Publicações - linguística, letras e artes


Allan Valenza da Silveira
REVISTA ELETRÔNICA DO INSTITUTO DE HUMANIDADES, v. 25, n. 51, p. 144-159, 2021 Home page
Palavra-chave: Acervo Cultural; teatro; Memória; patrimônio cultural
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História; História e memória; Linguística, Letras e Artes; Artes; Acervo Cultural
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(pt) A constituição de acervos teatrais locais se redefiniu na contemporaneidade juntamente com a nova noção de indivíduo (Hall; Bauman). A crise contemporânea de valores universalizantes do patrimônio e de bens culturais é uma crise da narrativa nacional e de seus cânones culturais. Valorizar o arquivo como espaço de preservação da memória e de práticas de criação de identidades locais decorre desta nova face do indivíduo, possibilitando a multiplicação de vozes e a redefinição de valores culturais.
Regina Célia Halu
PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA), v. 16, n. 1, p. 97-109, 2021 DOI
Palavra-chave: expansão da língua inglesa; falante nativo; professores universitários de inglês; atitude; trajetória identitária profissional
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Lingüística; Lingüística Aplicada; Linguística, Letras e Artes; Letras; Línguas Estrangeiras Modernas; Língua inglesa
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Ana carolina de Paula; Gislaine Cristina Vagetti; Valdomiro de Oliveira
SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO, v. 09, n. 01, p. 1-11, 2021
Palavra-chave: Educação de idosos; Percepção de saúde; Canto Coral
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Linguística, Letras e Artes; Artes; Musicoterapia
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Thainan da Silva Rocha; Walter Lima Torres Neto
RASCUNHOS - CAMINHOS DA PESQUISA EM ARTES CÊNICAS, v. 8, n. a, p. 08-26, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Cultura Teatral; Mercado de Trabalho; teatro digital; teatro online; tecnologia teatral
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; artes cenicas; Linguística, Letras e Artes; Artes; Teatro; Dramaturgia
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Teresa Cristina Wachowicz
REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 19, n. 18, p. 59-80, 2021 Home page
Palavra-chave: cognição; nanossintaxe; primitivos semânticos
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Semântica Cognitiva
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Vol. 19 – número 18 - novembro de 2021 - ISSN 1678-8931 - TEMA: Investigações em Nanossintaxe - edição organizada por Thayse Letícia Ferreira, Valdilena Rammé & Teresa Wachowicz
Paula, Ana Caroline de; Crismarie Casper Hackenberg; Sheila Maria Ogasavara; Valdomiro de Oliveira; Gislaine Cristina Vagetti
(CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS, v. 15, n. 01, p. 21-35, 2021 Home page
Palavra-chave: Educação de idosos; Musicoterapia; Canto Coral
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Linguística, Letras e Artes; Artes; Musicoterapia
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Rosane Cardoso de Araújo; Maitê Victória Alonso; Thais Brasil Silveira; Ariane Leoni Ribas
ORFEU, v. 6, n. 2, p. 164-185, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Criatividade; educação musical; cognição
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Música; Luteria (construção de instrumentos musicais)
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(en) The theme of this study was about creativity in the musical practice of music teachers. The objective was to investigate through qualitative and quantitative design, conceptions about musical creativity, of teachers acting as autonomous teachers or in specific institutions of music teaching, in the city of Curitiba and in nearby regions. The methodology used was a hybrid model that involved a Survey and a Case Study, carried out in two stages (A and B). The results of Stage A, carried out with 71 music teachers, revealed that 99% of the participants believed that the teacher can conduct a creative class and 100% agreed that the student's musical creativity can be developed. The teachers also presented their own conceptions/opinions about the presence of creativity in the teaching of music, highlighting three main categories: creativity as innovative teaching; as student autonomy; and how to solve problems. Stage B, which had the participation of an instrument teacher, revealed that his practices were in line with the perspective of teaching creativity as problem solving, in addition to demonstrating his creative production in line with studies on multiple approaches to creativity. The results of this study corroborate the research on creativity in teaching music practice, helping to reflect on the need to consider the potential of creative practices to optimize the teaching process.
(pt) O tema deste estudo é a criatividade na prática musical de docentes de música. O objetivo foi investigar, por meio de delineamento qualitativo e quantitativo, concepções sobre criatividade musical, de professores atuantes como docentes autônomos ou em instituições específicas de ensino da música, da cidade de Curitiba e de regiões próximas. A metodologia utilizada foi um modelo híbrido que envolveu um estudo de levantamento e um estudo de caso, realizado em duas etapas (A e B). Os resultados da Etapa A, realizada com 71 professores de música, revelaram que 99% dos participantes acreditavam que o professor pode conduzir uma aula criativa e que 100% concordavam que a criatividade musical do aluno pode ser desenvolvida. Os docentes também apresentaram concepções/opiniões próprias sobre a presença da criatividade nos processos de ensino de música, destacando três categorias principais: a criatividade como ensino inovador, como autonomia do aluno e como resolução de problemas. A Etapa B, que teve a participação de um professor de instrumento, revelou que as suas práticas estavam de acordo com a perspectiva da criatividade docente como resolução de problemas, além de demonstrar sua produção criativa em congruência com os estudos sobre abordagens múltiplas da criatividade. Os resultados deste estudo corroboram com as pesquisas sobre criatividade na prática musical docente, auxiliando na reflexão sobre a necessidade de se considerar o potencial das práticas criativas para otimizar o processo de ensino.
Dulce Regina Baggio Osinski; Jacyara Batista Santini
REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 21, n. 1, p. e177-25, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: História da educação; história dos conceitos; conceito de criatividade; Jornal Arte & Educação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação; Linguística, Letras e Artes; Artes; Educação Artística
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(en) This article analyzes the concept of creativity approached in the texts published in the newspaper Arte & Educação, linked to the Escolinha de Arte do Brasil (EAB), in the period of its existence, between 1970 and 1978, relating it to the ideal of education through art, defended at the time by artists, educators, journalists and psychologists. The method of analysis sought support in the reflections on educational / pedagogical press by Caspard, Nóvoa, Catani, Souza and Campos, and in the dialogue with the history of concepts from Koselleck. As sources, in addition to the newspaper Arte & Educação, articles published in newspapers and magazines in circulation in Rio de Janeiro were used, such as Diário de Notícias, Correio da Manhã, Última Hora, Revista da Semana and Careta
(es) Este artículo analiza el concepto de creatividad abordado en los textos publicados en el periódico Arte & Educação, vinculado a la Escolinha de Arte do Brasil (EAB), en el período de su existencia, entre 1970 y 1978, relacionándolo con el ideal de la educación a través del arte, defendido en aquella época por artistas, educadores, periodistas y psicólogos. El método de análisis buscó apoyo en las reflexiones sobre prensa educativa / pedagógica de Caspard, Nóvoa, Catani, Souza y Campos, y en el diálogo con la historia de los conceptos de Koselleck. Como fuentes, además del periódico Arte & Educação, se utilizaron artículos publicados en periódicos y revistas en circulación en Río de Janeiro, como Diário de Notícias, Correio da Manhã, Última Hora, Revista da Semana y Careta.
(pt) Este artigo analisa o conceito de criatividade abordado nos textos publicados no jornal Arte & Educação, vinculado à Escolinha de Arte do Brasil (EAB), no período de sua existência, entre 1970 e 1978, relacionando-o ao ideal de educação pela arte defendido à época por artistas, educadores, jornalistas e psicólogos. O método de análise buscou apoio nas reflexões sobre imprensa educacional/pedagógica de Caspard, Nóvoa, Catani, Souza e Campos, e no diálogo com a história dos conceitos a partir de Koselleck. Como fontes, além do jornal Arte & Educação, foram utilizados artigos publicados em jornais e revistas em circulação no Rio de Janeiro, tais como Diário de Notícias, Correio da Manhã, Última Hora, Revista da Semana e Careta.
Ana Josefina Ferrari; Monica Graciela Zoppi Fontana
Leitura, v. 69, n. mai/ago 21, p. 3-11, 2021 DOI
Palavra-chave: mulheres; Análise de Discurso
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Análise do Discurso
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Thalita Alves Sejanes; Kátia Maria Kasper
Linha Mestra, v. 44, n. 44, p. 142-149, 2021 Home page
Palavra-chave: corpo; criação; Cartografia; devir; Fernand Deligny
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Linguística, Letras e Artes; Artes; Artes
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(pt) Fragmentos de uma dissertação de mestrado, que cartografa o processo de criação do espetáculo Cabaret Macchina, do coletivo Selvática Ações Artísticas. No encontro das artistas com a cidade de Curitiba, esboçam-se pistas a propósito de processos de criação, com seus trajetos, encontros, acasos e ocasiões. Traça-se uma cartografia (DELEUZE; GUATTARI, 1995) dos processos, envolvendo os efeitos dos encontros dos corpos, entre devires da arte e devires da educação. Corpos produzidos na intensidade dos encontros.  Especial atenção aos procedimentos das artistas para criar, inventando caminhos e modos de fazer, com abertura radical aos encontros, com humanos e não-humanos. Maquinando também com a ecosofia (GUATTARI, 2011) e a cidade tramada em processos desejantes, com outros modos de aprender e pesquisar, resistindo a tempos brutos. Micropolítica. Sobressaltos. Redes que se criam inventando possibilidades. Desenha-se uma trama aracniana: saberes do corpo, fazer-se rede, movida pelos efeitos de tais encontros. Traçar é agir. (DELIGNY, 2015).
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