Publicações - ciências humanas


Washington de Jesus Sant?Anna da Franca Rocha; Carlos Alberto Cioce Sampaio; Rodrigo Nogueira de Vasconcelos; Joselisa Maria Chaves; Patrícia Bilotta; Isabel Jurema Grimm; Sónia M. Carvalho Ribeiro; Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega; Maria do Carmo Martins Sobral; Arlindo Philippi Junior
Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online), v. 58, p. 405-416, 2023 DOI Home page
Palavra-chave: Redes Cognitivas; Avaliação Pós-Graduação; Ciências Ambientais
Áreas do conhecimento: Outros; Ciências Humanas; Educação
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(en) The ongoing evaluation of graduate programs (GP) is an important tool for improving the landscape of scientific knowledge and technological development in Brazil. The objective of this article was to develop a model for analyzing the scientific production of GP, based on interaction network resources with a focus on environmental sciences, for the purpose of detecting patterns and connections existing among these networks. The scope of the analysis was broad, encompassing all 112 GP, in addition to courses in the field of Environmental Sciences offered by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), during the period from 2013 to 2016. The methodology was divided into four stages: 1. data collection and database construction (public information obtained by consulting the Sucupira Platform — CAPES); 2. data mining and processing, and the creation of an overarching network to represent the most relevant terms and themes common to all GP materials produced (theses, dissertations, research projects, articles, books, and book chapters); 3. analysis of semantic networks; and 4. generation of outcomes. The analysis yielded results such as geographical proximity and cluster maps, which allowed for an integrated analysis of GP production in the field of Environmental Sciences with respect to their central themes. The methodology employed proved to be robust and suitable for evaluating graduate programs in Brazil, as well as for identifying research gaps and emerging areas on a national scale, culminating in a proposed model based on semantic networks that analyze scientific production for four-year periods.
(pt) A avaliação permanente dos Programas de Pós-Graduação (PPG) constitui importante instrumento para melhoria no cenário de conhecimento científico e no desenvolvimento tecnológico no Brasil. O objetivo do artigo foi desenvolver um modelo para análise da produção científica dos PPG, utilizando recursos de redes de interação, com recorte para as ciências ambientais, visando detectar padrões e conexões entre eles. O recorte da pesquisa abrangeu todos os 112 PPG e os cursos da Área de Ciências Ambientais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES), no período de 2013 a 2016. A metodologia foi dividida em quatro etapas: 1. coleta de dados e construção de um banco de dados (informações públicas obtidas em consulta à Plataforma Sucupira — CAPES); 5. mineração e processamento dos dados e a produção de uma rede geral para representar os termos e os temas de maior relevância comuns a todas as produções dos PPG (teses, dissertações, projetos de pesquisas, artigos, livros e capítulos de livros); 3. análise das redes semânticas; 4. geração de produtos. Os resultados da pesquisa retornaram como produtos mapas de proximidade geográfica e de agrupamentos, que permitiram analisar a produção dos PPG das Ciências Ambientais em relação aos seus temas centrais, de forma integrada. A metodologia empregada se mostrou bastante robusta e apropriada para contribuir na avaliação dos programas de pós-graduação brasileiros, bem como para identificar lacunas na pesquisa e áreas emergentes em escala nacional, culminando em uma proposta de modelo que, a partir das redes semânticas, analisem as produções científicas nas avaliações quadrienais.
Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola; Andréa Barbosa Gouveia
LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 24, n. 54, p. 5-15, 2023 DOI Home page
Palavra-chave: financiamento da educação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Políticas Educacionais
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(pt)        
Angela Maria Scalabrin Coutinho; Valdete Côco; Thiago Alves
CADERNOS CEDES (IMPRESSO), v. 43, n. 119, p. 130-143, 2023 DOI Home page
Palavra-chave: Educação Infantil; trabalho docente; Auxiliares Docentes; Políticas Educacionais
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação Infantil
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RESUMO O artigo analisa a presença de auxiliares docentes na composição funcional para o...
Cesar Antonio Serbena; Priscila da Silva Barboza
REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFPR, v. 67, n. 3, p. 37-70, 2023 DOI
Palavra-chave: equilíbrio de gênero e ciência; mulheres pioneiras na ciência; primeiras mulheres brasileiras doutoras em lógica
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Matemática; Álgebra; Lógica Matemática; Ciências Humanas; Filosofia; lógica paraconsistente
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(en) This article explores the historical itinerary and context of the first two female doctors in Logic in Brazil, professors Ayda I. Arruda and Itala M. Loffredo D’Ottaviano, as well as the first generation of Brazilian female doctors in Mathematics. Different institutional contexts that mark science are examined and analyzed, mainly regarding logic and mathematics, and their gender imbalance, which is progressively being mitigated. The focus of the analysis goes through the Federal University of Paraná (UFPR) and the State University of Campinas (Unicamp), the two institutions in which professor Ayda worked. Another object of study in the article was the development of gender balance in civil engineering and mathematics courses at UFPR. Some current indicators related to gender balance in science in the international context and current movements for increasing the number of women in scientific management positions are also analyzed. At the end, the article presents an original interview with professor Itala M. Loffredo D’Ottaviano, whose main theme was her biography and scientific career, and her personal relationship with professor Ayda I. Arruda, against the backdrop of gender inequality in science.
(pt) Este artigo explora o itinerário histórico e o contexto das duas primeiras doutoras em lógica no Brasil, as professoras Ayda I. Arruda e Itala M. Loffredo D’Ottaviano, além da primeira geração de doutoras brasileiras em matemática. São examinados e analisados diferentes contextos institucionais que marcam a ciência, principalmente a lógica e matemática, e o seu desequilíbrio de gênero, o qual progressivamente vem sendo mitigado. O foco da análise passa pela Universidade Federal de Paraná (UFPR) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), as duas instituições nas quais trabalhou a professora Ayda. Outro objeto de estudo do artigo foi o desenvolvimento do equilíbrio de gênero nos cursos de engenharia civil e matemática da UFPR. São também analisados alguns indicadores atuais relativos ao equilíbrio de gênero na ciência no contexto internacional e os movimentos atuais pelo incremento do número de mulheres em cargos de direção científica. O artigo apresenta, ao final, uma entrevista original com a professora Itala M. Loffredo D’Ottaviano, cujo tema principal foi a sua biografia e carreira científica e a sua relação pessoal com a professora Ayda I. Arruda, tendo como pano de fundo a desigualdade de gênero na ciência.
Angela Maria Scalabrin Coutinho; Elenilton Vieira Godoy; Maria Renata Alonso Mota
Educazione Interculturale, v. 21, n. 2, p. 97-112, 2023 DOI Home page
Palavra-chave: Crianças; Infância; políticas curriculares
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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(en) This article’s theme is the meanings produced about child(ren) and childhood(s) in the processes of formulating curricular policies for the education of children aged 0 to 5 in Brazil. These processes are marked by colonizing perspectives based on the ideal of a global child and childhood and problematizing the norm by recognizing factors of heterogeneity that mark childhoods and children’s education. It starts with an empirical study that compares two mandatory national curricular policies in force, the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (2009) and the National Common Curricular Base (2017), and their impact on subnational policies in three cities in the South of Brazil, namely: Curitiba, Florianópolis and Porto Alegre. The analyses reverberate different local movements that confirm the idea of global children and childhood and oppose this perspective, revealing resistances and alignments, not without tensions, in formulating and implementing curricular policies for early childhood education. A common point is the absence of a decolonial perspective underpinning the educational projects in curricular documents.
(it) Il tema di questo articolo è il significato prodotto su bambinə e infanzia(e) nei processi di formulazione di politiche curriculari per l’educazione dei bambinə di età compresa tra 0 a 5 in Brasile. Questi processi sono caratterizzati da prospettive colonizzatrici basate sull’ideale di un bambino e dell'infanzia globale e problematizzano la norma riconoscendo fattori di eterogeneità che segnano l'infanzia e l’educazione dei bambinə. Si inizia con uno studio empirico che mette a confronto due politiche curriculari nazionali obbligatorie in vigore, le Linee Guida Nazionali per l’educazione della Prima Infanzia (2009) e la Base Nazionale Comune Curriculare (2017) e il loro impatto sulle politiche subnazionali in tre città del sud del Brasile: Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Le analisi riverberano diversi movimenti locali che confermano l’idea di bambino e infanzia globali e si oppongono a questa prospettiva, rivelando resistenze e allineamenti, non senza tensioni, nella formulazione e attuazione di politiche curriculari per l’educazione della prima infanzia. Un punto comune è l’assenza di una prospettiva decoloniale alla base dei progetti educativi nei documenti curriculari.
André Fiori Sequinel; Anderson Roges Teixeira Góes
REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 27, n. 1, p. 347-365, 2023 Home page
Palavra-chave: Educação inclusiva; Daltonismo; Tecnologia digital
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Educação Inclusiva
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Ângelo Ricardo de Souza; OLIVEIRA, ANA CRISTINA PRADO DE; CARVALHO, CYNTHIA PAES DE
PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO), v. 18, p. 1-19, 2023 DOI
Palavra-chave: diretor escolar; Gestão Escolar; política educacional; Legislação educacional
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Planejamento e Avaliação Educacional; Política Educacional
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(en) The article discusses state and capital cities experiences in Brazil about the competences and attributions of school principals, identifying the cases of regulation and the form of regulation of the theme. The study was developed from a survey in electronic portals of legislation in the country. The analysis of the data collected was done in a comparative way, observing similarities and differences between the cases studied. The conclusions show that most federated entities analyzed have legislation that regulates the roles of the school principal, with great diversity of aspects regarding their responsibilities. The most frequent aspects refer to institutional attributions, such as representing the school or looking after the school patrimony, as well as the recognition of the school principal as the main articulator of democratic administration and the political-pedagogical project, the latter task being the most repeated among the cases analyzed. Keywords: School principal. School administration. Education policy. Educational legislation.
(es) El artículo discute las experiencias de los estados y de los municipios capitales en Brasil sobre las competencias y las atribuciones de los directores escolares, identificando los casos de normalización y la forma de regulación del tema. El estudio fue desarrollado a partir de recolección en portales electrónicos de legislación en el país. El análisis de los datos fue realizado de forma comparativa, observando similitudes y diferencias entre los casos estudiados. Las conclusiones muestran que la mayoría de las entidades federativas analizadas poseen legislación que regula la función del director escolar, con gran diversidad de aspectos en lo que respecta a sus responsabilidades. Los puntos más frecuentes se refieren a las atribuciones institucionales, como representar a la escuela o el cuidado del patrimonio, así como el reconocimiento del director como articulador de la gestión democrática y del proyecto político-pedagógico, siendo esta última tarea la que más se repite entre los casos analizados. Palabras clave: Director escolar. Gestión escolar. Política Educativa. Legislación Educativa.
(pt) O artigo discute as experiências estaduais e dos municípios capitais no Brasil sobre as competências e as atribuições dos diretores escolares, identificando os casos de normatização e a forma de regulamentação do tema. O estudo foi desenvolvido a partir de levantamento em portais eletrônicos de legislações no país. A análise dos dados foi realizada em forma comparativa, observando similitudes e diferenças entre os casos estudados. As conclusões mostram que a maioria dos entes federados analisados possui legislação que regulamenta a função do diretor escolar, com grande diversidade de aspectos no que tange às suas responsabilidades. Os pontos mais frequentes referem-se às atribuições institucionais da direção escolar, como representar a escola ou zelar pelo patrimônio, assim como o reconhecimento do diretor como articulador da gestão democrática e do projeto político-pedagógico, sendo essa última tarefa a que mais se repete entre os casos analisados. Palavras-chave: Diretor escolar. Gestão escolar. Política educacional. Legislação educacional.
Danilo Kanno; Cassia Alessandra Domiciano
JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, v. 17, n. 2, p. 1-25, 2023 DOI Home page
Palavra-chave: Direito Humano à Educação; Privatização da Educação; Acelera Brasil-GO; Oferta Educativa
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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(pt) Neste artigo localizamos e selecionamos as escolas que ofertavam os anos iniciais do ensino fundamental em Goiás e tiveram o Acelera Brasil como programa de regularização do fluxo escolar para estudantes em defasagem idade-série no intervalo de 2007 a 2014, intervalo que extrapola o tempo de vigência com atuação direta do Instituto Ayrton Senna formalizada por meio de Convênio de Cooperação Técnico Pedagógica n. 30/2012 que iniciou em 2012 e findou em 2014. O artigo deriva de pesquisa em fontes documentais, sendo as escolas analisadas intencionalmente selecionadas a partir dos microdados do censo escolar. Esta investigação vincula-se ao projeto “Análise do mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no brasil: atores, programas e consequências para a educação pública”, financiado pela FAPESP. Objetivou-se analisar o Acelera nas escolas que tiveram o programa a partir do que Garcia et al (2021) denominaram de condições gerais de oferta de ensino considerando, dependências físicas e disponibilidade de equipamento com vistas a identificar as possíveis implicações para a realização do Direito Humano à Educação (TOMASEVSKI, 2001; 2004; XIMENES, 2014). Indica-se como resultados a permanência da distorção idade-série nas escolas onde o Acelera esteve presente por mais de uma vez e mesmo que se tenha percebido melhores condições infra estruturais das escolas com a presença do Acelera, estas não vieram acompanhadas de melhoria das taxas de distorção idade-série que é o objetivo do Programa. Nesse sentido, entende-se que houve consequências negativas para realização do DHE se consideradas as características fundamentais deste direito, quais sejam, disponibilidade e acessibilidade.
Adilar Antonio Cigolini; MANSANI, ROBERTA
Geosul, v. 38, n. 86, p. 457-482, 2023 DOI Home page
Palavra-chave: defesa; Política de segurança; DITADURA MILIAR; REDEMOCRATIZAÇÃO
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Geografia Humana; Geografia Política
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(en) During the cold war, security and defense were issues that permeated social and political life on a global scale. In South America, dictatorships were installed, with the military defining the conception and application of security and the external and internal defense of each country. With the end of the cold war, this panorama changed. The aim of the present study was to analyze the convergences and divergences in the performance of the military forces with the end of the cold war. The methodological procedures used were based on historical and documental analyses as a strategy to compose an understanding of the subject in three selected countries: Colombia, Argentina, and Brazil. Our findings evidence the different ways that the Armed Forces were used and provide a reflection on their role in the 21st century.
(es) Durante la Guerra Fría, la seguridad y la defensa eran temas que abarcaban la vida social y política a escala mundial. En Sudamérica se instalaron dictaduras militares, las cuales definían la concepción y aplicación de la seguridad y de la defensa externa e interna de cada país. Con el fin de la Guerra Fría, este panorama se cambió. Este texto analiza las convergencias y divergencias en la conducta de las fuerzas militares, a partir del fin de la Guerra Fría. Los procedimientos metodológicos se basan en el análisis histórico y documental, como estrategia para componer una comprensión del tema en 3 países previamente elegidos: Colombia, Argentina y Brasil. El resultado apunta a diferentes formas de práctica de las fuerzas armadas y trae una reflexión sobre su papel en el siglo XXI.
(pt) Durante a guerra fria, segurança e defesa eram temas que perpassavam a vida social e política, em escala global.  Na América do Sul ditaduras se instalaram com os militares definindo concepção e a aplicação da segurança e da defesa externa e interna de cada país. Com o fim da guerra fria esse panorama sofreu alterações. O presente texto analisa as convergências e divergências, na atuação das forças militares, com o fim da guerra fria.  Os procedimentos metodológicos são baseados na análise histórica e documental, como estratégia para compor um entendimento do tema em 03 países selecionados: Colômbia, Argentina e Brasil. O resultado aponta para formas diferentes de uso das Forças Armadas e traz uma reflexão sobre qual é o papel delas no século XXI
Carolina Carvalho Palomo Fernandes; Sueli Fernandes; Angela Maria Scalabrin Coutinho
Signo, v. 48, n. 93, p. 76-91, 2023 DOI Home page
Palavra-chave: Criança Surda; Ouvintização; ouvintismo; Educação Infantil; Inclusão Escolar
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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(en) In this article, we present the results of an ethnographic study on hearing-ization practices with deaf children in Early Childhood Education, in an inclusion context. The discussion aims to understand the processes of the hearing norm constitution in the inclusion of young deaf children in an institution of Early Childhood Education, in Curitiba. The study seeks to propose a reflection on a new analytical conceptual category - the hearing-ization - that is meant to refer to the naturalization of the hearing standard in those social processes and strategies that privilege the hearing people and their oral-auditory culture as the norm, dialoguing with concepts from the Sociology of Childhood and Deaf Studies in Education. The ethnography recorded in field notes, involved photographic material of the context of a Municipal Early Childhood Education Center (in Portuguese, CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil), and notes of informal conversations with the teachers and the children. The results showed that hearing-ization is present in practices that overvalue and naturalize symbols and in educational experiences focusing on the oral-auditory culture that make deaf children and their visual communication experiences invisible. The hearing norm and privilege is evident in the educational-pedagogical experiences, in the countless material and symbolic advantages that reiterate the prominence and positivity of hearing and speaking, in the practices of educating and caring in Early Childhood Education.
(pt) Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa de orientação etnográfica que tematiza as práticas de ouvintização com crianças surdas na Educação Infantil em contexto inclusivo. A discussão objetiva compreender os processos de constituição da norma ouvinte nas experiências de inclusão da criança surda pequena em uma instituição de Educação Infantil, em Curitiba. A pesquisa busca propor a reflexão sobre uma nova categoria conceitual analítica – a ouvintização – significada como referência à naturalização da norma ouvinte em processos e estratégias sociais que privilegiam a pessoa ouvinte e sua cultura oral-auditiva como norma, a partir do diálogo com conceitos da Sociologia da Infância e dos Estudos Surdos em Educação. A etnografia, registrada em diário de campo, contemplou imagens fotográficas do contexto de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), notas de conversas informais com as professoras e diálogos com as crianças. Nos resultados encontrados, ficou evidente que o privilégio ouvinte está presente em práticas de supervalorização e naturalização dos símbolos e vivências educativas que dão centralidade à cultura oral-auditiva, invisibilizando a criança surda e suas experiências de comunicação visual. A norma e o privilégio ouvinte evidenciam-se nas experiências educativo-pedagógicas, nas inúmeras vantagens materiais e simbólicas que reiteram o lugar de destaque e de positividade das referências do ouvir e falar nas práticas de educar-e-cuidar na Educação Infantil.
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