Publicações - ciências da saúde


Adriella Camila G. F. S. Furtado-Silva; Islandia Bezerra; Cristiane Rocha Silva; Giovanna Collodel Peruzzo; MARIA LUIZA PRZYBYSEWSKI; Rubia Carla Formighieri Giordani
BAJO EL VOLCÁN -REVISTA DEL POSGRADO DE SOCIOLOGÍA, v. 3, n. 5, p. 429-450, 2021
Palavra-chave: Health; gender; Ecology
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências da Saúde; Nutrição; Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico
resumo ...
Felipe Roberto Ribeiro Sampaio; Luis Felipe Ferro
RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 10, p. e588101019324 2021 DOI
Palavra-chave: Economia Solidária; Saúde Mental; Políticas Públicas; Trabalho; Saúde Pública; Inclusão Social
Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Saúde Mental; Ciências Humanas; Ciência Política; Políticas Públicas; Ciências da Saúde; Saúde Coletiva
resumo ...
Lucí Regina Panka Archegas; IZABEL DO ROCIO COSTA FERREIRA; Savio Marcelo Leite Moreira-da-Silva; Paulo Cesar Gonçalves dos Santos
Expressa Extensão (UFPel), v. 26, n. 2, p. 177-188, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Extensão Universitária; Saúde bucal; educação em saúde; ENSINO MÉDIO
resumo ...
RENATA JACOBOVSKI; Luis Felipe Ferro
RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 10, n. 3, p. e39910313391 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Educação Permanente em Saúde; Políticas Públicas; Metodologias ativas; ensino
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Políticas Públicas; Ciências Humanas; Educação; Ciências da Saúde; Saúde Coletiva; Saúde Pública
resumo ...
(en) The National Policy for Permanent Education in Health (EPS) has structured the training of human resources for the Brazilian Unified Health System (SUS), presenting among its guidelines the adoption of active learning methodologies (MAs) to promote meaningful and critical education. This research, based on the systematic integrative review, aimed to deepen and systematize knowledge about the use of MAs strategies in EPS processes. The literature review involved the databases of the Virtual Health Library and obtained 18 papers. For data analysis, a synthesis matrix was used, in order to organize and categorize the information. We observed that all research focused on detailing the principles about MAs. Regarding the definitions, most of the works conceptualized MAs as an alternative method to the traditional teaching model. Among the implementation strategies, we list the work in groups, teams and actions in networks; the experimentation and problematization of reality; seminars, dialogues, dynamics and workshops. With regard to evaluations, the need for most inclusive and procedural practices is emphasized. In relation to integrated curricular guidelines, the importance of curricular bases that promote cohesion between knowledge and alignment of theory to practice is highlighted. Concerning the use of ICTs, we observed that this tool provides new ways of applying distance education and MAs. Finally, studies are suggested to delimit the concept of MAs with greater precision and depth, including innovative strategies that are applicable, replicable and transforming reality.
(es) La Política Nacional de Educación Permanente en Salud (EPS) estructuró la formación de recursos humanos para el Sistema Único de Salud (SUS), presentando entre sus directrices la adopción de metodologías activas de enseñanza (MAs) para promover aprendizajes significativos y críticos. Este estudio, marcado por la revisión sistemática integradora de literatura, buscó profundizar y sistematizar los conocimientos sobre el uso de estrategias de MAs en los procesos de EPS. La búsqueda de literatura usó la base de datos de la Biblioteca Virtual de Salud obteniendo 18 trabajos. Para el análisis de datos se utilizó la matriz de síntesis, con el propósito de organizar y categorizar la información. Se observa que todos los trabajos tuvieron foco en detallar los principios de las MAs, y las definiciones apuntan a este como un método alternativo al modelo tradicional de enseñanza. Entre las estrategias de implementación, se destacan los trabajos grupales, las acciones en red, la experiencia y problematización de la realidad; exposiciones, diálogos, dinámicas y talleres. Sobre métodos de evaluación, se resalta la necesidad de prácticas más inclusivas y procedimentales. Sobre las directrices curriculares integradas, se destacan aquellas que promuevan cohesión entre los conocimientos y alineamiento de teoría y práctica. Respecto al uso de Tecnologías de Información y Comunicación, puede decirse que proporcionan nuevas formas de aplicación de la educación a distancia y MAs. Por último, son sugeridos estudios que profundicen el concepto de MAs con mayor precisión, proponiendo estrategias innovadoras que sean aplicables, replicables y transformadoras de la realidad.
(pt) A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (EPS) regulamentou a formação de recursos humanos para o SUS, apresentando entre suas diretrizes a adoção de metodologias ativas (MAs) para promover aprendizagens significativas e críticas. O presente estudo, pautado na revisão sistemática integrativa, teve como objetivo aprofundar e sistematizar conhecimentos sobre a utilização de estratégias de MAs em processos de EPS. A busca de literatura envolveu as bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde e obteve 18 trabalhos. Para a análise dos dados, foi utilizada a Matriz de Síntese, possibilitando a categorização em núcleos temáticos. Observa-se que todos os trabalhos apresentaram princípios acerca das MAs, afirmando sua potência como método alternativo ao modelo tradicional de ensino. Dentre as estratégias para a implementação das MAs em processos de EPS, foram destacados os trabalhos em grupos, equipes e ações em redes; a experimentação e problematização da realidade; os seminários, diálogos, dinâmicas e oficinas. No tocante às avaliações, ressalta-se a necessidade de práticas inclusivas e processuais. A bibliografia ainda destaca a importância da constituição de currículos integrados, que promovam coesão entre conhecimentos e alinhamento da teoria à prática, articulando ações entre formação na graduação e práticas de EPS. Para além, os trabalhos ressaltam a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação enquanto estratégia para proporcionar novas formas de aplicação da educação a distância e das MAs. Por fim, sugere-se estudos que delimitem com maior profundidade o conceito acerca das MAs, elucidando estratégias inovadoras que sejam aplicáveis, replicáveis e transformadoras da realidade.
BOOSTEL, RADAMÉS; PEDROLO, EDIVANE; BORTOLATO-MAJOR, CARINA; VAYEGO, STELA ADAMI; Maria de Fatima Mantovani; FELIX, JORGE VINICIUS CESTARI
RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 10, n. 3, p. e0410312875 2021 DOI Home page
Palavra-chave: ansiedade; Estudantes de Enfermagem; Treinamento por simulação
Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Enfermagem; Cuidado de enfermagem na saúde do adulto
resumo ...
Aline Procópio; Renato Voss Rosa; Ivana Froede Neiva; Andresa Carla obici
REVISTA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, v. 51, n. 1, p. 9-17, 2021 Home page
Palavra-chave: polimerização; luz visível; Biossegurança
Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Odontologia; Clínica Odontológica; Ciências da Saúde; Odontologia; Ortodontia; Ciências da Saúde; Odontologia; Materiais Odontológicos
resumo ...
REIS, GISELLE EMILÃINE DA SILVA; CALIXTO, ROBSON DIEGO; PETINATI, MARIA FERNANDA PIVETTA; SOUZA, JULIANA FELTRIN DE; KÜCHLER, ERIKA CALVANO; COSTA, DELSON JOÃO DA; BONOTTO, DANIEL; Nelson Rebellato; SCARIOT, RAFAELA
BRAZILIAN ORAL RESEARCH, v. 35, n. e007, p. 1-11, 2021 DOI
Palavra-chave: Surgery; Oral; molar; third; quality of life; polymorphism
Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais
resumo ...
REIS, GISELLE EMILÃINE DA SILVA; CALIXTO, ROBSON DIEGO; PETINATI, MARIA FERNANDA PIVETTA; SOUZA, JULIANA FELTRIN DE; KÜCHLER, ERIKA CALVANO; Delson João da Costa; BONOTTO, DANIEL; REBELLATO, NELSON LUIS BARBOSA; SCARIOT, RAFAELA
BRAZILIAN ORAL RESEARCH, v. 35, p. 01-11, 2021 DOI
Palavra-chave: Terceiros molares inclusos; Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais
Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Farmacologia; Transmissão Neuromuscular
resumo ...
ZAMPIERI, FERNANDO G.; PARANHOS, JORGE L. R.; GUEDES, MARCO A. V.; LÚCIO, ERALDO A.; OLIVEIRA-JÚNIOR, LÚCIO C.; Réa-Neto, A.; LISBOA, THIAGO C.; LACERDA, FÁBIO H.; MAIA, ISRAEL S.; GRION, CINTIA M. C.; ASSUNÇÃO, MURILLO S. C.; MANOEL, AIRTON L. O.; MACHADO, FLÁVIA R.; BIONDI, RODRIGO S.; FREITAS, FLÁVIO G. R.; VEIGA, VIVIANE C.; FIGUEIREDO, RODRIGO C.; LOVATO, WILSON J.; AMÊNDOLA, CRISTINA P.; SERPA-NETO, ARY
JAMA-JOURNAL OF THE AMERICAN MEDICAL ASSOCIATION, v. 326, n. 9, p. 818-829, 2021 DOI
Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Farmacologia; Transmissão Neuromuscular; Ciências da Saúde; Medicina; Medicina Intensiva
resumo ...
ZAMPIERI, FERNANDO G.; SERPA-NETO, ARY; PARANHOS, JORGE L. R.; ANDRADE, JOSÉ; GODOY, MICHELE M. G.; Réa-Neto, A.; ROMANO, EDSON; Dal Pizzol, Felipe; SILVA, EMERSON B.; SILVA, MIQUEIAS M. L.; MACHADO, MIRIAM C. V.; MALBOUISSON, LUIZ MARCELO S.; MACHADO, FLÁVIA R.; BIONDI, RODRIGO S.; FREITAS, FLÁVIO G. R.; VEIGA, VIVIANE C.; FIGUEIREDO, RODRIGO C.; LOVATO, WILSON J.; AMÊNDOLA, CRISTINA P.; ASSUNÇÃO, MURILLO S. C.
JAMA-JOURNAL OF THE AMERICAN MEDICAL ASSOCIATION, v. 326, n. 9, p. 830 2021 DOI
resumo ...
Total de registros: