Publicações - ciências humanas


MACHADO, TIARA TEREZINHA MATTE BORGES; Ana Paula Almeida de Pereira
ALETHEIA, v. 56, n. 2, p. 22-42, 2023 DOI Home page
Palavra-chave: transtornos do espectro do autismo; déficit atencional; avaliacao neuropsicologica
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Psicologia; Tratamento e Prevenção Psicológica; Intervenção Terapêutica
resumo ...
RICARDO, KAROLINE HACHLER; SILVA, LISANDRA OLIVEIRA E; ANA PAULA DAHLKE; ANA PAULA DAHLKE; WITTIZORECKI, ELISANDRO SCHULTZ; PLOTEGHER, ÂNDREA TRAGINO
EDUCAÇÃO EM ANÁLISE, v. 8, n. 2, p. 358-378, 2023 DOI Home page
Palavra-chave: Desemparedamento das infâncias; Educação Física Escolar; Educação Infantil; Natureza
Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Farmacologia; Transmissão Neuromuscular; Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação; Tópicos Específicos de Educação; Educação Pré-Escolar
resumo ...
(en) This study, based on the research problem configured in the question, “How can school Physical Education collaborate in the process of unpairing childhoods in Early Childhood Education and what is its contribution to the child-nature relationship?”, seeks to understand the process of unpairing children. childhoods in Early Childhood Education, as well as the possible relationships between this and Physical Education at school; and dialogue on the subject of separation from our first understandings about the possible relationships between separation from childhood, Early Childhood Education and Physical Education. It is a descriptive exploratory qualitative research that resulted in the mapping of spaces-times of Early Childhood Education in the city of Porto Alegre/RS and metropolitan region that approach the educational perspectives of unpaired childhoods and; in the dialogues with the collaborating subjects that helped in the understanding of the different realities and understandings of disengagement. For the production of information, the following procedures were used: participant observation on the day of the visit to the mapping space-times, field diary and dialogue with the research collaborators. We understand that Physical Education needs to be decolonized, understanding children as subjects who produce culture and historical and socially contextualized knowledge, prioritizing, therefore, educational experiences in contact with nature, where children can investigate the world, play, interact, move freely and create.
(es) Este estudio, a partir del problema de investigación configurado en la pregunta “¿Cómo puede la Educación Física escolar colaborar en el proceso de desemparejamiento de las infancias en la Educación Infantil y cuál es su aporte a la relación niño-naturaleza?”, busca comprender el proceso de el desemparejamiento de las infancias en la Educación Infantil, así como las posibles relaciones de ésta con la Educación Física en la escuela; y diálogo sobre el tema de la separación desde nuestros primeros entendimientos sobre las posibles relaciones entre la separación desde la infancia, la Educación Infantil y la Educación Física. Se trata de una investigación cualitativa exploratoria descriptiva que resultó en el mapeo de espacios-tiempos de la Educación Infantil en la ciudad de Porto Alegre/RS y región metropolitana que abordan las perspectivas educativas de las infancias desapareadas y; en los diálogos con los sujetos colaboradores que ayudaron en la comprensión de las diferentes realidades y entendimientos de la desvinculación. Para la producción de información se utilizaron los siguientes procedimientos: observación participante el día de la visita al mapeo espacio-tiempo, diario de campo y diálogo con los colaboradores de la investigación. Entendemos que la Educación Física necesita ser descolonizada, entendiendo a los niños como sujetos productores de cultura y conocimiento histórico y socialmente contextualizado, priorizando, por tanto, experiencias educativas en contacto con la naturaleza, donde los niños puedan investigar el mundo, jugar, interactuar, moverse libremente y crear.
(pt) Este estudo, a partir do problema de pesquisa configurado na questão, “Como a Educação Física escolar pode colaborar no processo de desemparedamento das infâncias na Educação Infantil e qual a sua contribuição na relação criança-natureza?”, procura compreender o processo de desemparedamento das infâncias na Educação Infantil, bem como quais as possíveis relações deste com a Educação Física escolar; e dialogar sobre a temática do desemparedamento a partir das nossas primeiras compreensões acerca das possíveis relações entre desemparedamento das infâncias, Educação Infantil e Educação Física. Trata de uma pesquisa qualitativa exploratória descritiva que resultou no mapeamento dos espaços-tempos de Educação Infantil da cidade de Porto Alegre/RS e região metropolitana que se aproximam das perspectivas educativas de desemparedamento das infâncias e; nos diálogos com os/as sujeitos/as colaboradores/as que auxiliaram na compreensão das diferentes realidades e entendimentos de desemparedamento. Para a produção de informações foram utilizados os seguintes procedimentos: observação participante do dia da visita aos espaços-tempos do mapeamento, diário de campo e diálogo com os/as sujeitos/as colaboradores/as da pesquisa. Compreendemos que a Educação Física precisa ser decolonizada, entendendo as crianças como sujeitos/as produtores/as de cultura e de conhecimento histórico e socialmente contextualizados, priorizando, para tanto, experiências educativas em contato com a natureza, onde as crianças possam investigar o mundo, brincar, interagir, movimentar-se livremente e criar.
Adilar Antonio Cigolini; SOUZA, MARCUS
GEOGRAFIA (LONDRINA), v. 32, n. 1, p. 181-201, 2023 DOI Home page
Palavra-chave: Migração haitiana; políticas migratorias; direitos dos imigrantes
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; geografia da população
resumo ...
(en) Every migration process represents a problem when it comes to insertion in the social structure of a country. There are difficulties in integration, whether due to social, economic, or cultural vulnerability, which nurture an immense challenge: the creation of public policies and legal guarantees that serve this group seeking adequate social insertion. The present study analyzed the legislation and institutions responsible, or that shelter migrants, aiming to evaluate them from the perspective of the migrants themselves, in this case, the Haitians. From a methodological point of view, two approaches were used. The first consisted of documentary analysis, and the second, the application of questionnaires and qualitative interviews to immigrants. The result highlights deficiencies in the integration of immigrants, who, even though they often have legal support within Brazil, do not find adequate public policies and institutions prepared to make their rights viable.
(es) Todo proceso migratorio representa un desafío en cuanto a su inserción en la estructura social de un país. Existen dificultades de integración, sea por una vulnerabilidad social, económica o cultural, que corroboran para que el desafío se torne más grande: la creación de políticas públicas y garantías legales que sirvan a este grupo en búsqueda de una adecuada inserción social. Este trabajo hace un análisis sobre la legislación y las instituciones responsables que amparan a los migrantes, buscando evaluarlas desde la perspectiva de los propios inmigrantes, en este caso, los haitianos. Desde un punto de vista metodológico, hubo dos enfoques. El primero se apoyó en el análisis documental y el segundo tuvo el soporte de la aplicación de cuestionarios y entrevistas cualitativas a inmigrantes. El resultado apunta a deficiencias en la integración de los inmigrantes, quienes aunque muchas veces posee nun respaldo legal en Brasil, no encuentran políticas públicas adecuadas e instituciones preparadas para garantizar sus derechos.
(pt) Todo processo de migração representa um desafio, quando se trata de sua inserção na estrutura social deum país. Existem dificuldades de integração, seja por vulnerabilidade social, econômica ou cultural, que alimentam um desafio imenso: a criação de políticas públicas e garantias legais que atendam a esse grupo buscando uma inserção social adequada. Esse trabalho faz uma análise da legislação e das instituições responsáveis ou que acolhem migrantes buscando avaliá-las a partir da visão dos próprios migrantes, no caso, os haitianos. Do ponto de vista metodológico foram duas abordagens. A primeira consistiu na análise documental e a segunda foi a aplicação de questionários e entrevistas qualitativas a imigrantes. O resultado aponta para deficiências na integração dos imigrantes, que mesmo tendo, muitas vezes, suporte legal dentro do Brasil, não encontram políticas públicas adequadas e instituições preparadas para viabilizar, de fato, seus direitos.
VIEIRA, C. E.; Alberto Damasceno
CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 22, n. 1, p. e163-1, 2023 DOI Home page
Palavra-chave: Virgílio Cardoso de Oliveira; Intelectuais; Discurso Republicano; Formação do Povo Brasileiro
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Fundamentos da Educação; História da Educação; Ciências Humanas; História; História Moderna e Contemporânea; História Intelectual
resumo ...
(en) The objective of this article is to discuss the trajectory of Virgílio Cardoso de Oliveira (1868-1935), focusing on the relationship between the republican discourse and the debates on the formation of the Brazilian people in the context of the First Republic, especially in the period of the internecies, in the Amazon region. In theoretical terms, we will explore, the concept of intellectual, the notions of space of experience and horizons of expectations, as well as the concepts of language games and normative concepts. Among the sources used for the analysis we highlight: newspapers, state documents, books and images. We conclude by stating that Virgil Cardoso represented an important position within Republican discourse and practice, even though his power to transform the educational reality of the country has been limited, by explicit and implicit resistance, to make the Republic a democratic project and capable of promoting political inclusion and social justice.
(es) El objetivo de este artículo es discutir la trayectoria de Virgílio Cardoso de Oliveira (1868-1935), teniendo como foco la relación entre el discurso republicano y los debates sobre la formación del pueblo brasileño en el contexto de la Primera República, especialmente en el período del entresséculos, en la región amazónica. En términos teóricos, exploraremos, el concepto de intelectual, las nociones de espacio de experiencia y horizontes de expectativas, además de los conceptos de juegos de lenguaje y conceptos normativos. Entre las fuentes utilizadas para el análisis destacamos: periódicos, documentos del Estado, libros e imágenes. Concluimos afirmando que Virgilio Cardoso representó una posición importante dentro del discurso y de la práctica republicana, aunque su poder de transformar la realidad educativa del país haya sido limitada, por las resistencias, explícitas e implícitas, hacer de la República un proyecto democrático y capaz de promover la inclusión política y la justicia social.
(pt) O objetivo deste artigo é discutir a trajetória de Virgílio Cardoso de Oliveira (1868-1935), tendo como foco a relação entre o discurso republicano e os debates sobre a formação do povo brasileiro no contexto da Primeira República, especialmente no período do entresséculos, na região amazônica. Em termos teóricos, exploraremos, o conceito de intelectual, as noções de espaço de experiência e horizontes de expectativas, além dos conceitos de jogos de linguagem e conceitos normativos. Entre as fontes utilizadas para a análise destacamos: jornais, documentos do Estado, livros e imagens. Concluímos afirmando que Virgílio Cardoso representou uma posição importante dentro do discurso e da prática republicana, ainda que seu poder de transformar a realidade educacional do país tenha sido limitada, pelas resistências, explícitas e implícitas, em tornar a República um projeto democrático e capaz de promover inclusão política e a justiça social.
Antonio Edmilson Paschoal
PENSANDO: REVISTA DE FILOSOFIA (UFPI), v. 14, n. 33, p. 104-115, 2023 DOI
Palavra-chave: Esquecimento; Natureza; Nietzsche; Fausto; Kopenawa
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Filosofia; Ética e filosofia política
resumo ...
Catarina Moro; Angela Maria Scalabrin Coutinho; PINHO, GABRIELA
PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO), v. 18, p. 1-17, 2023 DOI Home page
Palavra-chave: Ética na pesquisa; pesquisa; Sistema CEP/CONEP
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(en) Based on recent and current legislation at the national level (Resolution nº 510/2016 and Resolution nº 674/2022, of the National Health Council) and local and on discussions of contemporary authors who have debated the topic of ethics in research in the field of Education , it is considered pertinent the discussion regarding the limitations of the Research Ethics Committee/National Committee of Research Ethics (known by the acronym CEP/CONEP ) accessed through the Plataforma Brasil database (unified electronic system for registration of research involving human beings, linked to the Ministry of Health) with regard to the specificities of research in Humanities and Social Sciences (HSS). The hypertrophy of requirements in the process of requesting CEP approval via Plataforma Brasil and the bureaucracies (extensive and generalized forms) that do not match the specificities of research in HSS reveal the importance of a readjustment of the procedure adopted, from the perspective of education, which conceives ethics beyond a set of norms and filling out forms. Keywords: Ethics. Research. CEP/CONEP System.
(es) Con base en las legislaciones recientes y vigentes en el ámbito nacional (Resolución nº 510/2016 e Resolución nº 674/2022, del Consejo Nacional de Salud) y local y en discusiones de autores contemporáneos que han debatido el tema de la ética en la investigaciones en el área de la Educación, se considera pertinente la discusión a respecto de las limitaciones del Comité de Ética en Investigación/Comité Nacional de Ética en Investigación (CEP/Conep) accedido por medio de la base de la Plataforma Brasil (sistema electrónico unificado de registro de investigaciones involucrando seres humanos, vinculado al Ministerio de la Salud) en lo que se refiere a las especificidades de las investigaciones en Ciencias Humanas y Sociales (CHS). La hipertrofia de exigencias en el proceso de solicitud de aprobación del CEP vía Plataforma Brasil y las burocracias (formularios extensos y generalizados) que no se corresponden con las especificidades de las investigaciones en CHS, revelan la importancia de una readecuación del procedimiento adoptado, bajo la óptica de la educación, que conciba la ética más allá de un conjunto de normas y de cumplimentación de formularios. Palabras clave: Ética. Investigación. Sistema CEP/Conep.
(pt) Com base nas legislações recentes e vigentes em âmbito nacional (Resolução nº 510/2016 e Resolução nº 674/2022, do Conselho Nacional de Saúde) e local e em discussões de autores contemporâneos que têm debatido o tema da ética em pesquisas na área da Educação, considera-se pertinente a discussão a respeito das limitações do Comitê de Ética em Pesquisa/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CEP/Conep) acessado por meio da base Plataforma Brasil (sistema eletrônico unificado de registro de pesquisas envolvendo seres humanos, vinculado ao Ministério da Saúde) no que diz respeito às especificidades das pesquisas em Ciências Humanas e Sociais (CHS). A hipertrofia de exigências no processo de solicitação de aprovação do CEP via Plataforma Brasil e as burocracias (formulários extensos e generalizados) que não condizem com as especificidades das pesquisas em CHS revelam a importância de uma readequação do procedimento adotado, sob a óptica da educação, que conceba a ética para além de um conjunto de normas e preenchimento de formulários. Palavras-chave: Ética. Pesquisa. Sistema CEP/Conep.
Célia Ratusniak; Carla Clauber da Silva
REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL, v. 27, p. 1-9, 2023 DOI Home page
Palavra-chave: fracasso escolar; Relações de gênero e raça; Alunas-mães
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Psicologia; Psicopatologia
resumo ...
RESUMO Este artigo problematiza os efeitos da judicialização da evasão escolar na vida de...
Vinicius Bastos Gomes; Alfonso Benetti; Danilo Ramos
OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE), v. 29, n. 2023, p. 1-19, 2023 DOI Home page
Palavra-chave: Cognição Musical; performance pianística; Jazz; Música brasileira
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Psicologia Cognitiva; Cognição Musical
resumo ...
(en) The objective of this study was to examine the criteria used by pianist performers-arrangers-improvisers in creating solo piano arrangements and observe the influence of expertise on executing this task. Initially, 18 pianists, divided into three groups with different levels of expertise (elite, intermediate, and beginner), conducted a self-assessment based on recordings of original arrangements prepared for this study. Subsequently, their statements were analyzed following the model proposed by Laurence Bardin (1977), involving the categorization of relevant topics mentioned by the pianists themselves. The results indicated that the elements relevant to the evaluation of performances were related to tempo, structure, melody, harmony, interpreter’s intentionality, sonority, instrumentation and performer’s behavior when performing the pieces. Tempo-related factors had a similar impact on the evaluation of pianists from all three groups, while aspects related to sonority and the interpreter’s intention showed greater divergence among them. In conclusion, the study found that self-assessment among pianists with different levels of expertise revealed common factors. However, participants with higher levels of expertise tend to focus more on abstract aspects, whereas technical elements are more dominant among the others.
(pt) O objetivo do presente estudo foi verificar quais foram os critérios utilizados por pianistas intérpretes-arranjadores-improvisadores na realização de um arranjo para piano solo de forma a observar a influência da expertise sobre a realização da tarefa. Primeiramente, 18 pianistas divididos em três grupos de diferentes níveis de expertise (de elite, intermediário e iniciante) realizaram um procedimento de autoavaliação tendo por base a gravação de arranjos autorais elaborados para este estudo. Posteriormente, seus depoimentos foram analisados segundo o modelo de análise de conteúdo proposto por Laurence Bardin (1977), envolvendo a categorização de tópicos relevantes referidos por eles próprios. Os resultados indicaram que os grupos de elementos pertinentes à avaliação das performances estavam relacionados ao tempo, à estrutura, à melodia, à harmonia, à intencionalidade do intérprete, à sonoridade, à instrumentação e ao comportamento do músico na execução das peças. Os concernentes ao tempo foram os que impactaram de forma semelhante as avaliações dos pianistas dos três grupos, enquanto os relacionados à sonoridade e à intencionalidade do intérprete demonstraram maior divergência nesse quesito. Conclui-se que, embora haja fatores comuns à autoavaliação de pianistas de diferentes expertises, o foco em aspectos abstratos predomina entre os participantes de nível mais elevado, enquanto os relacionados a elementos técnicos predominam entre os demais.
