo, así como identificar los desafíos implicados y las opciones metodológicas desarrolladas hasta el presente. Para el desarrollo de estas reflexiones, el estudio se estructuró a partir de tres ejes: a) la comprensión del financiamiento de la educación como una dimensión de la disputa por el fondo público, explicitándose qué marco conceptual comparten los autores para analizar el campo del financiamiento; b) el ejercicio de análisis temático de los artículos de la revista Fineduca, tomándose como problema central la identificación de los aportes y de los instrumentos metodológicos que han operado en la investigación sobre financiamiento; y c) la discusión sobre los instrumentos metodológicos más utilizados y sus implicaciones. Con la provocación planteada se buscó explicitar más las metodologías y las elecciones hechas como condición para avanzar de trabajos más descriptivos de las políticas de financiamiento a estudios más analíticos. En ese sentido, la sistematización colectiva de procedimientos de soluciones metodológicas parece fundamental para que nuevos investigadores y nuevas investigaciones puedan hacer avanzar el conocimiento.
Palabras clave: Política educativa. Financiamiento de la educación. Metodología de la investigación. Análisis temático. Fondo publico.
(pt)
Este artigo tem como objetivo sistematizar reflexões sobre como fazer pesquisa em financiamento da educação a partir de elementos que os pesquisadores dessa temática têm construído para o conhecimento no campo, bem como identificar os desafios envolvidos e as opções metodológicas desenvolvidas até o presente. Para o desenvolvimento dessas reflexões, o estudo estruturou-se a partir de três eixos: a) a compreensão do financiamento da educação como uma dimensão da disputa pelo fundo público, explicitando-se que arcabouço conceitual os autores partilham para analisar o campo do financiamento; b) o exercício de análise temática dos artigos da revista Fineduca, tendo-se como problema central a identificação dos aportes e dos instrumentos metodológicos que têm operado na pesquisa em financiamento; e c) a discussão sobre os instrumentos metodológicos mais utilizados e suas implicações. Com a provocação proposta, buscou-se explicitar mais as metodologias e as escolhas feitas como condição para avançar de trabalhos mais descritivos das políticas de financiamento para estudos mais analíticos. Nesse sentido, a sistematização coletiva de procedimentos de soluções metodológicas parece fundamental para que novos pesquisadores e novas pesquisas possam fazer o conhecimento avançar.
Palavras-chave: Política educacional. Financiamento da educação. Metodologia da pesquisa. Análise temática. Fundo público.
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Kátia Maria Kasper;
Gabriela de Sousa Tóffoli;
Thalita Alves Sejanes;
Maiara Pereira Barros
Palavra-chave:
Cartografia;
Diferença;
corpo
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(pt)
Este texto cartografa encontros de um grupo de estudos e pesquisas em uma universidade pública. Leituras e abertura de mundos, gerando possibilidades de-formativas entre educadoras/pesquisadoras. Cartografia (ROLNIK, 2007; DELEUZE; GUATTARI, 1995) que, variando entre imprevistos, desimportâncias e aspectos comumente desconsiderados nos processos formativos, convoca outros movimentos de atenção e presença. E, também, experimentações com a escrita, que se alinhava em multiplicidade, ativando vozes e derivações. Encontros pensados como acontecimentos que produzem efeitos e convidam a desaprender (BARTHES, 1989). Deslocamentos em direção ao desconhecido. Desaprendizagens entre anotações de cadernos, conversas de corredor, danças, telas de computador, espantos, perplexidades e vizinhanças. Vivendo a educação como criação de circunstâncias (DELIGNY, 2018). Corpo coletivo produzido na ressonância dos encontros. Ao longo do tempo, os espaços se alteram, passando pela mudança de campus da universidade e posteriores efeitos pandêmicos contagiando o tecer da narrativa.
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TAVARES, NATACHA DA SILVA;
WITTIZORECKI, ELISANDRO SCHULTZ;
Alex Branco Fraga;
FONSECA, DENISE GROSSO DA;
MACHADO, ROSELI BELMONTE;
ILHA, FRANCIELE ROOS DA SILVA
Palavra-chave:
Ensino Fundamental;
Construção curricular;
Educação Básica
Áreas do conhecimento:
Ciências da Saúde; Farmacologia; Transmissão Neuromuscular;
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
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Leandro Tadeu Catapam;
Marcos Namba Beccari
Palavra-chave:
natural;
Artificial;
Dualismo;
Ciborgue
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas;
Ciências Humanas; Filosofia; Lógica
resumo ...
(pt)
Este artigo visa problematizar a polarização entre o natural e o artificial, a partir da caracterização do design como uma ciência do artificial, idealizada pelo economista Herbert Simon em seu livro ‘As ciências do Artificial’, de 1969. Como contraponto, utilizou-se a perspectiva ciborgue, estabelecida pela filósofa Donna Haraway, em seu texto intitulado ‘Manifesto Ciborgue’, de 1985. O método foi construído a partir da revisão dos dois textos em questão, visando extrair os argumentos essenciais de cada um, para uma discussão dos conceitos justapostos, demonstrando uma possibilidade diversa de entendimento acerca da noção de artificialidade. Por fim, ao refletir sobre como o design apoia-se discursivamente em valores externos para a definição de seus interesses enquanto disciplina teórica e prática, este estudo traz como contribuição uma reavaliação da teoria de Simon e uma proposta de um entendimento diverso, a partir de Haraway, acerca da relação entre o design e a artificialidade.
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Lynn Mario Menezes de Souza;
Daniel Iberê Guarani M´Byá;
Ana Paula Marques Beato-Canato;
Rogério Back
Palavra-chave:
saberes indígenas e indigenistas
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Lingüística; Lingüística Aplicada;
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(pt)
Em tempos tão difíceis, em meio a uma pandemia que ceifa tantas vidas diariamente em nosso país e no mundo, entendemos ser preciso ter esperança e esperançar, em sentido freireano, ou seja, arregaçar as mangas e fazer algo que traga alguma contribuição para nossa sociedade, que contribua para a circulação de outras narrativas e nos faça confiar e ter forças para encontrar a boniteza da vida e, ao mesmo tempo, buscar alguma transformação social. Com esse espírito, nós, idealizador/a de uma live com o mesmo título desse texto, vislumbramos a possibilidade de um encontro entre diferentes saberes e estudamos cuidadosamente as pessoas que gostaríamos de convidar para esse diálogo. Em meio a algumas alternativas, entendemos que Lynn Mario e Iberê teriam pontos convergentes e poderiam compartilhar saberes, aprender conjuntamente e nos ajudar a pensar em futuros possíveis, em uma sociedade menos preconceituosa e desigual e mais plural e respeitosa. Fizemos os convites e, então, tivemos a honra de sediar essa live, que, de tão profícua, se transformou nessa entrevista. O evento ocorreu no dia 04/09/2020, fez parte de uma série de lives organizadas por nossa linha de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Letras (UFPR) em um Webinário nomeado “Conversas sobre Linguagens, Culturas e Identidades” e está disponível no Youtube, no Canal do Programa (https://youtu.be/mMi_wSpes1c).Lynn Mario Trindade Menezes de Souza é professor titular do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo. Linguista Aplicado, atua na área de Letramentos Críticos, Multilingualismo, Políticas Linguísticas, Decolonialidade e Teorias Pós-Coloniais, que procura questionar a hegemonia epistêmica dos saberes ocidentais e meramente humanistas. Para além de sua trajetória acadêmica, com inúmeras publicações e intervenções, sabíamos que o professor estabelece diálogos críticos, de maneira rígida e ao mesmo tempo afetuosa, sobre questões do cotidiano, lendo-se ao ler o outro e a realidade que o cerca. Foi assim que Lynn Mario dialogou com nosso outro convidado.Daniel Iberê Guarani M’byá, pertencente ao povo Guarani M’byá, é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UnB; mestre pelo Programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem atuado em diferentes áreas, especialmente em Sociologia Política e Pensamento Social e participado de conselhos em diversos estados brasileiros. No momento, é professor colaborador da (in)disciplina Arandu Saberes Originários, na Fiocruz, em Brasília, e pesquisador do laboratório e Grupo de Estudos em Relações Interétnicas - LAGERI, vinculado ao Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. Conhecendo-o por uma breve intervenção em um curso de extensão que oferecemos, apostamos que Iberê também estaria disposto ao diálogo e a uma escuta atenta.Em nossa avaliação, o resultado não poderia ter sido melhor. Assim, iniciamos a apresentação de nossa entrevista.
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PEDRA, Nylcéa;
Rafael Ginane Bezerra
Palavra-chave:
pandemia;
Literatura Latino-americana;
Tradução
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Literaturas Estrangeiras Modernas;
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem; Ensino da Geometria
resumo ...
(en)
In this brief pandemic account, Brenda Ríos invites the readers to share a smile with everyone who can project themselves in many of the situations described by the author in first person. Cook for twenty and eat alone, pry into the affairs of the front door neighbor, be harassed by strangers on the internet, reframe the family from a new perspective. And at the same time, realize that the world and the pains from before still remain in a new “ungoverned” which we do not know where will go.
(pt)
Neste breve relato pandêmico, Brenda Ríos convida os leitores ao sorriso cúmplice de quem pode se ver em muitas das situações descritas pela autora em primeira pessoa. Cozinhar para vinte e comer sozinha, acompanhar a vida do vizinho da frente, ser hostilizada nas redes por desconhecidos, ressignificar a família. E ao mesmo tempo perceber que o mundo e as dores de antes ainda perduram em um novo desgovernado que não sabemos para onde vai.
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MOTA BUENO, ADRIANA AUREA;
Ivan Jairo Junckes
Palavra-chave:
eleições;
Financiamento Eleitoral;
mulheres;
gênero;
Câmara de Vereadores
resumo ...
(pt)
O efeito do dinheiro nos resultados das campanhas eleitorais é um dos principais questionamentos dos estudos sobre o financiamento eleitoral na ciência política. O objetivo deste artigo é discutir as relações de influência dos recursos financeiros sobre o fenômeno da sub-representação das mulheres na política no Brasil. Dada a forte correlação entre dinheiro, voto e sucesso eleitoral, a principal hipótese deste trabalho é que a assimetria dos recursos destinados aos homens e mulheres tem forte influência para a produção da sub-representação das mulheres na política. A fonte de dados é o Tribunal Superior Eleitoral, a população estudada foi os candidatos(as) para vereadores(as) em municípios com mais de 50.000 eleitores e o recorte temporal as eleições de 2008, 2012 e 2016. Para o tratamento de dados foram utilizados recursos de planilha de dados e estatística descritiva e inferencial, especialmente as análises de correlação e regressão linear ou logística para verificar a relação entre recursos arrecadados e votação, sucesso eleitoral e demais atributos dos candidatos. Entre os resultados desta pesquisa, destaca-se que a tentativa de ingresso na vida política revela uma maior probabilidade de homens terem suas candidaturas aptas do que as mulheres. Para a hipótese principal, a qual foi respondida pelo coeficiente de correlação de Pearson, verifica-se uma correlação forte e positiva entre dinheiro arrecadado em campanhas e o sucesso eleitoral. Corroborando a literatura, o financiamento político dos homens se apresentou superior ao das mulheres. Mesmo com valores de arrecadação e perfil semelhantes, ainda assim, os homens se elegem mais.
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Luiz Rogério Lopes Silva;
Rodrigo Eduardo Botelho Francisco;
Rafael Cardoso Sampaio
Palavra-chave:
Discurso do Ódio;
discurso político;
Conversações Políticas;
Análise de Conteúdo
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação e Política;
Ciências Humanas; Ciência Política; Comunicacao e Politica
resumo ...
Resumo Este artigo analisa os tipos e formas de discurso de ódio presentes na fanpage do...
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