Publicações - ciências exatas e da terra


DE LIMA RODRIGUES, MÉROLYN CAMILA NAVES; Barbara Trzaskos; ALSOP, G. IAN; VESELY, FERNANDO FARIAS
MARINE AND PETROLEUM GEOLOGY, v. 112, p. 104033 2020 DOI
Palavra-chave: submarine mass-flows; syn-sedimentary deformation; sedimentary matrix;
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Aika Miura; Mauricio Almeida Noernberg
COSTAS: REVISTA IBEROAMERICANA DE MANEJO COSTERO INTEGRADO, v. 2, n. 2, p. 25-72, 2020 DOI Home page
Palavra-chave: Gerenciamento Costeiro; geoprocessamento; Unidades de Manejo; Águas costeiras
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Oceanografia; Oceanografia Física; Oceanografia Costeira; Ciências Exatas e da Terra; Oceanografia; Oceanografia Geológica; Gerenciamento Costeiro
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Taísa Comerlato; Marcelo Renato Lamour; Claudinei Tarboda da Silveira
Caminhos da Geografia (UFU. Online), v. 21, n. 73, p. 477-491, 2020 DOI Home page
Palavra-chave: Geomorfologia costeira; Baía de Guaratuba/PR; Processamento Digital de Imagens; geomorfometria
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Geografia Física; Pedologia; Ciências Exatas e da Terra; Geociências; Geografia Física; Geomorfologia
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(en) The relief forms of the coastal regions frequently present a challenge to the geomorphological mapping methods, mainly due to the gentle topographic features. Thus, the digital mapping was carried out in a coastal area located on the coast of Paraná, where extensive coastal plains are associated with the Serra do Mar range. The analysis used a composition between Relief Digital Mapping, supported by the analysis of the geomorphometric attributes derived from a Digital Terrain Model, and Digital Image Processing, by analyzing the spectral differences of the vegetation humidity levels. In this way it was possible to identify several forms of relief (Hills,  Plains, Terraces, Ramps, etc.) on a 1:25,000 scale. Therefore, the most significant result of this work was a new semi-automated method of geomorphological mapping, effective (98%) in identifying features of different topographic amplitudes.
(pt) As formas de relevo das regiões costeiras frequentemente representam um desafio aos métodos de mapeamento geomorfológico, principalmente pela suavidade das feições topográficas. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar o mapeamento digital das formas de relevo nesse ambiente, com o uso combinado da geomorfometria e técnicas de processamento digital de imagem. A área de estudo localiza-se na região do litotal Sul do Paraná, com abrangência na baia de Guaratuba e seu entorno, onde ocorrem extensas planícies costeiras associadas as encostas da Serra do Mar. A análise utilizou uma composição entre o Mapeamento Digital do Relevo, apoiado nas análises dos atributos geomorfométricos derivados de um Modelo Digital de Terreno, e do Processamento Digital de Imagem, pela análise das diferenças espectrais dos níveis de umidade da vegetação. Desta forma, foi possível a identificação de diversas formas de relevo (Morros, Planícies, Terraços, Rampas, etc.) em uma escala 1:25.000. Portanto, o resultado mais significativo deste trabalho foi um novo método semi-automatizado de mapeamento geomorfológico, eficaz (98%) em identificar feições de amplitudes topográficas distintas.
Taísa Comerlato; Marcelo Renato Lamour; Claudinei Taborda Silveira
Caminhos da Geografia (UFU. Online), v. 21, p. 477-491, 2020 DOI
Palavra-chave: Geomorfologia costeira; Baía de Guaratuba; Processamento Digital de Imagens; geomorfometria
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Geografia Física; Pedologia
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(en) The relief forms of the coastal regions frequently present a challenge to the geomorphological mapping methods, mainly due to the gentle topographic features. Thus, the digital mapping was carried out in a coastal area located on the coast of Paraná, where extensive coastal plains are associated with the Serra do Mar range. The analysis used a composition between Relief Digital Mapping, supported by the analysis of the geomorphometric attributes derived from a Digital Terrain Model, and Digital Image Processing, by analyzing the spectral differences of the vegetation humidity levels. In this way it was possible to identify several forms of relief (Hills,  Plains, Terraces, Ramps, etc.) on a 1:25,000 scale. Therefore, the most significant result of this work was a new semi-automated method of geomorphological mapping, effective (98%) in identifying features of different topographic amplitudes.
(pt) As formas de relevo das regiões costeiras frequentemente representam um desafio aos métodos de mapeamento geomorfológico, principalmente pela suavidade das feições topográficas. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar o mapeamento digital das formas de relevo nesse ambiente, com o uso combinado da geomorfometria e técnicas de processamento digital de imagem. A área de estudo localiza-se na região do litotal Sul do Paraná, com abrangência na baia de Guaratuba e seu entorno, onde ocorrem extensas planícies costeiras associadas as encostas da Serra do Mar. A análise utilizou uma composição entre o Mapeamento Digital do Relevo, apoiado nas análises dos atributos geomorfométricos derivados de um Modelo Digital de Terreno, e do Processamento Digital de Imagem, pela análise das diferenças espectrais dos níveis de umidade da vegetação. Desta forma, foi possível a identificação de diversas formas de relevo (Morros, Planícies, Terraços, Rampas, etc.) em uma escala 1:25.000. Portanto, o resultado mais significativo deste trabalho foi um novo método semi-automatizado de mapeamento geomorfológico, eficaz (98%) em identificar feições de amplitudes topográficas distintas.
RIBAS, MARLOS O.; DEVECCHI, FERNANDO P.; Gilberto Medeiros Kremer
INTERNATIONAL JOURNAL OF MODERN PHYSICS A, v. 35, p. 2050044 2020 DOI
Palavra-chave: Cosmologia; Relatividade Geral
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Astrofísica Extragalactica; Cosmologia; Ciências Exatas e da Terra; Física; Física Geral; Relatividade e Gravitação
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In this work we consider the scale-covariant formalism proposed by Canuto et al.,1,2 in order to map different eras of the universe. This technique considers a scale gauge function that can be adju...
Paula Rogeria Lima Couto; Ximena Mujica Serdio; Fernanda Buhrer Rizzato; Nathalie Aparecida Feliceti Luvison
Cadernos do IME ? Série Matemática, v. 15, p. 151-166, 2020 DOI Home page
Palavra-chave: extensão; Matemática; exposição; Lúdico
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciência da Computação; Metodologia e Técnicas da Computação; Engenharia de Software
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(pt) Neste artigo, abordamos de forma descritiva as ações e métodos do projeto de extensão Matematicativa da Universidade Federal do Paraná. Além disso, apresentamos duas pesquisas realizadas para avaliar o projeto, a saber, uma com os estudantes de graduação em Matemática  e outra com os estudantes do Ensino Básico (EB), público-alvo principal. Concluímos que o projeto teve um grande impacto na formação dos alunos da UFPR, teve boa aceitação pelos alunos do Ensino Básico e que cumpriu seu objetivo de estimular o interesse pela matemática.
Ricardo Michael Pinheiro Silveira; Claudinei Tarboda da Silveira
Geosul, v. 35, n. 76, p. 66-86, 2020 DOI Home page
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Geociências; Geografia Física; Geomorfologia; Ciências Exatas e da Terra; Geociências; Geografia Física; Geomorfologia; Ciências Exatas e da Terra; Geociências; Meteorologia; Meteorologia Dinâmica
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Ricardo Michael Pinheiro Silveira; Claudinei Tarboda da Silveira
REVISTA BRASILEIRA DE GEOMORFOLOGIA, v. 21, n. 4, p. 697-717, 2020 DOI Home page
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(pt) O mapeamento de feições e processos geomorfológicos, recentemente, tem sido favorecido pelo uso de técnicas geomorfométricas amparadas pelo desenvolvimento da análise digital do relevo. Nesse contexto, o presente trabalho propõe um método para a identificação de topos (convexos e aguçados), segmentos de cristas e vales (planos, abertos ou fechados) com o emprego de três atributos geomorfométricos derivados de um Modelo Digital do Terreno (MDT): a) área de contribuição (calculada pelo método D-Infinito), b) Black Top Hat (BTH) e c) White Top Hat (WTH). O cálculo do Top Hat contempla uma análise de vizinhança regional dos valores de elevação, com uma função de abertura (extração de vales, pelo BTH) e fechamento (extração de topos, pelo WTH). Adotou-se o estado do Paraná (Brasil) como área de estudo para a aplicação da proposta pela sua diversidade geomorfológica. Foi utilizado um MDT com resolução espacial de 20m, obtido pela interpolação de curvas de nível, pontos cotados e hidrografia, com uso do método Topogrid . A modelagem considerou uma classificação orientada a objeto, a partir da definição das feições a serem modeladas (modelo conceitual) e da referência amostral de ocorrência de tais objetos na paisagem (modelo heurístico), definindo-se, assim, os parâmetros geomorfométricos para a representação dos mesmos. As feições derivadas da aplicação da proposta foram condizentes tanto às características regionais do relevo quanto às locais, atestadas por meio de trabalhos de campo realizados em todo o estado do Paraná. A exatidão global do mapeamento foi de 94,4%. Destaca-se a potencialidade do método apresentado como ferramenta de apoio para trabalhos de mapeamento geomorfológico, cuja parametrização confere a possibilidade de replicação metodológica e de diminuição da subjetividade nas etapas operacionais. Reforça-se, também, que o processamento e a qualidade do MDT interferem diretamente nos resultados e que os parâmetros podem ser adaptados conforme os objetivos do mapeamento e da configuração da paisagem do recorte geográfico.
Wanderley Marchi Júnior; KERKOSKI, MÁRCIO JOSÉ; CABRAL BONIN MAOSKI, ANA PAULA; AFONSO, GILMAR FRANCISCO; WEISS FERRAZ DE OLIVEIRA, ALESSANDRA
EDUCACIÓN FÍSICA Y CIENCIA, v. 22, n. 2, p. e131 2020 DOI
Palavra-chave: Educação Física Escolar; metodologias facilitadoras; autodomínio emocional; Emoções; ensino-aprendizagem
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Geociências; Educação Física; Ciências Exatas e da Terra; Geociências; Sociologia do Esporte
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(en) The use of strategies and the repertoire of emotions learned over the years provided emotional maturation of training individuals. But the mental structure has undergone changes, the high level of school and professional demands, the decrease in sports practice and the lower social life have triggered stress damage in adolescents. Thus, school Physical Education during adolescence can be fundamental for the maturation of the emotional skills of empathy and self-control, which are responsible for the development of emotional self-control. The aim of this research was to present possible facilitating methodologies for emotional learning, specifically for the development of emotional and social self-mastery, during the teaching-learning process at school Physical Education. In this perspective, the present research is characterized as bibliographic research. The analysis involved the works of the authors Brearley (2004) and Alzina et al. (2009), which allowed the visualization of emotional learning in teaching practice. From these works, we reconstruct possibilities that can be facilitators in the methodology for the school Physical Education teacher and, consequently, for the integral formation of the student.
(es) O uso de estratégias e o repertório de emoções aprendidas com o passar dos anos proporcionaram o amadurecimento emocional dos indiví­duos em formação. Mas a estrutura mental tem sofrido mudanças, o alto ní­vel de exigência escolar e profissional, a diminuição da prática esportiva e a menor convivência social têm desencadeado no adolescente danos decorrentes do estresse. Desse modo, a Educação Fí­sica escolar no perí­odo da adolescência pode ser fundamental para o amadurecimento das aptidões emocionais de empatia e autocontrole, responsáveis pelo desenvolvimento do autodomí­nio emocional. O objetivo desta pesquisa foi apresentar possí­veis metodologias facilitadoras para a aprendizagem emocional, especificamente, para o desenvolvimento do autodomí­nio emocional e social, durante o processo de ensino-aprendizagem na Educação Fí­sica escolar. Nesta perspectiva, a presente pesquisa caracteriza-se como pesquisa bibliográfica. A análise envolveu as obras dos autores Brearley (2004) e Alzinaet al. (2009), que permitiram visualizar a aprendizagem emocional na prática docente. A partir das obras reconstruí­mos possibilidades que podem ser facilitadores na metodologia do professor de Educação Fí­sica escolar e, consequentemente, para a formação integral do aluno.
MARQUES, RENATO FRANCISCO RODRIGUES; Wanderley Marchi Júnior
JOURNAL OF SPORT & SOCIAL ISSUES, v. 1, p. 019372352092859 2020 DOI
Palavra-chave: futsal brasileiro; Migração; Condições de Trabalho
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Sociologia do Esporte; Ciências da Saúde; Educação Física; Ciências do Esporte; História do Esporte; Ciências Exatas e da Terra; Geociências; Educação Física
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