Publicações - linguística, letras e artes


AMARAL MATOS, XÊNIA; Antonio Augusto Nery
ABUSÕES, v. 19, n. 19, p. 223-244, 2022 DOI Home page
Palavra-chave: Eça de Queirós; Memórias de uma forca; Gótico; Narrador
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística; Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Portuguesa; Linguística, Letras e Artes; Letras; Crítica Literária
resumo ...
(pt) Diferentemente do que ocorreu na Inglaterra, de acordo com Maria Leonor Machado de Sousa (1979), a literatura gótica em Portugal é uma tradição timidamente explorada pelos escritores ao longo dos anos. Todavia, a ideia não exclui o fato de que grandes escritores, como Eça de Queirós (1845-1900) tenham dialogado com essa estética. Considerando a narrativa curta “Memórias de uma forca”, publicada por Eça em 1867 e coligida no volume póstumo Prosas Bárbaras, de 1903, o objetivo deste estudo é analisar a presença de elementos góticos na composição do texto, mais especificamente, a voz narrativa incomum que conduz o enredo, a própria forca que dá título à ficção. Assim, averiguar-se-á de que modo essa narradora configura-se como uma voz narrativa “não natural” encontrada na literatura oitocentista. Para tanto, considerar-se-á as proposições de Richardson (2006, 2012) e Alber (2011) sobre a narratologia e as unnatural voices, bem como as reflexões críticas de Stevens (2000), Punter e Byron (2004) e França (2017) sobre o gótico.
Cláudia Madruga Cunha; Thais Adriane Vieira de Matos
Urdimento-Revista De Estudos Em Artes Cenicas, v. 3, n. 45, p. 1-15, 2022 DOI Home page
Palavra-chave: corpo-teatro; Antropofagia; biopolítica; Educação do corpo
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Linguística, Letras e Artes; Artes; Teatro; Interpretação Teatral; Linguística, Letras e Artes; Artes; Teatro; Dramaturgia
resumo ...
(en) This is a review of an intense and complex work, in which the author creates the metaphorical concept of seductive realism, with the aim of revisiting the appropriation of the word theater that branches out to the real-fiction binarism associated with the Aristotelian tradition. The proposal makes us think about the education of the body in and for art, Ribeiro instigates to think that acting is not interpreting reality, but experiencing it through an intuitive body, which interferes and is interfered by the social, political, economic and social environment. culturally, affectively, therefore seductive, revolutionary, transgressive. In this, it challenges what is understood and what is taught about theatrical art, when it proposes to break with the screens of reality and representation that condition us. invests in a multiple, untimely Artaudian body, which unfolds throughout the text in other concepts, machinic, biopolitical, anthropophagic, aesthetically emancipated bodies.
(es) Esta es una revisión de una obra intensa y compleja, en la que el autor crea el concepto metafórico de realismo seductor, con el objetivo de revisar la apropiación de la palabra teatro que se ramifica en el binarismo real-ficción asociado a la tradición aristotélica. La propuesta nos hace pensar en la educación del cuerpo en y para el arte, Ribeiro incita a pensar que actuar no es interpretar la realidad, sino vivenciarla a través de un cuerpo intuitivo, que interfiere y es interferido por el entorno social, político, económico y social. .culturalmente, afectivamente, por lo tanto seductora, revolucionaria, transgresora. En este, desafía lo que se entiende y lo que se enseña sobre el arte teatral, cuando propone romper con las pantallas de realidad y representación que nos condicionan. invierte en un cuerpo artaudiano múltiple, intempestivo, que se despliega a lo largo del texto en otros conceptos, cuerpos maquínicos, biopolíticos, antropofágicos, estéticamente emancipado.
(pt) Trata-se da resenha de uma obra intensa e complexa, no qual a autora cria o conceito metáfora realismo sedutor, com o objetivo de revisitar a apropriação do vocábulo teatro que ramifica para o binarismo real-ficção vindo associado à tradição aristotélica. A proposta nos faz pensar a educação do corpo na e para a arte, Ribeiro instiga a pensar que atuar não é interpretar o real, mas experimentá-lo através de um corpo intuitivo, que interfere e é interferido pelo meio social, político, econômico e cultural, de modo afetivo, por isso sedutor, revolucionário, transgressor. Nisso desafia o que se entende e o que se ensina a respeito da arte teatral, quando propõe rupturar com as telas do real e da representação que nos condicionam. investe em um corpo múltiplo, intempestivo artaudiano, que se desdobra ao longo do texto em outros conceitos corpos, maquinímicos, biopolíticos, antropofágicos, esteticamente emancipados.
Alan Santiago Norões Queiroz
REVISTA RE-PRODUÇÃO, v. 8, p. 1-5, 2022 Home page
Palavra-chave: resenha; Tradução; literatura austríaca
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Literaturas Estrangeiras Modernas; Linguística, Letras e Artes; Letras; TRADUÇÃO LITERÁRIA
resumo ...
Brenno Barros Douettes; Marianne Rossi Stumpf
INTERLETRAS (DOURADOS), v. 11, n. 36, p. 1-16, 2022 Home page
Palavra-chave: Terminologia religiosa; Língua de Sinais Brasileira; Tradução
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS; Linguística, Letras e Artes; Letras; Tradução; Linguística, Letras e Artes; Lingüística; Terminologia
resumo ...
SILVEIRA, ROSANE; Cesar Teló; Alison Roberto Gonçalves
Fórum Linguístico, v. 19, n. 1, p. 7442-7458, 2022 DOI Home page
Palavra-chave: fonologia; proficiency
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Lingüística; Lingüística Aplicada
resumo ...
(en) The present study investigated the correlation between second-language (L2) proficiency and phonological development within a longitudinal frame. Five Brazilian learners of English participated in two data collection sessions with a seven-month interval. Participants completed a paragraph reading task containing several instances of two nasals and a rhotic coda in word-final position, namely, /m n ?/. Proficiency was measured via experienced English teachers’ ratings of an image description task. Results revealed cross-linguistic influences on coda production with vowel nasalization and deletion of the nasal codas, as well as frication and deletion of the rhotic coda. /?/ was the segment that displayed considerable improvement over time. Statistical analyses unveiled a strong, significant relationship between proficiency and accuracy scores, but this relationship was not significant in the final data collection. The development of the phonological categories at issue seems to have occurred independently of participants’ oral proficiency.
(es) Este estudio investigó la relación entre la competencia y el desarrollo fonético-fonológico de la lengua extranjera (L2) desde una perspectiva longitudinal. Cinco estudiantes brasileños de inglés participaron en dos recolecciones de datos con un intervalo de siete meses entre ellos. Los informantes leyeron un párrafo con apariciones de dos consonantes nasales y una rótica en la posición de coda final, /m n ?/. La competencia oral se midió mediante una tarea de descripción de imágenes. Los resultados revelan transferencias lingüísticas en la producción de codas, siendo /?/ el segmento en el que se observaron las ganancias de pronunciación más pronunciadas entre las recolecciones. Los análisis estadísticos revelaron una correlación furte y significativa entre el nivel de inglés y la precisión en la producción de fonemas en la recolección inicial. Esta correlación no fue significativa en la última colección, lo que indica que el desarrollo de categorías fonológicas ocurrió independientemente del desarrollo de la competencia oral.
(pt) O presente estudo investigou a relação entre a proficiência e o desenvolvimento fonético-fonológico da língua estrangeira (L2) sob uma perspectiva longitudinal. Cinco aprendizes brasileiros de inglês participaram de duas coletas de dados com um intervalo de sete meses entre elas. Os participantes leram um parágrafo com ocorrências de duas consoantes nasais e um rótico em posição de coda final, /m n ?/. Proficiência oral foi medida através de uma tarefa de descrição de imagem avaliada por professores experientes de inglês. Os resultados revelam transferências linguísticas na produção das codas sendo /?/ o segmento em que mais se observou ganhos de pronúncia entre as coletas. Análises estatísticas revelaram uma correlação forte e significativa entre proficiência e acurácia na produção dos fonemas na coleta inicial. Contudo, esta correlação não foi significativa na última coleta, indicando que o desenvolvimento das categorias fonológicas se deu independentemente do desenvolvimento da proficiência oral.
Cristiane do Rocio Wosniak
Urdimento-Revista De Estudos Em Artes Cenicas, v. 2, n. 44, p. 1-14, 2022 DOI
Palavra-chave: Educação; corpo; Linguagens; pesquisa
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Linguística, Letras e Artes; Artes; Artes Visuais
resumo ...
(en) Review of the book Bakhtin e as artes do corpo, edited by Beth Brait and Jean Carlos Gonçalves. This work is the third volume of the LiCorEs Collection: Language, Body, Aesthetics. The volume starts with a Foreword by the two organizers and it contains five essays which bring to the heart of the debate some notions, concepts and reverberations of the arts of the body in dialogue with their discursive elements with Bakhtinian studies in a perspective which is also open to other aspects of knowledge.
(es) Reseña del libro Bakhtin e as artes do corpo, editado por Beth Brait y Jean Carlos Gonçalves, que constituye el tercer volumen de la Colección LiCorEs: Lenguaje, Cuerpo, Estética. El volumen contiene una presentación elaborada por sus organizadores y cinco trabajos que llevan al centro del debate algunas nociones, conceptos y reverberaciones de las artes del cuerpo en diálogo con sus elementos discursivos y con los estudios bakhtinianos en una perspectiva abierta también a otros aspectos del saber.
(pt) Resenha do livro Bakhtin e as artes do corpo, organizado por Beth Brait e Jean Carlos Gonçalves. Esta obra constitui o terceiro volume da Coleção LiCorEs: Linguagem, Corpo, Estética. O volume contém uma apresentação elaborada por seus organizadores, seguida de cinco ensaios que trazem para o centro do debate noções, conceitos e reverberações das artes do corpo em diálogo com seus elementos discursivos e com os estudos bakhtinianos em uma perspectiva também aberta a outras vertentes do conhecimento.  
Pedro Ramos Dolabela Chagas; Luiz Guilherme de Oliveira
REMATE DE MALES, v. 41, n. 2, p. 378-404, 2022 DOI Home page
Palavra-chave: Espaço literário; teoria do self; Bildungsroman brasileiro da década de 1950; O encontro marcado, de Fernando Sabino; O ventre, de Carlos Heitor Cony
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Brasileira; Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Comparada
resumo ...
(en) The article debates the relations between spatial displacement and self-formation in the trajectories of the protagonists of Fernando Sabino’s Time to meet and Carlos Heitor Cony’s O ventre, taken as representatives of the 1950s’ Brazilian Bildungsroman. It claims that that relationship revealed a new image of the self in the Brazilian novel, represented through socially misplaced characters driven to conflictive processes of existential affirmation. We observe how the topic of the travel gave physicality to those processes, as it allowed the writers to dramatize the search for ways of accommodation in the world that should be discovered through the experience of the world. We use Kockelman’s (2012) concept of “map” to observer how values influence the construction of subjects and social worlds; more specifically, we identify how the existential function of the travel echoed values initially formulated in the early romantic period. To explain the relevance of those values in 1950s Brazil, and thereby the importance achieved by the Bildungsroman in the country’s literature, we suggest that the genre gave expression to the anxieties of a youth trapped in the transition between models of life founded upon the obedience to traditional institutions, and the full legitimation of the personal construction of one’s own modes of life, which would only take place in later generations. In the end, we digress briefly about the relationship between the works analyzed in the article and later versions of the self in the Brazilian novel.
(es) El artículo discute la relación entre el desplazamiento espacial y la autoformación en las trayectorias de los protagonistas de El encuentro marcado de Fernando Sabino y O ventre de Carlos Heitor Cony, tomados como representantes del Bildungsroman brasileño de la década de 1950. Busca comprender cómo esa relación manifestó una nueva imagen del self en nuestra novela, en personajes no adaptados a sus medios de origen e impulsados a procesos conflictivos de afirmación existencial. Analiza el viaje como un tema que dio fisicalidad a tales procesos, dramatizando la búsqueda de formas de acomodación en la sociedad para ser descubiertas en la experiencia misma del mundo. Para describir este tema, se utiliza el concepto de "mapa" (KOCKELMAN, 2012) para analizar la influencia de los valores en la construcción de sujetos y mundos sociales: específicamente, se observa cómo la función existencial del viaje se hizo eco de valores formulados inicialmente en el primer romanticismo. Para explicar por qué estos valores adquirieron relevancia en Brasil en la década de 1950 y resaltar así la importancia que el Bildungsroman asumió entonces en nuestra literatura, se argumenta que el género dio expresión a la angustia de una juventud atrapada en la transición entre modelos de vida fundados en la obediencia a las instituciones tradicionales y la plena legitimación de la construcción de los propios modos de vida, eso se establecería solo en generaciones posteriores. Al final, hay un breve recorrido sobre la relación entre el corpus analizado y las versiones posteriores del self en la novela brasileña.
(pt) O artigo discute a relação entre o deslocamento espacial e a formação do self nas trajetórias dos protagonistas de O encontro marcado, de Fernando Sabino, e O ventre, de Carlos Heitor Cony, tomados como representantes do Bildungsroman brasileiro dos anos 1950. Busca-se entender como aquela relação manifestava uma nova imagem do self no nosso romance, em personagens inadaptados aos seus meios de origem e impelidos a processos conflitivos de afirmação existencial. Analisa-se a viagem como tópica que dava fisicalidade a tais processos, dramatizando a busca de modos de acomodação na sociedade a serem descobertos na própria experiência do mundo. Para descrever aquela tópica, usa-se o conceito de “mapa” (KOCKELMAN, 2012) para analisar a influência de valores na construção de sujeitos e mundos sociais: especificamente, observa-se como a função existencial da viagem ecoava valores inicialmente formulados no primeiro romantismo. Para explicar porque esses valores adquiriram relevância no Brasil dos anos 1950 e assim evidenciar a importância que o Bildungsroman então assumiu em nossa literatura, argumenta-se que o gênero dava expressão a angústias de uma juventude presa na transição entre modelos de vida fundados na obediência a instituições tradicionais e a plena legitimação da construção dos próprios modos de vida, que seria estabelecida apenas em gerações posteriores. Ao final, faz-se uma breve digressão sobre a relação entre o corpus analisado e versões posteriores do self no romance brasileiro.
Maria José Foltran; Renato Basso
VERSALETE, v. 09, n. 17, p. 323-341, 2021
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística
resumo ...
Janice Inês Nodari
ANTARES: LETRAS E HUMANIDADES, v. 13, n. 29, p. 287-300, 2021 DOI
Palavra-chave: Literatura africana; Identidade; Espaço e lugar
resumo ...
(pt) Neste trabalho, apresento o processo de construção da identidade de Mvelo, personagem principal do romance Sem gentileza (2016) da escritora sul-africana Futhi Ntshingila. Para tanto, recorro a conceitos distintos de espaço e lugar (TUAN, 2012), deslocamento, desvio, (des)(re)territorialização, mobilidade linguística e movimento (in BERND, 2010), e defendo a premissa, que encontra suporte nos estudos pós-coloniais (ASHCROFT; GRIFFITHS; TIFFIN, 2003), que a identidade da personagem está relacionada ao deslocamento e à relocalização (GONZÁLEZ, 2010), muito mais do que ao sentimento de pertencimento a um determinado espaço. A identidade de Mvelo é também construída linguisticamente, em um contexto sofrido de uma favela sul-africana, onde gentileza não tem vez, e a sobrevivência é a única lei.
Pedro Chapaval Pimentel; Bruno Eduardo Slongo Garcia; Teresa Cristina Wachowicz
L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 22, n. 1, p. 3-22, 2021 DOI
Palavra-chave: Argumentação; retórica; discurso
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Análise do Discurso
resumo ...
Total de registros: