Publicações - ciências humanas


GUÉRIOS, ETTIÈNE; Sonia Maria Chaves HARACEMIV; SOEK, ANA MARIA
EDUCAÇÃO & LINGUAGEM (ONLINE), v. 24, n. 2, p. 3-21, 2021 DOI
Palavra-chave: Educação; Paulo Freire; Humanização
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(pt) O objetivo deste artigo é buscar aproximações teóricas, tendo a educação para humanização como eixo, entre Paulo Freire e Edgar Morin, a fim de identificar fundamentos para a prática educativa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com abordagem interpretativa e descritiva do tipo narrativo, que analisa focalmente as obras Os sete saberes necessários à educação do futuro (MORIN, 2000) e Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (FREIRE, 1996). O estudo ocorreu por meio de um processo recursivo, dialógico e relacional, possibilitando identificar noções conceituais e interdependências aproximativas e complementares entre os pensamentos desses autores. Percebe-se que ambos acolhem diversos fundamentos para uma prática educativa que leve em conta: a consciência de inacabamento, uma visão ética, a contextualização entre o local e o global, o diálogo, a esperança, a diversidade, a pluralidade, a compreensão, a tolerância e a complexidade da condição humana.  
Ettiene Cordeiro Guerios; Sonia Maria Chaves Haracemiv; Ana Maria Soek
EDUCAÇÃO & LINGUAGEM (ONLINE), v. 24, n. 2, p. 3-21, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Complexidade; Prática Pedagógica; Diálogo; formação de professores; Desenvolvimento humano; Edgar Morin e Paulo Freire
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(pt) O objetivo deste artigo é buscar aproximações teóricas, tendo a educação para humanização como eixo, entre Paulo Freire e Edgar Morin, a fim de identificar fundamentos para a prática educativa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com abordagem interpretativa e descritiva do tipo narrativo, que analisa focalmente as obras Os sete saberes necessários à educação do futuro (MORIN, 2000) e Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (FREIRE, 1996). O estudo ocorreu por meio de um processo recursivo, dialógico e relacional, possibilitando identificar noções conceituais e interdependências aproximativas e complementares entre os pensamentos desses autores. Percebe-se que ambos acolhem diversos fundamentos para uma prática educativa que leve em conta: a consciência de inacabamento, uma visão ética, a contextualização entre o local e o global, o diálogo, a esperança, a diversidade, a pluralidade, a compreensão, a tolerância e a complexidade da condição humana.  
Elenilton Vieira Godoy; Fabio Gerab; Vinício de Macedo Santos
EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 47, p. 1-17, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Mathematics teacher training; Curriculum Studies; School Knowledge; School mathematics
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação; Educação Matemática
resumo ...
Resumo A formação inicial do professor de matemática tem sido objeto de discussão nas esferas...
Gabriela Schneider; Domingos Abreu; Ana Lorena de Oliveira Bruel; Alexandre Jeronimo Correia Lima; Polyana Lunelli; Irapuan Peixoto Lima Filho; Suellem Raquel de Freitas Bonfim
Revista de Ciências Sociais (UFC), v. 52, n. 1, p. 349-389, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Educação; Educação e pobreza; Desigualdades educacionais
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Política Educacional; Ciências Humanas; Educação; Fundamentos da Educação; Sociologia da Educação
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JACKIW, ELIZANDRA; Sonia Maria Chaves HARACEMIV
PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO), v. 16, p. 1-21, 2021 DOI
Palavra-chave: Paulo Freire; Mídia - Educação; educomunicação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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(en) This article presents the contributions of Paulo Freire’s thinking to Media and Education studies and the construction of the concept of Educommunication. For this purpose, a mapping of scientific productions on the theme in Latin America was carried out, with the aim of raising the main fundamentals and recurrent authors in the publications analyzed and their articulation with Freire’s assumptions in the field of Media-Education. It was a qualitative study, whose methodological path included systematic and integrative reviews of selected articles in the Scientific Electronic Library Online (SciELO) database from 2011 to 2019. The discussion signals that the educommunicative field and its multidisciplinary performance emerged and was consolidated from Paulo Freire’s assumptions about communication/education interface and was developed through public policies and school practices that aimed at the emancipation of the subject. Keywords: Paulo Freire. Media-Education. Educommunication.
(es) Este artículo presenta las contribuciones del pensamiento de Paulo Freire a los estudios sobre medios y educación y la construcción del concepto de Educomunicación. Para ello se realizó un mapeo de las producciones científicas sobre el tema en América Latina, con el objetivo de relevar los principales fundamentos y autores recurrentes en las publicaciones analizadas y su articulación con los supuestos de Freire en el campo de la educación mediática. Fue un estudio cualitativo, cuyo recorrido metodológico incluye revisiones sistemáticas e integradoras de artículos seleccionados en el portal de revistas de la Biblioteca Electrónica Científica Online (SciELO) entre los años de 2011 a 2019. La discusión señala que el campo educomunicativo y su desempeño multidisciplinario surgió y se consolidó a partir de los supuestos de Paulo Freire sobre la interfaz comunicación/educación, y se desarrolló por medio de políticas públicas y prácticas escolares que apuntan a la emancipación del sujeto.  Palabras clave: Paulo Freire. Media-educación. Educomunicación.
(pt) Este artigo apresenta as contribuições do pensamento de Paulo Freire para os estudos sobre mídia e educação e a construção do conceito de Educomunicação. Para tanto, realizou-se um mapeamento das produções científicas sobre o tema na América Latina, com o intuito de levantar os principais fundamentos e autores recorrentes nas publicações analisadas e sua articulação com os pressupostos freireanos no campo da mídia-educação. Foi um estudo qualitativo, cujo percurso metodológico incluiu revisões sistemáticas e integrativas de artigos selecionados no portal de periódicos da Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO) entre os anos de 2011 e 2019. A discussão sinaliza que o campo educomunicativo e sua atuação multidisciplinar surgiu e se consolidou a partir dos pressupostos de Paulo Freire sobre a interface comunicação/educação e se desenvolveu por meio de políticas públicas e práticas escolares que objetivavam a emancipação do sujeito. Palavras-chave: Paulo Freire. Mídia-educação. Educomunicação.
Renan Friguetto
Revista Diálogos Mediterrânicos, v. 21, p. 59-71, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Antiguidade Tardia; império romano; Monarquias romano-bárbaras; Transformações políticas; Virtudes políticas clássicas
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História Antiga e Medieval
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Bianca de Morais Canestraro Grizotes; Loriane Trombini Frick
SCHÈME: REVISTA ELETRÔNICA DE PSICOLOGIA E EPISTEMOLOGIA GENÉTICAS, v. 13, n. 2, p. 63-92, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Educação em Valores; moralidade; Militar; Educação; autonomia moral
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação; Educação Moral; Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia da Educação
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(pt) No final de 2019, o Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação lançou o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. O presente artigo tem por objetivo analisar qual o tipo de moralidade (se autonomia ou heteronomia) pode ser promovida pelas Escolas Cívico-Militares, em função dos seus princí-pios estabelecidos. Como referencial teórico são utilizados autores que discutem a Educação em Valores nas escolas a partir da Psicologia da Moralidade. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter qualitativo que contou com análise documental. Para tanto, consultou-se os documentos legislativos base deste pro-grama e Manual das Escolas Cívico-Militares, publicado pelo Ministério da Educação. Inicialmente, retomam-se os princípios da Educação em Valores, para então analisar como o respeito, o procedimento de construção de regras, o uso de sanções, o trabalho intencional com valores e a gestão democrática são abordados no material. A análise dos dados evidenciou que as práticas previstas pelos documentos regentes do programa em questão não colaboram para o desenvolvimento da autonomia moral.
Emanuelle Sartori; Aline Maria Lunardon; Marynelma Camargo Garanhani
REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE), v. 23, p. 1-21, 2021
Palavra-chave: Relações Intergeracionais; Infância; Sociologia da Infância
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Carlos Alberto Medeiros Lima
Revista Mundos do Trabalho(online), v. 13, p. 1-21, 2021 DOI
Palavra-chave: Escravidão; fronteira agrária; Curitiba no século XVIII; Curitiba no século XIX
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História; História do Brasil; História do Brasil Colônia; Ciências Humanas; História; História do Brasil; História do Brasil Império
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(en) In this article an attempt is made to use burial records to describe some basic characteristics of the slave population of Curitiba, studying also the economic activities to which the slaves’ work was directed. Two distinct situations were detected: a boom occurred during the last quarter of the eighteenth century, and it was followed by a long stagnation beginning in the 1800s. Burial records also show that sex imbalances were relatively frequent in local slave population, that slave families became less visible and important along the century studied, and that slave holdings declined consistently in size and relevance.
(pt) Neste artigo, busca-se utilizar registros de óbito a fim de descrever algumas características básicas da população escrava de Curitiba, estudando a evolução das atividades econômicas para as quais era destinado o trabalho cativo. Observaram-se duas situações muito distintas: um espasmo ocorreu durante o último quarto do século XVIII, e a ele se seguiu uma longa estagnação iniciada nos anos 1800. Os assentos de sepultamento mostram igualmente que distribuições desequilibradas dos adultos por ambos os sexos eram relativamente frequentes, que as condições de estabelecimento de famílias escravas declinaram fortemente ao longo do século estudado e que as posses de escravos declinaram consistentemente quanto a seu tamanho e sua importância.
Claudia Lourenço Gomes; Marilia Andrade Torales
LINHAS CRÍTICAS (UNB), v. 27, n. 1, p. 1-17, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Educação Ambiental
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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