Publicações - ciências da saúde


RIBEIRO, RICARDO GULLIT; MOREIRA, GABRIELA ARAUJO; NETO, RODDIE MORAES; Suzana Nesi-França
JORNAL PARANAENSE DE PEDIATRIA, v. 22, p. 1-9, 2021 DOI
Palavra-chave: Diabetes Mellitus tipo 1; sono; Glicemia
Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Saúde Materno-Infantil; Endocrinologia Pediátrica
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COSTA, ISABELLE PLOCINIAK; COSTA, CAROLINE; ORDONHES, MAYARA TORRES; ZAMBONI, KAIO JÚLIO; Fernando Renato Cavichiolli
RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 10, n. 3, p. e10910312699 2021 DOI
Palavra-chave: esporte; Bolsa Atleta
Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Farmacologia; Transmissão Neuromuscular
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Luis Felipe Ferro; BONAN, KAROLINE FERNANDA ZAMBONI; Regina Maria Ferreira Lang; Rafael Gomes Ditterich; Daiana Kloh Khalaf; Bruna Menezes Mincov; José Nilson de Freitas Ferreira; Amanda Khetleen Gusso; Flávia Castro Rosa; Isabela Cristina Santos Freire de Paula
EXTENSÃO EM FOCO, v. 23, p. 435-449, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Saúde Mental; controle social; educação em saúde; COVID-19; Políticas Públicas
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Políticas Públicas; Ciências da Saúde; Saúde Coletiva; Ciências da Saúde; Saúde Coletiva; Saúde Mental
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(pt) O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) se instaurou desde 2008 enquanto política nacional indutora de transformações na formação em saúde. Em sua proposta organizacional, o PET-Saúde prevê o pacto colaborativo e interprofissional entre instituições de ensino e da saúde para a construção de ações integradas, desenvolvidas por grupos tutoriais. Desta maneira, estudantes, docentes e profissionais dos serviços de saúde se unem em projetos e ações colaborativas realizadas em campo, de maneira a transformar processos de trabalho e qualificar tanto o ensino como a prática em saúde. O presente artigo descreve o relato das experiências do PET-Saúde, desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná em parceria com os municípios de Curitiba e Piraquara, tendo como base a descrição das ações, situações e reflexões vivenciadas pelo grupo tutorial “Educação popular, mobilização e controle social na Saúde”, no período pandêmico de março de 2020 a março de 2021. O artigo relata inicialmente a estruturação do PET-Saúde UFPR, apresentando ações desenvolvidas pelo coletivo voltadas a minimizar o impacto da COVID-19 em pessoas em situação de rua. Destaca-se, ainda, a elaboração de materiais de educação popular sobre a COVID-19 e ações de mobilização popular para garantir condições básicas de subsistência e cuidado contra a doença. Para além, ao relato se integram as ações desenvolvidas para o fortalecimento do controle social e da defesa dos direitos humanos. Ressalta-se a importância de políticas públicas que promovam o estabelecimento de projetos interinstitucionais, impactando de maneira positiva a formação e a especialização das práticas em saúde.
Guilherme Tamashiro; Marynelma Camargo Garanhani
CADERNOS DE FORMAÇÃO RBCE, v. 12, p. 22-34, 2021
Palavra-chave: Pesquisa com Crianças; Criança e Futsal; Roda de conversa e pesquisa com crianças
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências da Saúde; Educação Física; História do Esporte
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Ana Paula Kulig; Ilanna Mirela Becker Jorge Siqueira; Claudia Choma Bettega Almeida
EXTENSÃO EM FOCO, v. 23, n. S1, p. 372-379, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Educação Nutricional; Hábitos alimentares; alimentação complementar; Recursos digitais; COVID-19
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MANGIA, LUCAS RESENDE LUCINDA; SOARES, MARCELLY BOTELHO; DE SOUZA, THIAGO SASSO CARMONA; DE MASI, ROBERTA DAVID JOÃO; SCARABOTTO, PATRICIA CRISTINA; Rogério Hamerschmidt
AURIS NASUS LARYNX, v. 9, n. 6, p. 1-8, 2021 DOI
Palavra-chave: anosmia; COVID-19; SARS-CoV-2; smell disorders; severe acute respiratory syndrome
Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Cirurgia; Cirurgia Otorrinolaringológica
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Lucas Resende Lucinda Mangia; SOARES, MARCELLY BOTELHO; DE SOUZA, THIAGO SASSO CARMONA; DE MASI, ROBERTA DAVID JOÃO; SCARABOTTO, PATRICIA CRISTINA; HAMERSCHMIDT, ROGÉRIO
AURIS NASUS LARYNX, v. 21, p. 33 2021 DOI Home page
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GERBER, JENNIFER TSI; DOS SANTOS, KATHELEEN MIRANDA; BRUM, BRUNA KARAS; PETINATI, MARIA FERNANDA PIVETTA; MEGER, MICHELLE NASCIMENTO; Delson João da Costa; ELSALANTY, MOHAMMED; KÜCHLER, ERIKA CALVANO; SCARIOT, RAFAELA
CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS (PRINT), v. 3, p. 1 2021 DOI
Palavra-chave: Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais
Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Farmacologia; Transmissão Neuromuscular
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Heloisa Gambarelli de Araújo Azarias; Adriano Marçal Pimenta; José Luiz Marques Rocha; Aline Elizabeth da Silva Miranda; Luana Caroline dos Santos; Ana Luiza Gomes-Domingos; Helen Hermana Miranda Hermsdorff; Josefina Bressan; Fernando Luiz Pereira de Oliveira; Arieta Carla Gualandi Leal
FRONTIERS IN NUTRITION, v. 8, p. 1-12, 2021 DOI
Palavra-chave: Validation Study; Eating; Surveys and Questionnaires
Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Análise Nutricional de População; Ciências da Saúde; Enfermagem; Epidemiologia; Ciências da Saúde; Saúde Coletiva
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PUGLIESI, ANGELITA AVI; RETONDARIO, ANABELLE; STANGARLIN-FIORI, LIZE; TANIKAWA, LILIAN MITSUKO; Maria Eliana Madalozzo Schieferdecker; SCHMIDT, SUELY TERESINHA; Sila Mary Rodrigues Ferreira
RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 10, n. 13, p. e88101321036 2021 DOI
Palavra-chave: School feeding; Organic food; Rural workes; Farmer's associations
Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Farmacologia; Transmissão Neuromuscular
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(en) Objective: To investigate the opinion of family farmers about the supply of organic food to the National School Feeding Program (PNAE) in the state of Paraná, Brazil. Method: The convenience sample consisted of 44 family farmers from nine cooperatives and associations located in eight different mesoregions of the state of Paraná that supplied organic food to the PNAE. An online survey was conducted to evaluate the farmers' opinion on possible changes in the cooperatives' revenue and organization; diversification and production increase; difficulties in commercialization; increase in income, and improvement in food consumption after supplying to the PNAE. Results: According to the farmers’ opinion, there was better organization (100%) and an increase in the cooperatives' revenue and production (86.36%), after supplying to the PNAE. 75% of the farmers diversified their crops and 52.3% reported an increase of up to 25% in their family income. In addition, it was reported a better acceptance of the school feeding, diversification in the family's diet, improved self-esteem, closeness between producers and consumers, and the return of family members to the rural property. Conclusion: In the opinion of family farmers, PNAE has been fulfilling its role as a promoter of Food and Nutritional Security in the development of healthy habits, besides contributing to the increase in family income and promoting local sustainable development, following the World Health Organization's agenda.
(es) Objetivo: Investigar la opinión de los agricultores familiares sobre el suministro de alimentos orgánicos al Programa Nacional de Alimentación Escolar (PNAE) en el estado de Paraná (Brasil). Método: La muestra de conveniencia estuvo constituida por 44 agricultores familiares de nueve cooperativas y asociaciones, ubicadas en ocho mesorregiones del estado de Paraná/Brasil, que abastecían de alimentos orgánicos al PNAE. Se utilizó un cuestionario electrónico para evaluar la opinión de los agricultores sobre posibles cambios en la facturación y organización de las cooperativas; diversificación y aumento productivo; dificultades en la comercialización; aumento de los ingresos y mejora en el consumo de alimentos después de abastecer al PNAE. Resultados: En opinión de los agricultores, hubo una mejor organización (100%), aumento en las ganancias y producción de las cooperativas (86,36%) luego de abastecer al PNAE. Así, el 75% diversificó sus cultivos y el 52,3% afirmó un aumento de hasta un 25% en los ingresos familiares. Además, reportaron mejor aceptación de la alimentación escolar, diversificación en la dieta familiar, mejora de la autoestima, aproximación entre productores y consumidores y regreso de los miembros de la familia a la propiedad rural. Conclusión: A juicio de los agricultores familiares, el PNAE viene cumpliendo el rol de promover la Seguridad Alimentaria y Nutricional en la formación de hábitos sostenibles, además de contribuir al aumento de los ingresos de las familias y promover el desarrollo local sustentable, según la Agenda de la Organización Mundial de la Salud.
(pt) Objetivo: Investigar a opinião de agricultores familiares sobre o fornecimento de alimentos orgânicos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no estado do Paraná. Método: A amostra de conveniência foi constituída por 44 agricultores familiares de nove cooperativas e associações, situadas em oito mesorregiões do estado do Paraná, que forneciam alimentos orgânicos ao PNAE. Foi utilizado um questionário eletrônico para avaliar a opinião dos agricultores sobre possíveis alterações no faturamento e organização das cooperativas; diversificação e aumento produtivo; dificuldades na comercialização; incremento na renda e melhoria no consumo alimentar após fornecimento para o PNAE. Resultados: Na opinião dos agricultores, houve melhor organização (100%), aumento no faturamento e na produção das cooperativas (86,36%) após fornecimento ao PNAE. 75% diversificaram as culturas e 52,3% afirmaram acréscimo de até 25% na renda familiar. Além disso, relataram melhor aceitação da alimentação escolar, diversificação na alimentação da família, melhora na autoestima, aproximação entre produtores e consumidores e retorno de familiares à propriedade rural. Conclusão: Na opinião dos agricultores familiares, o PNAE vem cumprindo com o papel de promotor da Segurança Alimentar e Nutricional na formação de hábitos saudáveis, além de contribuir para o aumento de renda das famílias e promover o desenvolvimento sustentável local, conforme a agenda da Organização Mundial da Saúde.
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