Publicações - ciências humanas


Andre Fedel; Adilar Antonio Cigolini
REVISTA DA ANPEGE, v. 20, n. 41, p. 02-25, 2024 DOI Home page
Palavra-chave: produção do espaço; geografia da comunicação; comunicação popular
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; geografia Política
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Glauber Guimarães; Adilar Antonio Cigolini
Revista Ra'e Ga ¿ Espaço Geográfico em Análise, v. 60, p. 03-18, 2024 DOI Home page
Palavra-chave: geografia eleitoral; geografia do voto
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; geografia Política
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Andrea Cachel; NASCIMENTO, IGOR
KÍNESIS (MARÍLIA), v. 16, n. 40, p. 33-60, 2024 DOI Home page
Palavra-chave: Antiteatralidade; Cinema; Ceticismo; reconhecimento; Voyeurismo
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Estética e Filosofia da Arte
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(pt) Pretendemos neste texto analisar as interfaces entre a ontologia do cinema do filósofo Stanley Cavell e as reflexões centrais apresentadas no filme Retrato de uma Jovem em Chamas, em especial no que se refere à relação entre o estatuto da representação no cinema e uma determinada forma de se conceber a subjetividade. Com base sobretudo nas reflexões realizadas por Cavell acerca das consequências solipsistas do que seria o “ceticismo moderno” e sobre o percurso de que resultariam a fotografia e o cinema como linguagens fundamentais da sociedade contemporânea, partimos de uma discussão acerca do escopo do processo antiteatral nas artes, argumentando que a natureza do cinema consolida uma forma particular de se conceber o olhar, forma essa que materializa o anseio de vermos sem sermos vistos. Dado esse entendimento, concernente ao atrelamento entre o processo antiteatral e desenvolvimento da imagem cinematográfica, procuramos mostrar como o filme de Céline Sciamma busca oferecer na tela a evidência de que a posição dessa invulnerabilidade do olhar decorre daquilo que Cavell qualifica como a evitação de amor ou a recusa de reconhecimento. Nesse sentido, faz parte da nossa investigação indicar que a forma de olhar criada em Retrato de uma Jovem em Chamas, a partir do amor que se constitui entre as suas personagens principais, é também uma maneira de sustentar a possibilidade de vermos e sermos vistas, e, portanto, um debate sobre a desteatralização da subjetividade e a ruptura com as implicações solipsistas do ceticismo filosófico.
PALÚ, ADRIANA ESTER REICHERT; Andréa Barbosa Gouveia
REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 19, p. e024122 2024 DOI Home page
Palavra-chave: Políticas Educacionais; trabalho docente
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Políticas Educacionais
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(en) We seek to understand possible relationships between teaching work and the quality results obtained through the IDEB (Basic Education Development Index), in high school in the state network of MT (Mato Grosso). We used a mixed methodology collecting educational data from the INEP website (National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira), current legislation in parallel compared with research already carried out. The results showed that the number of teachers hired in the MT state network is higher than the permanent ones. The data indicated that conditions of lesser efforts, considering the number of students and stages completed, working hours and the number of schools can influence the results obtained by students. The results of this study can promote discussions in the context of education departments, evaluating possibilities for improving teachers' working conditions as well as expanding the effective staff.
(es) Buscamos comprender las posibles relaciones entre el trabajo docente y los resultados de calidad obtenidos a través del IDEB (Índice de Desarrollo de la Educación Básica), en la enseñanza media de la red estatal del MT (Mato Grosso). Se utilizó una metodología mixta de recolección de datos educativos del sitio web del INEP (Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira), legislación vigente en paralelo a investigaciones ya realizadas. Los resultados mostraron que el número de docentes contratados en la red estatal del MT es mayor que los permanentes. Los datos indicaron que las condiciones de menor esfuerzo, considerando el número de estudiantes y etapas cumplidas, las horas de trabajo y el número de escuelas, pueden influir en los resultados obtenidos por los estudiantes. Los resultados de este estudio pueden promover debates en el contexto de los departamentos de educación, evaluando posibilidades para mejorar las condiciones laborales de los docentes, así como ampliar el personal efectivo.
(pt) Buscamos compreender possíveis relações entre o trabalho docente e os resultados de qualidade obtidos através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no Ensino Médio da rede estadual do Mato Grosso (MT). Utilizamos metodologia mista coletando dados educacionais do sítio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), legislações vigentes cotejadas com pesquisas já realizadas. Os resultados mostraram que o número de professores contratados na rede estadual do MT é superior aos efetivos. Os dados indicaram que condições de menor esforço docente, caracterizadas a partir de números de alunos e etapas atendidas, horas de trabalho e quantidade de escolas, podem influenciar nos resultados obtidos pelos estudantes. Os resultados deste estudo podem promover discussões no contexto das secretarias de educação, avaliando possibilidades para melhorar as condições de trabalho dos professores, assim como a necessidade de ampliação do quadro efetivo.
Carolina de Souza Walger; Camila Brüning; Jordana Milsted; Marina Prestes
CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE), v. 21, n. 9, p. 1-21, 2024 DOI Home page
Palavra-chave: Tatuadores; contexto de trabalho; Organização do Trabalho; Condições de Trabalho; Relações socioprofissionais
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(en) Dado o crescimento do mercado da tatuagem, o presente estudo teve como objetivo mapear a realidade objetiva e subjetiva do trabalho de tatuadores. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória, com coleta de dados via questionário (44 participantes), entrevista (16 participantes) e grupo operativo (6 participantes). As categorias analisadas foram: (i) condições de trabalho; (ii) organização do trabalho; (iii) relações socioprofissionais do trabalho; e (iv) subjetividade e trabalho. Os resultados apontam que o trabalho dos tatuadores é composto por riscos de biossegurança e ergonômicos e que a ausência de vínculo formal de trabalho os deixa em risco quanto a assistência em casos de doença ou acidentes de trabalho. O trabalho por conta própria também acarreta exaustivas jornadas de trabalho, instabilidade financeira e acumulo de atividades administrativas e de divulgação. A relação com demais tatuadores e clientes pode ter aspectos positivos, como proximidade e reconhecimento, mas também negativos, como competitividade, falta de reconhecimento, tensão e discriminação. Esse contexto de trabalho precarizado gera consequências para a subjetividade e para a saúde dos trabalhadores-tatuadores.
Ana Paula Vosne Martins
TEMPO E ARGUMENTO, v. 16, n. 41, p. e0202-31, 2024 DOI
Palavra-chave: agência feminina; conservadorismo; mulheres; Religião
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História; História Moderna e Contemporânea
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(en) This article discusses the engagement of elite, conservative women in philanthropic and charitable organizations, based on two historical processes that reveal the oscillatory nature of Historiography between oblivion and memory towards these women and their deeds. Firstly, the article discusses two historical processes: the one of feminization of goodwill, charity and philanthropy in Western European and American countries — which was intensified after the 19th century —; and, in turn, the one of contribution to the oblivion of these women’s work, based on the criticism by liberals and socialist Marxists about philanthropy. Both processes shed light on the vast — and under-researched — documentation produced by these women as well as on the scope of their work, which is manifold in terms of social and cultural differences. Secondly, the article discusses the same oscillatory process but in the Brazilian context. If, on the one hand, there was, traditionally, negligence and oblivion towards the history of female social service and assistance in Brazil, on the other hand, since the 1990s, there has been a vigorous and consistent historiographical production about that subject. This production debates the political, social and public agency of women, recognizing not only patterns of social reproduction and adequacy, but also possibilities of broadening the scope of this agency in order to encompass social policies, the defense of women’s rights and even the defense of feminism.
(pt) Este artigo propõe uma reflexão a respeito do envolvimento das mulheres de elite e de perfil conservador com organizações caritativo-filantrópicas a partir de dois processos históricos reveladores do caráter pendular entre esquecimento e memória da documentação, de suas biografias, ações e visões de mundo. O artigo discorre, primeiro, sobre o processo histórico da feminilização da benevolência, da caridade e da filantropia em países ocidentais europeus e americanos, com maior visibilidade a partir do século XIX, e as críticas formuladas por liberais e socialistas marxistas à filantropia. Trata da contribuição da historiografia para o esquecimento, mas também para a compreensão da extensão do trabalho voluntário das mulheres, da descoberta e análise de documentação desconhecida, ou pouco explorada, e das diferenças sociais e culturais das mulheres e das práticas benemerentes. A mesma problematização do movimento pendular do esquecimento e da memória está presente na última parte do artigo, sobre os protagonismos de mulheres na caridade e na filantropia no Brasil. Se houve esquecimentos por parte da história do serviço social e da história da assistência, há uma produção vigorosa e consistente da história das mulheres sobre a filantropia a partir dos anos 1990 que problematiza a agência pública, social e política das mulheres, reconhecendo não só padrões de reprodução social e de adequação, mas possibilidades de ampliação da agência assistencial para o envolvimento com políticas sociais, com a defesa dos direitos das mulheres e mesmo do feminismo.
Thais Cristina dos Santos; Camila Tonezer
Revista Insignare Scientia, v. 6, n. 6, p. 453-470, 2024
Palavra-chave: Deficiência visual; inclusão em Física; percepção dos professores
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Anita Helena Schlesener
Boletin CLACSO - Historia y conyuntura: perspectivas marxistas, v. 56, p. 35-49, 2024 Home page
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Ciência Política; Políticas Públicas
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Andrea Carla Dore
CLIO (RECIFE), v. 41, n. 2, p. 80-106, 2024 DOI
Palavra-chave: Descrições geográficas; Paratextos; Fake news; Mapas falsos; Cópias falsas; Erros cartográficos
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; HISTÓRIA MODERNA; Ciências Humanas; História; História Moderna e Contemporânea; Ciências Humanas; História; História da Cartografia
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(en) In geographic descriptions of the early modern period we find a set of strategies to convince or speculate about the geography of spaces unknown to Europeans or about which they had little information. Between objective and concrete data about geography and deliberate falsification there is a vast spectrum of situations. It is difficult to express this multiplicity of cases in just one term: inaccuracy, falsification, imprecision, error, lie, imagination, fabrication. For each object, map or description, different elements must be investigated in order to understand the result we observe, its motivations and effects. The objective of this article is to identify expressions, images and practices adopted by producers of geographic literature in the early modern period to ensure veracity and credibility to their descriptions. It also presents, in an exploratory way, how contemporaries allowed themselves to evaluate and denounce untruths in these documents.
(pt) Os autores de descrições geográficas do período moderno recorreram a várias estratégias para convencer ou especular sobre a geografia de espaços desconhecidos dos europeus ou sobre os quais tinham poucas informações. Entre um dado objetivo e concreto sobre a geografia e o falseamento deliberado havia um vasto espectro de situações. É difícil expressar em apenas um termo essa multiplicidade de casos: inexatidão, falseamento, imprecisão, erro, mentira, imaginação, fabulação. Para cada objeto, mapa ou descrição, diferentes elementos devem ser investigados a fim de compreender o resultado construído, suas motivações e efeitos. O objetivo deste artigo é identificar expressões, imagens e práticas adotadas por produtores da literatura geográfica no período moderno para atribuir veracidade e credibilidade a suas descrições. Também se apresenta, de forma ainda introdutória, como os contemporâneos se permitiam avaliar e denunciar inverdades nesses documentos.
Angela Maria Scalabrin Coutinho; Maria Walburga dos Santos; Romilson Martins Siqueira
FRAGMENTOS DE CULTURA, v. 33, n. 3, p. 470-479, 2024 DOI Home page
Palavra-chave: Desigualdades sociais; direito à educação; pandemia
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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