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Thiago Felipe Sebben;
Gonçalo Cassins Moreira do Carmo;
Bruno Pedroso;
André Mendes Capraro
Palavra-chave:
Diversidade cultural;
Políticas Públicas;
agenda educacional
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
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Ana Claudia Urban;
Dioury de Andrade Bueno
Palavra-chave:
Educação Infantil;
Educação Histórica;
patrimônio cultural;
Fontes históricas
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
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Barbara Caramuru Teles;
Henry Rafael Vallejo Infante
Palavra-chave:
Decolonialidade;
América Latina
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
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Ângelo Ricardo de Souza
Palavra-chave:
Gestão Democrática;
Gestão Escolar;
Gestão educacional;
Escola pública
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Políticas Educacionais;
Ciências Humanas; Educação; Administração Educacional; Administração de Sistemas Educacionais;
Ciências Humanas; Educação; Administração Escolar
resumo ...
RESUMO: Este artigo desenvolve um estudo teórico sobre a gestão democrática da escola e da...
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Ana Claudia Urban;
Tiago Costa Sanches
Palavra-chave:
Didática da História;
Aprendizagem Histórica;
curriculo nacional de base comum
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
RESUMO O presente artigo intenciona refletir sobre como se manifesta a concepção didática para o...
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Carlos Eduardo Sanches;
Andréa Barbosa Gouveia
Palavra-chave:
Políticas Educacionais;
financiamento da educação;
ICMS educação
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(en)
Constitutional Amendment 108/2020, which defined the permanent form for Fundeb, also established new rules for state governments to distribute the ICMS share to municipalities. In both cases, the constitutional text resulted in a shift in the financing policy for public basic education by linking revenues to results. The objective is that, from now on, the evolution of learning combined with the reduction of educational inequalities will influence the distribution of Fundeb revenue and ICMS collection in municipalities. However, this measure goes against the grain of how the education financing policy had been structured since the 1988 Constitution. This article analyzes the repercussions of the implementation of ICMS-Education in 12 municipalities that make up the metropolitan region of Curitiba from of the new input-outcome logic.
(es)
La Enmienda Constitucional 108/2020, que definió la estructura permanente del Fundeb, también estableció nuevas reglas para la distribución del ICMS entre los municipios de los estados. En ambos casos, el texto constitucional introdujo un cambio significativo en la política de financiamiento de la educación básica pública, al vincular los recursos a los resultados educativos. El objetivo es que, a partir de ahora, la evolución de los aprendizajes y la reducción de las desigualdades educativas influyan en la distribución tanto de los ingresos del Fundeb como de la recaudación del ICMS en los municipios. Sin embargo, esta medida contrasta con la estructura previa de la política de financiamiento de la educación, tal como se definió en la Constitución de 1988. Este artículo analiza las repercusiones de la implementación del ICMS-Educación en 12 municipios del primer anillo de la región metropolitana de Curitiba, a partir de la nueva lógica de entrada-salida de los recursos.
(pt)
A Emenda Constitucional 108/2020 que definiu a forma permanente para o Fundeb também estabeleceu novas regras para os governos estaduais distribuírem a cota-parte do ICMS aos municípios. Nos dois casos, o texto constitucional resultou em uma guinada na política de financiamento da educação básica pública ao atrelar receitas aos resultados. O objetivo é que, a partir de agora, a evolução da aprendizagem combinada com redução de desigualdades educacionais influencie a distribuição da receita do Fundeb e da arrecadação do ICMS nos municípios. Contudo, essa medida caminha na contramão de como a política de financiamento da educação vinha sendo estruturada desde a Constituição de 1988. Este artigo analisa a repercussão da implantação do ICMS-Educação em 12 municípios que integram o 1º Anel da região metropolitana de Curitiba a partir da nova lógica insumos-resultado.
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Anita Helena Schlesener;
Lorena Barolo Fernandes;
Izaias Costa Filho
Palavra-chave:
Política;
correlação de forças;
Educação;
política educacional
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
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LOPES, CLEBER;
Aldemar Balbino da Costa;
ZOPPO, BEATRIZ MARIA
Palavra-chave:
Formação docente;
Metodologias ativas;
aprendizagem
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(en)
Este artigo investiga a influência das metodologias ativas de aprendizagem na promoção da autonomia e inovação em pesquisadores em formação, utilizando uma abordagem transdisciplinar. Através da análise das contribuições de educadores renomados como John Dewey, Jean Piaget, Roger Schank, David Kolb, e George Siemens e Stephen Downes, o estudo discute como suas teorias educacionais e pedagógicas fornecem um arcabouço para o desenvolvimento de habilidades cruciais para a pesquisa inovadora. Dewey enfatiza a importância da experiência direta e da reflexão na aprendizagem, destacando como esses elementos são fundamentais para o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia. Piaget concentra-se no desenvolvimento cognitivo através da construção ativa do conhecimento, uma abordagem que estimula a curiosidade e a capacidade de resolver problemas complexos. Schank promove a aprendizagem orientada a cenários, que prepara os estudantes para enfrentar desafios reais, melhorando suas habilidades de inovação e adaptação. Kolb destaca o ciclo da aprendizagem experiencial, que incentiva a aplicação do conhecimento em novos contextos, uma habilidade essencial para a pesquisa inovadora. Siemens e Downes, por sua vez, sublinham a aprendizagem em redes, enfatizando a importância da colaboração e do compartilhamento de informações na era digital. Integrando essas perspectivas, o artigo ressalta o papel crucial das metodologias ativas de aprendizagem no cultivo de uma cultura educacional que valoriza a autonomia, a interdisciplinaridade e a inovação. Discussões no texto abordam como essas metodologias podem equipar os pesquisadores para superar desafios complexos em um mundo em constante mudança, promovendo um ambiente educacional mais dinâmico e interativo. Este estudo sugere uma transformação nas práticas de ensino superior, visando desenvolver pesquisadores mais inovadores e autônomos, capazes de contribuir significativamente para o avanço científico e tecnológico.
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Angelo Horst;
BRUNO ANGELO STRAPASSON
Palavra-chave:
História da Psicologia;
Ética profissional;
direitos humanos
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; História e Bases Epistemológicas da Psicologia
resumo ...
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Ângelo Ricardo de Souza;
Giselle Cristina Martins Real;
Nonato Assis de Miranda
Palavra-chave:
pós-graduação;
avaliação;
Qualidade educacional;
Educação
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Avaliação da Educação
resumo ...
(pt)
O artigo apresenta o quadro da pós-graduação em Educação no Brasil, relatando e analisando o seu desenvolvimento ao longo dos últimos anos, com o intuito de demonstrar as tensões que recaíram e ainda recaem sobre a organização e o funcionamento da Área. Além disso, foram destacadas as resoluções encontradas e encaminhadas pela Área na lida com tais dilemas e, ainda, avaliado o alcance dessas ações e dos desafios que ainda perduram ou que surgiram nesta trajetória com vistas à ampliação da qualidade da pós-graduação em Educação no país.
Palavras-chave: Pós-Graduação; Avaliação; Qualidade; Educação.
Abstract
The article presents the Education graduate studies framework in Brazil, reporting and analyzing its development over the last few years, with the intention to demonstrate the tensions that have and still affect this field organization and functioning. Furthermore, the resolutions found and forwarded by the Education Coordination Area in dealing with such dilemmas were highlighted, and the scope of these actions and the challenges that persist or that have emerged in this trajectory with a view to increasing the quality of graduate level in Education in the country.
Keywords: Graduate Studies; Evaluation; Quality; Education.
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