Maria Thereza Oliveira Souza; Marcelo Moraes e Silva; André Mendes Capraro
CAMPOS (UFPR), v. 23, n. 2, p. 147-170, 2023 DOI
Palavra-chave: Ballet; Feminilidade; Masculinidade; heteronormatividade
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Antropologia do Esporte
resumo ...
(en) This study was built from participant observation, between February 2019 and March 2020, in a ballet school in the city of Curitiba, linked to one of the most recognized theaters in Brazil. Its objective was to talk about the gender performativities of individuals in this environment and about the forms of institutionalization of male and female roles regarding the binary and romantic opposition in this context. And, to outline the behaviors of boys in relation to girls in an environment historically dominated by them. It was noticed that ballet is an efficient tool to produce classical femininity and that gender differences are emphasized in this context. However, boys and men act both from this heteronormative performance required of a dancer and from their own “deviant” and non-hegemonic identity representations, in less formal moments.
(es) El presente estudio fue construido a partir de la observación directa, realizada entre febrero de 2019 y marzo de 2020, en una escuela de ballet de la ciudad de Curitiba, vinculada a uno de los teatros más reconocidos de Brasil. Su objetivo fue discutir las performatividades de género de los individuos en el ballet y las formas de institucionalización de los roles masculino y femenino en relación a la oposición binaria y romántica en este contexto. También se buscó esbozar el comportamiento de los niños en relación a las niñas en un entorno históricamente dominado por ellas. Se percibió que el ballet se muestra como una herramienta eficaz para la producción de la feminidad clásica y que las diferencias de género se enfatizan en este contexto. Sin embargo, los niños y los hombres actúan tanto desde esta performatividad heteronormativa exigida a un bailarín como desde sus propias representaciones identitarias “desviadas” y no hegemónicas, en momentos menos formales.
(pt) O presente estudo foi construído a partir de observação direta, realizada entre fevereiro de 2019 e março de 2020, em uma escola de balé na cidade de Curitiba, vinculada a um dos mais reconhecidos teatros do Brasil. Seu objetivo foi dissertar sobre as performatividades de gênero dos indivíduos no balé e sobre as formas de institucionalização dos papéis masculinos e femininos no que tange a oposição binária e romântica nesse contexto. Buscou-se, também, delinear os comportamentos dos rapazes em relação às moças em ambiente historicamente dominado por elas. Percebeu-se que o balé se mostra como uma eficiente ferramenta para a produção da feminilidade clássica e que as diferenciações de gênero são enfatizadas nesse contexto. Entretanto, os rapazes e homens atuam tanto a partir dessa performatividade heteronormativa exigida de um bailarino quanto a partir de suas próprias representações identitárias “desviantes” e não hegemônicas, em momentos menos formais.
Clóvis Brondani
DOIS PONTOS (UFPR) DIGITAL, v. 20, n. 3, p. 25-37, 2023 DOI Home page
Palavra-chave: FILOSOFIA POLÍTICA; Hobbes; mecanicismo; Autoridade; lei
resumo ...
(pt) O objetivo deste texto é analisar o problema da tese da dependência da filosofia política em relação à filosofia natural no pensamento de Hobbes, apresentando alguns argumentos que evidenciam a dificuldade de conceber as teses políticas como sendo derivadas unicamente das premissas fundamentais do movimento. O texto inicia abordando o problema da relação entre filosofia natural e filosofia civil com o intuito de indicar elementos para sustentar o questionamento da tese da unidade entre as partes da filosofia. Na sequência, analisamos os conceitos de lei, obrigação e autoridade objetivando mostrar que a filosofia política de Hobbes incorpora outros elementos que não são derivados da física, mas, neste caso específico, advindos da tradição jurídica. Por fim, mostraremos um sentido especificamente negativo da influência da filosofia natural na política, a saber, o combate às exigências de poder político por parte do clero que será estruturado em torno da interdição da possibilidade das doutrinas das essências separadas da escolástica.
Total de registros: