Publicações - ciências humanas


André Vinícius Martinez Gonçalves
ESPAÇO E ECONOMIA, v. Ano X, n. 2021, p. 1 2021 Home page
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Geografia Humana; Geografia Urbana
resumo ...
(en) The notion of Obsolescence as a subject of research opposes what is usually called Urban decay which is imprecise and doesn’t suit the process that leads to physical functional and economic decay of a built-up area. The concept of urban spatial obsolescence denies the notion of urban decay by taking in that this whole issue that imposes itself on the built-up areas of the city is socio-geographic. It is observed in the production and reproduction of capital and the geographical space that the areas perceived as obstacles or which doesn’t fit the global economy mindset and demands are set in the sphere of the Urban spatial obsolescence. Obsolescence in the province of industry contrasts with the one in the urban dimension demonstrating that the process takes place in the interstices of the merchandised- geographical- space production and reproduction contradictions. Focusing on the Real estate market, the existing relations among land price built-up environment are analysed as a mean to explain and clarify the genesis and mechanisms which Urban spatial obsolescence feeds off.
(es) La noción de obsolescencia como tema de investigación se opone a lo que convencionalmente se ha denominado deterioro urbano, que es impreciso y no responde al proceso que conduce al deterioro físico, funcional y económico de los ambientes construídos. El concepto de obsolescencia espacial urbana refuta la noción de deterioro al entender que la problemática impuesta a los ambientes construídos de la ciudad es de orden socio-geográfico. Se observa que en el processo de producción y reproducción del capital y del espacio geográfico, las áreas de la ciudad tenidas como obstáculos o que no se ajustan a los ideales y requerimientos de la economía global moderna, se ubicarán en el universo de la obsolescencia espacial. La realidad de la obsolescencia en el ámbito industrial se distingue de la que ocurre en la dimensión urbana, demostrando que el proceso tiene lugar en los intersticios de las contradicciones en el proceso de producción y reproducción del espacio-mercancía. Centrándonos en la reflexión sobre el mercado inmobiliario, se analiza la relación entre las categorías precio del suelo y ambiente construido como una forma de explicar y esclarecer la génesis y los mecanismos que alimentan el proceso de obsolescencia espacial urbana.
(fr) La notion d’obsolescence en tant que sujet de recherche s’oppose à ce qu’on appelle la détérioration urbaine, une expression imprecise et qui ne correspond pas aux processus responsables de la décadence physique, fonctionelle et économique des milieux construites. Par contre, le concept d’obsolescence spatiale urbaine montre que les problèmes associés à ceux milieux sont de l’ordre socio-géographique. En soulignant le marché immobilier, on analyse les rapports entre le prix de la terre et milieu construit afin d’expliquer la genèse et les mecanismes responsables de l’obsolescence spatiale urbaine.
(pt) A noção de obsolescência como tema de investigação se contrapõe ao que se convencionou denominar de deterioração urbana, que é imprecisa e não corresponde ao processo que levam a decadência física, funcional e econômica dos ambientes construídos. O conceito de obsolescência espacial urbana refuta a noção de deterioração por entender que a problemática imposta nos ambientes construídos da cidade é de ordem sócio geográfica. Observa-se que no processo de produção e reprodução do capital e do espaço geográfico, as áreas da cidade tidas como obstáculos ou que não se enquadram aos ideários e exigências da moderna economia global, estarão situadas no universo da obsolescência espacial. Distingue-se a realidade da obsolescência na esfera industrial com a que ocorre na dimensão urbana, demonstrando que o processo se dá nos interstícios das contradições do processo de produção e reprodução do espaço-mercadoria. Ao ter como foco de reflexão o mercado imobiliário analisa-se as relações existentes entre as categorias preço da terra e ambiente construído como forma de explicar e clarificar a gênese e os mecanismos que alimentam o processo da obsolescência espacial urbana.
VARGAS MOLINA, JESÚS; PANEQUE SALGADO, PILAR; Pedro Augusto Breda Fontão
Environmental Hazards-Human and Policy Dimensions, v. 20, n. 3, p. 1-24, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Drought risk; Autonomous Community of Andalusia; Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciência da Computação; Metodologia e Técnicas da Computação; Engenharia de Software; Ciências Humanas; Geografia; Geografia Humana; Planejamento
resumo ...
Drought risk is a complex phenomenon that leads to different interpretations, public understanding of causes, consequences and adaptation strategies and, therefore, different responses. To date, an...
Célia Ratusniak; Maria Rita de Assis César; Carla Clauber da Silva
Cadernos de Gênero e Tecnologia, v. 14, n. 23, p. 169-188, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Expulsões compulsórias; gravidez; Dispositivo da sexualidade
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Psicologia; Psicopatologia
resumo ...
(pt) O cuidado com a família é o segundo motivo da evasão escolar de alunas. O objetivo desse trabalho é problematizar como o dispositivo da sexualidade opera as biopolíticas que impedem ou dificultam a permanência das alunas grávidas e mães nas instituições de ensino, deslocando-as para o espaço doméstico. O texto toma como ponto de partida a experiência de duas alunas que deixaram de frequentar a escola durante a gravidez, dando especial atenção aos efeitos do olhar vigilante que as julga, tornando o ficar em casa um lugar de refúgio que as protege dos efeitos da moralização da gravidez Posteriormente, analisa algumas ações de cuidado a partir das organizações coletivas de mulheres que denunciam as violências endereçadas às alunas-mães que resolvem seguir os estudos, e que fortalecem a resistência contra as expulsões compulsórias, produzindo movimentos que institucionalizam o cuidado, impulsionando a elaboração de políticas de permanência dessas alunas nas instituições de ensino.
Camila Brüning
FAROL - REVISTA DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS E SOCIEDADE, v. 8, n. 22, p. 530-602, 2021 Home page
Palavra-chave: José Henrique de Faria; Economia Política do Poder; Psicologia Crtítica
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Teoria Crítica em Estudos Organizacionais; Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Análise organizacional e Psicologia do trabalho; Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia do Trabalho e Organizacional; Psicologia do trabalho
resumo ...
(en) The article seeks to highlight the influence of the work of professor José Henrique de Faria, and of his theory developed in the field of organizational studies called Political Economy of Power (EPP), in the training, research and performance of psychologists who seek to work with a critical psychology and / or with a critique of psychology. The article presents: (i) a contextualization of what the EPP theory is; (ii) what is meant by critical psychology; (iii) a review of research carried out by psychologists participating in the research group Political Economy of Power and Organizational Studies (EPPEO) that dialogued EPP with different critical approaches in psychology, highlighting the problems of research, empirical fields and which approaches to psychology have been tensioned in dialogues with EPP; (iv) the main conceptual contributions of EPP used in these reflections; and (v) considerations about current constructions and future challenges.
(es) El artículo busca resaltar la influencia del trabajo del profesor José Henrique de Faria, y de su teoría desarrollada en el campo de los estudios organizacionales denominado Economía Política del Poder (EPP), en la investigación de psicólogos que buscan trabajar con una psicología crítica o con una crítica de la psicología. El artículo presenta: (i) una contextualización de lo que es la EPP; (ii) qué se entiende por psicología crítica; (iii) una revisión de las investigaciones realizadas por psicólogos participantes del grupo de investigación Economía Política del Poder y Estudios Organizacionales (EPPEO) que dialogaron con la EPP con diferentes enfoques críticos en psicología, destacando la problemas de investigación, campos empíricos y qué enfoques de la psicología se han tensado en los diálogos con el EPP; (iv) las principales aportaciones conceptuales del EPP utilizadas; y (v) consideraciones sobre las construcciones actuales y los desafíos futuros.
(pt) O artigo  evidencia a influência do trabalho do professor José Henrique de Faria, e sua teoria desenvolvida no campo dos estudos organizacionais denominada de Economia Política do Poder (EPP), na formação, pesquisa e atuação de psicólogos que buscam trabalhar com uma psicologia crítica e/ou com uma crítica da psicologia. O artigo apresenta: (i) uma contextualização do que é a EPP; (ii) o que se entende por psicologia crítica; (iii) uma revisão de pesquisas realizadas por psicólogos participantes do grupo de pesquisa Economia Política do Poder e Estudos Organizacionais (EPPEO) desenvolvidos sob orientação ou em coautoria com o professor Faria e que dialogaram EPP com diferentes abordagens críticas em psicologia, destacando os problemas de pesquisa, os campos empíricos e que abordagens da psicologia têm sido tensionadas em diálogos com a EPP; (iv) os principais aportes conceituais da EPP utilizados nestas reflexões; e (v) considerações sobre construções atuais e desafios futuros.
Suellen Antunes; Marilia Andrade Torales; Solange Reigel Vieira
Revista Educar Mais, v. 5, p. 1255-1271, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Educação Ambiental
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(en) Environmental Education (EE) can be considered as a continuous and permanent learning process for socio-environmental citizenship, as well as a public policy contemplated in national, state and municipal legislation. In this study, we sought to evaluate how Democratic Management reverberates in the development and practice of EE in public schools in the state network of the city of Curitiba – PR. The evaluation took place through the application of a Matrix of EE Indicators, an instrument adapted for use in an online platform. The results showed that there is a path to be followed for the construction of democratic management in schools, but there are initiatives and proposals that represent potentials (such as the construction of the PPP based on the principles of democratic management and sustainability) and also limitations to advance.
(es) La Educación Ambiental (EA) puede ser considerada como un proceso de aprendizaje continuo y permanente para la ciudadanía socioambiental, así como una política pública contemplada en la legislación nacional, estatal y municipal. En este estudio, buscamos evaluar cómo la Gestión Democrática repercute en el desarrollo y la práctica de la EA en las escuelas públicas de la red estatal de la ciudad de Curitiba - PR. La evaluación se llevó a cabo mediante la aplicación de una Matriz de Indicadores de EE, un instrumento adaptado para su uso en una plataforma en línea. Los resultados mostraron que hay un camino a seguir para la construcción de la gestión democrática en las escuelas, pero hay iniciativas y propuestas que representan potenciales (como la construcción del PPP basada en los principios de gestión democrática y sostenibilidad) y también limitaciones para avanzar.
(pt) A Educação Ambiental (EA) pode ser considerada como um processo contínuo e permanente de aprendizagem para a cidadania socioambiental, assim como uma política pública contemplada em legislações nacionais, estaduais e municipais. Neste estudo, buscou-se avaliar como a Gestão Democrática reverbera no desenvolvimento e na prática da EA nas escolas públicas da rede estadual do município de Curitiba – PR. A avaliação deu-se por meio da aplicação de uma Matriz de Indicadores de EA, instrumento adaptado para uso em uma plataforma online. Os resultados demonstraram que há um caminho a ser percorrido para a construção da gestão democrática nas escolas, mas existem iniciativas e propostas que representam potencialidades (como a construção do PPP fundada nos princípios da gestão democrática e sustentabilidade) e também limitações para avançar.
Fernanda do Nascimento Matias; Soraya Correa Domingues
CONEXÕES (UNICAMP), v. 19, p. 2-18, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Ginástica; criança; extensão
resumo ...
Laura Patrícia Lopes; Valdir Nogueira; Marilia Andrade Torales
REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 38, n. 1, p. 336-361, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Educação Ambiental
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educacao Ambiental
resumo ...
(en) The article aims to carry out an integrative review of research on Environmental Education in the context of Hydrographic Basins. Data collection occurred from reading the abstracts of 46 scientific productions published between 1996 and 2020, in the following digital databases: REMEA; REDIB; and BDTD. The methodology was based on quantitative and qualitative research. To categorize and analyze the productions, the analysis categories proposed by Reigota (2007) were used. As a result, it was found the interdisciplinary immanent the thematic. Research shows that the themes involving descriptors were developed in a timely, fragmented, naturalistic and conservative way. They emphasize that it is essential to enhance the theme in schools, universities and basin committees, in order to overcome socio-environmental problems.
(es) El artículo tiene como objetivo realizar una revisión integradora de la investigación sobre Educación Ambiental en el contexto de la Cuenca Hidrográfica. La recolección de datos se produjo a partir de la lectura de los resúmenes de 46 producciones científicas publicadas entre 1996 y 2020, en las siguientes bases de datos digitales: REMEA; REDIB; y BDTD. La metodología se basó en una investigación cuantitativa y cualitativa. Para categorizar y analizar las producciones se utilizaron las categorías de análisis propuestas por Reigota (2007). Como resultado, se encontró la interdisciplinariedad inmanente en la temática. Las investigaciones muestran que los temas que involucran descriptores se desarrollaron de manera oportuna, fragmentada, naturalista y conservadora. Destacan que es fundamental potenciar la temática en las escuelas, universidades y comités de cuenca, a fin de superar los problemas socioambientales.
(pt) Neste artigo objetivou realizar uma revisão integrativa das pesquisas sobre a Educação Ambiental em contextos de Bacias Hidrográficas. A coleta de dados ocorreu a partir da leitura dos resumos das 46 produções científicas publicadas entre 1996 e 2020, nas seguintes plataformas digitais: REMEA, REDIB e BDTD. A metodologia tomou como base a pesquisa quantitativa e qualitativa. Para categorizar e analisar as produções, foram utilizadas as categorias de análise propostas por Reigota (2007). Como resultado, constatou-se a interdisciplinaridade imanente à temática. As pesquisas apontam que as temáticas que envolvem os descritores foram desenvolvidas de forma pontual, fragmentada, naturalista e conservadora. Destacam que é fundamental a potencialização do tema nas escolas, nas universidades e nos comitês de bacias, a fim de superar os problemas socioambientais emergentes nessas realidades.  
Luzilete Falavinha Ramos; Maurício Cesar Vitória Fagundes; Araci Asinelli da Luz
InterSaberes Revista Científica, v. 16, n. 38, p. 486-500, 2021 DOI
Palavra-chave: educação em direitos humanos; Escola; Paulo Freire
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação; formaçào de professores
resumo ...
(en) ABSTRACT This article aims to bring a brief historical overview of the motivations that resulted in the Universal Declaration of Human Rights and, consequently, in actions that triggered the construction of an Education in Human Rights (EDH) in Brazil, with emphasis on its implementation in the Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Through Paulo Freire, the text develops from the analysis of official documents and proposes reflection on this formative, educational and dialogical process in the school space. It is realized that, despite the sanction of laws with the purpose of historical reparation of rights violations, Human Rights Education has not yet been consolidated. As a systematic, transversal, and multidimensional process linked to daily life, it is in constant transformation to adjust to contextual demands. Keywords: Human rights education. School. Paulo Freire.
(es) RESUMEN Este artículo tiene como objetivo hacer una breve reseña histórica de las motivaciones que llevaron a la Declaración Universal de Derechos Humanos y, por consiguiente, a acciones que desencadenaron la construcción de la Educación en Derechos Humanos (EDH) en Brasil, resaltando su implementación en la Red Municipal de Educación en Curitiba. A la luz de Paulo Freire, el texto se desarrolla a partir del análisis de documentos oficiales y propone una reflexión sobre este proceso formativo, educativo y dialógico en el espacio escolar. Lo que se puede percibir es que, a pesar de la sanción de leyes con el propósito de reparación histórica de violaciones a los derechos, la Educación en Derechos Humanos aún no se ha consolidado como un proceso sistemático, transversal y multidimensional, cercano a la vida real; está en transformación constante, para ajustarse a las demandas contextuales. Palabras-clave: Educación en derechos humanos. Escuela. Paulo Freire.
(pt) RESUMO Este artigo objetiva trazer um breve apanhado histórico das motivações que resultaram na Declaração Universal dos Direitos Humanos e, consequentemente, em ações que desencadearam a construção de uma Educação em Direitos Humanos (EDH) no Brasil, com ênfase em sua implementação na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. À luz de Paulo Freire, o texto se desenvolve a partir de análise de documentos oficiais e propõe reflexão sobre esse processo formativo, educativo e dialógico no espaço escolar. Percebe-se que, apesar da sanção de leis com propósito de reparação histórica de violações aos direitos, a Educação em Direitos Humanos ainda não se consolidou. Esta, como processo sistemático, transversal e multidimensional atrelado ao cotidiano, está em constante transformação para se ajustar às demandas contextuais. Palavras-chave: Educação em direitos humanos. Escola. Paulo Freire.
Jaime Santos Júnior; marilda aparecida de menezes
LINHAS CRÍTICAS (UNB), v. 27, n. 1, p. 1-19, 2021 Home page
Palavra-chave: Sindicalismo, Educação, Socialização, Trabalho, Fa
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Sociologia do Trabalho
resumo ...
(en) The purpose of this article is to analyse how union activism and the work experience of metalworkers were part of the learning processes and became expectations of formal education for their children. The interviews were carried out with metallurgical women and men from the ABC Paulista region, who participated in the cycle of strikes in the late 1970s, and with their sons and daughters. From their memories, we can show how the trajectories of activism and work provide evidence to understand the influences on the educational investments of sons and daughters.
(es) El propósito de este artículo es analizar cómo el activismo sindical y la experiencia laboral de los metalúrgicos fueron componentes de los procesos de aprendizaje y se convirtieron en expectativas de la educación formal para sus hijos. Las entrevistas se realizaron con mujeres y hombres metalúrgicos de la región ABC Paulista, que participaron en el ciclo de huelgas a fines de la década de 1970, y con hijos e hijas. A partir de sus memorias, podemos mostrar cómo las trayectorias del activismo y el trabajo muestran evidencias para comprender las influencias en las inversiones educativas de hijos e hijas.
(pt) A proposta deste artigo é analisar como a militância sindical e a experiência de trabalho de metalúrgicos(as) foram constituintes de processos de aprendizagem e se converteram em expectativas de educação formal para os(as) filhos(as). As entrevistas foram feitas com mulheres e homens metalúrgicos, seus filhos e filhas, da região do ABC Paulista, que participaram do ciclo de greves de fins da década de 1970. A partir de suas memórias, podemos mostrar como as trajetórias de militância e trabalho fornecem indícios para compreender as influências nos investimentos educacionais dos filhos e filhas.
Astrid Baecker Avila; Mauro Titton; Vinícius Ramos Puccinelli; Célia Regina Vendramini
REVISTA LABOR, v. v. 1 n.26, n. UFC, p. 257-280, 2021 Home page
Palavra-chave: crise; Capital; Relação capital-trabalho; Condições para ensino-aprendizagem
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Tópicos Específicos de Educação; Educação Rural
resumo ...
Total de registros: