Publicações - ciências humanas


Andrea Francine Batista; Ana Cristina Hammel; Natacha Eugênia Janata
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, v. 9, p. 1-8, 2024 Home page
Palavra-chave: Educação do Campo; pandemia de covid-19
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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(pt) Esse Dossiê apresenta resultados da pesquisa “Educação e Escolas do Campo em tempos de pandemia da Covid-19” que foi realizada de forma coletiva e articulada por cinco instituições da Rede Latino-americana de Estudos e Pesquisas Marxistas em Educação do Campo, as quais se propuseram a analisar as condições objetivas da educação e das escolas nas comunidades do campo, das águas e das florestas e suas consequências em tempos de pandemia da Covid-19.
Andrea Francine Batista; Ana Cristina Hammel; Alex Verdério; Natacha Eugênia Janata
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, v. 9, p. 1-25, 2024 Home page
Palavra-chave: Educação do Campo; pandemia de covid-19; Pesquisa em Rede
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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Antonio Marcio Haliski; Evandro Cardoso do Nascimento; Everealdo dos Santos
Revista Cerrados, v. 22, n. 02, p. 194-212, 2024 DOI Home page
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(en) With 83 per cent of its territory protected by Conservation Units, the coast of Paraná has a rich biodiversity, where you can also find cultural heritage sites such as sambaquis. This is the case of the Guaraguaçu Sambaqui, which is located within the Ecological Station that bears the same name, in the municipality of Pontal do Paraná/PR. In this text, we will discuss the importance of environmental education for the conservation of this heritage as a formative space and point to the need to involve the community in environmental and heritage education projects. We also describe an experience with primary school students.
(es) Con el 83% del territorio protegido por Unidades de Conservación, el litoral paranaense posee una rica biodiversidad, donde también es posible encontrar patrimonio cultural como los sambaquis. Este es el caso de Sambaqui do Guaraguaçu, que está ubicado dentro de la Estación Ecológica que lleva el mismo nombre, en el municipio de Pontal do Paraná/PR. En este texto abordaremos la importancia de la educación ambiental para la conservación de este patrimonio como espacio de formación y señalaremos la necesidad de involucrar a la comunidad en proyectos de educación ambiental-patrimonial. Además, describimos una experiencia con estudiantes de Educación Primaria.
(pt) Com 83% do território protegido por Unidades de Conservação, o litoral paranaense possui uma rica biodiversidade, onde também é possível encontrar patrimônios culturais como os sambaquis. Um exemplo é o Sambaqui do Guaraguaçu, situado nos limites da Estação Ecológica de mesmo nome, no município de Pontal do Paraná/PR. Neste texto, abordamos a importância da educação ambiental para a conservação desse patrimônio como espaço formativo e destacamos a necessidade de envolver a comunidade em projetos de educação ambiental-patrimonial. Além disso, descrevemos uma experiência com alunos do Ensino Fundamental.
Andréa Barbosa Gouveia; MENDONÇA LUNARDI MENDES, GEOVANA; EBERSOHN, LIESEL; DOS SANTOS FERRAZ, MARCOS ALEXANDRE; KOSARETSKY, SERGEY
JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, v. 18, p. 1-20, 2024 DOI Home page
Palavra-chave: Políticas Educacionais; BRICS; Sul-Global
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Políticas Educacionais
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(en) The article presents the special issue of the Journal of Educational Policy on education and participation in the BRICS context. In opposition to the global agenda based on the hegemonic interests of the North, it asks about an articulation between countries of the Global South that could allow for other international dialogues in the education context. The dossier was called for in 2023. Therefore, the focus was strongly on the group of countries in the initial formation of the group. In this context, this presentation focuses on perspectives from Brazil, Russia, India, China and South Africa based on the following axes: 1) education as a public policy, in the context of the BRICS debate; 2) the educational approaches and dialogues needed to innovate the international cooperation agenda; and 3) Presentation of the 9 articles in the special issue, highlighting how the researchers approached the challenges of participation, from original perspectives, in each of their contexts considering the following emphases: innovative experiences and their impact on local contexts; different modes of social participation; the BRICs from the perspective of the Global South; and Higher education and the challenges for the BRICs.
(es) El artículo presenta un número especial de la Revista Jornal de Políticas Educacionais sobre educación y participación en el contexto de los BRICS. Frente a una agenda global basada en los intereses hegemónicos del Norte, se pregunta por un vínculo entre países del Sur Global que permita otros diálogos internacionales en el contexto de la educación. El dossier estaba previsto para 2023. Por lo tanto, la atención se centró en gran medida en el grupo de países de la formación inicial del grupo.  En este contexto, esta presentación se centra en las perspectivas de Brasil, Rusia, India, China y Sudáfrica en torno a los siguientes ejes: 1) la educación como política pública, en el contexto del debate sobre los BRICS; 2) los enfoques y diálogos educativos necesarios para innovar la agenda de cooperación internacional; y 3) presentación de los 9 artículos del dossier, destacando cómo los investigadores abordaron los retos de la participación, desde perspectivas originales, en cada uno de sus contextos, considerando los siguientes énfasis experiencias innovadoras y su impacto en los contextos locales; diferentes modos de participación social; los BRICs desde la perspectiva del Sur Global; y la educación superior y los desafíos para los BRICs.
(pt) O artigo apresenta o número especial do Jornal de Políticas Educacionais sobre educação e participação no contexto do BRICS. Em contraposição a agenda global a partir de interesses hegemônicos do Norte, pergunta-se sobre uma articulação entre países do Sul Global que possa permitir outros diálogos internacionais no contexto da educação. A chamada para o dossiê foi realizada em 2023. Portanto, o foco foi fortemente endereçado ao grupo de países da formação inicial do grupo. Neste contexto, esta apresentação privilegia olhares a partir de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul a partir dos seguintes eixos: 1) a educação como política pública, no contexto do debate BRICS; 2) as abordagens e diálogos educacionais necessários para inovar a agenda de cooperação internacional; e 3) Apresentação dos 9 artigos do dossiê, destacando como os pesquisadores abordaram os desafios da participação, a partir de olhares originais, em cada um de seus contextos considerando as seguintes ênfases: experiências inovadoras e seus impactos nos contextos locais; diferentes modos de participação social; o Brics na perspectiva do Sul Global e Ensino superior e os desafios para o BRICs.
Anita Helena Schlesener
PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO), v. 19, p. 1-12, 2024 DOI Home page
Palavra-chave: Linguagem; Educação; Filosofia
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Filosofia; Lógica
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(en) In this paper, the objective was to develop some reflections on the ongoing changes and the new challenges that arise in the process of academic training in the appropriation of reading and interpretation of classic texts and their importance for understanding reality in its movement, assuming that language is metaphorical and political. From this perspective, the methodological assumptions are based on the historical materialism, from Marx, Gramsci and theorists from the Frankfurt’ School. Some research methods that make up the ideological horizon of those who write and those who read are discussed. Next, some notes on the possibilities for the theory to interrogate the effective reality follow, starting from the meaning of reading and interpreting the writing, comparing it with the reading of the world, which again implies learning about the author’s theoretical contribution. Based on these assumptions, the reflection falls on the relationship between language and education and the importance and possibilities of a theory enabling the understanding of reality. Keywords: Language. Education. Philosophy.
(es) En este artículo, se tuvo el objetivo de desarrollar algunas reflexiones sobre los cambios en curso y los nuevos desafíos que se presentan en el proceso de formación académica en la apropiación de la lectura y de la interpretación de textos clásicos y de su importancia para la comprensión de la realidad en su movimiento, asumiendo que el lenguaje es metafórico y político. Desde esta perspectiva, los supuestos metodológicos se fundamentan en el materialismo histórico, desde Marx, Gramsci y teóricos de la Escuela de Frankfurt. Se discurre sobre algunos métodos de investigación que componen el horizonte ideológico de quien escribe y quien lee. Se siguen, entonces, algunas notas sobre las posibilidades de que la teoría interrogue la realidad efectiva, parte del significado de leer e interpretar lo escrito comparándola con la lectura del mundo, lo que implica nuevamente conocer el aporte teórico del autor. A partir de estos presupuestos, se reflexiona sobre la relación entre lenguaje y educación y la importancia y posibilidades de que una teoría posibilite la comprensión de lo real. Palabras clave: Lenguaje. Educación. Filosofía.
(pt) Neste artigo, teve-se o objetivo de desenvolver algumas reflexões sobre as mudanças em curso e os novos desafios que se apresentam no processo de formação acadêmica na apropriação da leitura e da interpretação de textos clássicos e de sua importância para a compreensão da realidade em seu movimento, pressupondo que a linguagem é metafórica e política. Dessa perspectiva, os pressupostos metodológicos fundamentam-se no materialismo histórico, desde Marx, Gramsci e teóricos da Escola de Frankfurt. Discorre-se sobre alguns métodos de investigação que compõem o horizonte ideológico de quem escreve e de quem lê. Seguem-se, então, algumas notas sobre as possibilidades de a teoria interrogar a realidade efetiva, parte do significado de ler e interpretar o escrito, cotejando-o com a leitura do mundo, o que implica novamente conhecer o aporte teórico do autor. A partir desses pressupostos, reflete-se sobre a relação entre linguagem e educação e a importância e as possibilidades de uma teoria possibilitar a compreensão do real. Palavras-chave: Linguagem. Educação. Filosofia.  
BUENO, DIOURY DE ANDRADE; Ana Claudia Urban
VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 20, n. 41, p. 235-248, 2024 DOI
Palavra-chave: Educação Histórica; Patrimônio; Ensino de Historia; Ensino Historia Anos Iniciais
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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(pt) O presente texto é parte das discussões realizadas em uma dissertação de mestrado, onde foi buscado evidenciar de que forma o patrimônio cultural era explicitado (ou não) em diferentes documentos oficias voltados ao ensino de História para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de diferentes concepções para o patrimônio a pesquisa aponta a ampliação da própria ideia do que é patrimônio ao longo do tempo, bem como o ideal político por trás de uma concepção fechada para esses bens. Apoiando-se em discussões já realizadas no ensino de história, em especial no Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, o presente artigo aponta para as potencialidades dessas fontes patrimoniais, a partir de uma análise qualitativa de diferentes documentos. O estudo possibilitou visualizar esses vestígios históricos como método, conteúdo, fonte histórica e/ou objeto do conhecimento. Entre os documentos analisados, encontram-se orientações municipais (Curitiba/PR) e nacionais para o ensino de História. Entendendo que a Educação Histórica tem como ponto de partida as fontes históricas, defende-se a importância desses patrimônios no ensino de História.
DENER AFONSO BERNARDES; CACAU MARINHO SENE COSTA; Andreia Aparecida Marin
ALEGRAR (CAMPINAS), v. 34, p. 6-19, 2024 Home page
Palavra-chave: Ética; Compaixão; RELAÇÃO ENTRE HUMANOS E NÃO HUMANOS; Empatia
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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Em(a)patia, em quatro atos: o olhar do outro Dener Afonso Bernardes; Cacau Marinho Sene Costa; Andreia Aparecida Marin Resumo Quatro vidas. Cenários onde passam anônimos os viventes. Histórias que passam despercebidas por animais humanos que olham sem nada enxergar. Relações... Continue Reading →
CÔCO, VALDETE; Angela Maria Scalabrin Coutinho; CÔCO, DILZA; DA SILVA MELLO, ANDRÉ
REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE), v. 47, n. 1, p. e45658-14, 2024 DOI Home page
Palavra-chave: Educação Infantil; Pesquisas; Ética; Docência
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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(en) This study focuses on the approach to teaching in research, paying attention to the perspectives (with their procedures and instruments) of interaction with professionals and their work in Early Childhood Education. Therefore, drawing on Bakhtinian theoretical-methodological frameworks (especially in observations about the human sciences), the aim is to connect three dimensions related to the challenges involved in recognizing teaching work: the principles and regulations concerning ethics in research and the strategies of action directed towards interaction with teaching. In dialogue with a selected group of researches, the results highlight the complexity of discussions about the production of knowledge between researchers and teachers within the context of institutional work. Consequently, the study problematizes the (in)visibilities of authorship, particularly in their interfaces with the production of recognizing social, within the framework of the right to education articulated with the affirmation of teachers and their work (with and through their own voices), amidst the struggle for the expansion and enhancement of Early Childhood Education.
(pt) Este estudo focaliza abordagens à docência em pesquisas com atenção às perspectivas (com seus procedimentos e instrumentos) de interação com os/ as profissionais e seu trabalho na Educação Infantil. Com referenciais teórico- -metodológicos bakhtinianos (em especial nas observações sobre as ciências humanas), tem como objetivo conectar três dimensões ligadas ao contexto dos desafios implicados com o reconhecimento do trabalho docente, aos princípios e às normativas referentes à ética em pesquisa e às estratégias de ação dirigidas à interação com a docência. Em diálogo com um grupo de pesquisas selecionadas, como resultados destaca-se a complexidade das discussões sobre produção de conhecimentos (com)partilhados entre pesquisadores e docentes no contexto do trabalho institucional. Com isso, problematiza-se as (in)visibilidades de autoria, em suas interfaces com a produção de (re)conhecimento social, no horizonte do direito à formação articulado à afirmação dos/as docentes e de seu trabalho (com e por suas próprias vozes) no bojo da luta pela expansão e qualificação da Educação Infantil.
MACHADO, EDUARDO PINTO; Alex Branco Fraga
PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 35, n. e2024, p. 1-25, 2024 DOI
Palavra-chave: etnografia; Pesquisa Qualitativa; Educação Física
Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Farmacologia; Transmissão Neuromuscular; Ciências Humanas; Educação
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Resumo A etnografia realista é especialmente recomendada em pesquisas que abordam temas...
BORGES-PARANÁ, CAMILA MAIA DE OLIVEIRA; ZIMMERMANN, NICOLLE; CARDOSO, CAROLINE; FONSECA, ROCHELE PAZ; Ana Paula Almeida de Pereira
ESTUDOS DE PSICOLOGIA, v. 41, p. 1-12, 2024 DOI Home page
Palavra-chave: executive function; neuropsychological assessment; traumatic brain injury
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Psicologia; Tratamento e Prevenção Psicológica; Intervenção Terapêutica
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Abstract Objective Executive dysfunction after traumatic brain injury may lead to reduced daily...
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