Publicações - ciências exatas e da terra


SILVA, ADSON; AMORIM, MAGALI; FONSECA, MARIANA; SALVADOR, MARCOS; DE SÁ, EDUARDO; Stefanello, Maria Élida Alves
JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY, v. 30, n. 10, p. 2060-2065, 2019 DOI
Palavra-chave: Sinningia; Gesneriaceae; Naftoquinona; atividade citotoxica
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Química; Química Orgânica; Química dos Produtos Naturais
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KRUPCZAK, CARLA; Camila Silveira da Silva
REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA ENSINO INTERDISCIPLINAR, v. 5, n. 15, p. 475-488, 2019 DOI Home page
Palavra-chave: ENPEC; produção regional; perspectivas de pesquisa
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; ensino de ciencias; Ensino de Ciências
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PEREIRA, TÁSSILA ZERBINI MONTEIRO; Camila Silveira da Silva
REVISTA REAMEC, v. 7, n. 2, p. 245-260, 2019 DOI Home page
Palavra-chave: ENPEC; perspectivas de pesquisa; produção regional
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Química; Ensino de Química
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(en) This qualitative research aims, through documentary research, is understand how the North region manifested itself at XI ENPEC, by analyzing its representativeness and trends in the event. For this purpose, the works contained in the annals of ABRAPEC was use as a research tool and, for the treatment of the data, the Content Analysis. The results show that 5.8% of the XI ENPEC works was carry out by researchers from the North region, 60.2% of which were develop by participants from the state of Pará. The most important thematic areas were Education of Science Teachers (32%), Teaching and learning of scientific concepts and processes (15%), Educational processes and materials in Science Education (15%), Education in non-formal areas and scientific dissemination (11%), and Scientific and Technological Literacy, CTS/CTSA approaches and Science Education (10%). Finally, it was possible to notice that, although there is a growing representation of the North region in ENPEC, there is a great influence of the places where the events are held – usually in the South and Southeast – in the scientific dissemination of the region, because the distance makes it difficult the participation of researchers from more distant states.
(pt) Esta pesquisa de natureza qualitativa tem como objetivo, fundamentada nos pressupostos da pesquisa documental, analisar a produção científica de pesquisadores da Região Norte no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), evidenciando as perspectivas teóricas e metodológicas das pesquisas. Para isso, foram utilizados como fontes de informação os trabalhos contidos nos anais do XI ENPEC e, para tratamento dos dados, a Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que 5,8% dos trabalhos do XI ENPEC foram realizados por pesquisadores da Região Norte, sendo 61% desenvolvidos por participantes do estado do Pará. Os eixos temáticos com mais trabalhos foram Formação de Professores de Ciências (32%), Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos (15%), Processos e materiais educativos em Educação em Ciências (15%), Educação em espaços não-formais e divulgação científica (11%), e Alfabetização Científica e Tecnológica, abordagens CTS/CTSA e Educação em Ciências (10%). Por fim, foi possível perceber que, apesar de haver um crescimento da representatividade da Região Norte no ENPEC, há uma influência grande dos locais onde os eventos são sediados – geralmente na região Sul e Sudeste – na divulgação científica da região, pois a distância dificulta a participação dos pesquisadores de estados mais afastados.
Gabriela Ferreira; Alicia Aparecida de Souza; Camila Silveira da Silva
REVISTA FEMINISMOS, v. 7, n. 3, p. 32-46, 2019 Home page
Palavra-chave: Docentes; Desigualdade de gênero; Ciências Exatas; representação feminina; feminismo
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; ensino de ciencias; Ensino de Ciências
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(pt) O texto trata sobre a temática da desigualdade de gênero, no contexto das Ciências Exatas, por meio de uma pesquisa qualitativa englobando o perfil profissional e os aspectos da carreira de mulheres da Química, Física, Matemática, Estatística, Informática e Expressão Gráfica de uma Universidade Pública Federal. Para tal, constituímos dados por meio dos Currículos Lattes das professoras, e de informações disponibilizadas pelo setor de Recursos Humanos da instituição. Então discutimos sobre a distribuição de gênero, o cargo ocupado pelas docentes, e suas épocas e modalidades de graduação. Com isso, observamos que na maior parte das áreas as mulheres são minoria, ocupando principalmente cargos intermediários da carreira docente, tendo um perfil bastante diverso com relação às décadas em que se formaram, e metade sendo de mulheres licenciadas. Por fim, acreditamos que o preconceito de gênero presente neste contexto e a naturalização da Ciência como masculina podem justificar o observado.
Jackson Antonio do Prado Lima; Silvia Regiina Vergilio
JOURNAL OF SYSTEMS AND SOFTWARE, v. 154, p. 92-109, 2019 DOI
Palavra-chave: Teste de Mutação; mapeamento sistemático
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciência da Computação; Metodologia e Técnicas da Computação; Engenharia de Software
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Luís Gomes de Lima
INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 24, n. 3, p. 196-221, 2019 DOI Home page
Palavra-chave: Teoria dos Registros de Representação Semiótica; Ensino e Aprendizagem da Física; Resolução de Problemas
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ensino de Física; Ciências Exatas e da Terra; Física; Ensino de Ciências e Matemática
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(en) This work is, in part, the result of a doctoral research, and aims to present the Theory Raymond Duval's Registers of Semiotic Representations and its theoretical-methodological contributions to the teaching and learning of physics. We seek to verify the signs and symbols proper to physics by the semiotic aspect of Duval, in order to enable possible paths for the teaching of the discipline that allows students to improve their learning. The fundamental cognitive activities of representation related to semiosis: formation, treatment and conversion, are analyzed focusing on the verification of the congruence phenomenon that leads to integrative understanding. As a methodological approach, it is suggested that the congruence criteria and cognitive model of representation, centered on the objectification function, be articulated in order to allow the use of the theory to the specific problems of physics. In this sense, five canonical physics problems are treated with 28 high school students from a private school in São Paulo, Brazil, during the second semester of 2017. The analyzes performed on the activities and based on the Theory of Records Semiotic Representations point to results that demonstrate their importance in the development of teaching and learning physics by allowing increases in student success rates in addressing the problems proper to the discipline.
(pt) Este trabalho é, em partes, fruto de uma pesquisa de doutorado, e tem por objetivo apresentar a Teoria dos Registros de Representação Semiótica e suas contribuições teórico-metodológicas para o ensino e aprendizagem da física. Busca-se verificar os signos e símbolos próprios da física pela vertente semiótica de Duval, a fim de possibilitar caminhos possíveis para o ensino da disciplina que permita melhorar sua aprendizagem por parte dos estudantes. As atividades cognitivas fundamentais de representação ligadas às semiósis: formação, tratamento e conversão, são analisadas com foco na verificação do fenômeno de congruência que leva à compreensão integrativa. Como aporte metodológico é sugerido que os critérios de congruência e modelo cognitivo de representação, centrado sobre a função de objetivação, sejam articulados de forma a permitir o uso da teoria aos problemas específicos da física. Nesse sentido, são tratados cinco problemas canônicos de física com 28 alunos de 3º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede privada de São Paulo, durante o 2º semestre de 2017. As análises realizadas sobre as atividades, com aporte da Teoria dos Registros de Representação Semiótica apontam para resultados que demonstram sua importância no desenvolvimento do ensino e aprendizagem da física por permitir aumentos nas taxas de sucesso dos alunos ao tratarem os problemas próprios da disciplina.
Lianhua Zhu; Lei Wu; Yonghao Zhang; Felix Sharipov
INTERNATIONAL JOURNAL OF HEAT AND MASS TRANSFER, v. 145, p. 118765 2019 DOI
Palavra-chave: ab inito potential; Couette Flow; Quantum scattering; heat transfer; Rarefied Gas
Áreas do conhecimento: Engenharias; Engenharia Mecânica; Fenômenos de Transporte; Dinâmica dos Gases; Ciências Exatas e da Terra; Física; Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas; Cinética e Teoria de Transporte de Fluídos; Propriedades Físicas de Gases
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DE JESUS, J. H. F.; DA S. MATOS, T. T.; DA C. CUNHA, G.; Antonio Savio Mangrich; Romão, L. P. C.
Cellulose, v. 26, n. 7, p. 4291-4299, 2019 DOI Home page
Palavra-chave: Biochar; lignin
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; envoiromental
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COSTA, FELIPE ANDRÉ LIMA; Edson A Mitishita
INTERNATIONAL JOURNAL OF REMOTE SENSING, v. 40, n. 14, p. 1-22, 2019 DOI
Palavra-chave: Fotogrametria; LIDAR; Georreferenciamento Direto; Calibração de Câmaras
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Geodésia; Fotogrametria; Ciências Exatas e da Terra; Geociências; Geodésia; Sensoriamento Remoto
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DA CRUZ, WANDER; Pedro Luis Faggion; RIBEIRO MUGUIO, MIGUEL
REVISTA BRASILEIRA DE GEOMÁTICA, v. 7, n. 1, p. 061-79, 2019 DOI
Palavra-chave: Posicionamento GNSS; monitoramento de estruturas; Posicionamento Preciso por Ponto
Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Geodésia; Fotogrametria
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(en) In order to comply with the dam safety regulations and the current legislation, this work is aimed at monitoring the Mauá HPP dam in the Tibagi River in the most precise method possible. Specifically, the monitoring method exhibited in this study uses GNSS technology and static relative positioning method. To obtain coordinates and their respective standard deviations of the geodetic monitoring network points, raw data was processed using short and long baselines, broadcast ephemeris, precise ephemeris and precise point positioning (PPP). The result of the broadcast ephemeris was satisfactory, allowing for processing the day after the data collection campaign. The use of precise ephemeris corresponded expectation when the short baseline was used. However, the disadvantage is in the time lag for processing of at least 14 days after the campaign. PPP and the long baseline resulted in standard deviations higher than those obtained with broadcast ephemeris, precise ephemeris and short baseline. Therefore, PPP and long baseline were considered as inadvisable for use in monitoring structures.
(pt) Objetivando-se obedecer às normas de segurança de barragens e à legislação vigente, neste trabalho buscou-se alcançar precisões compatíveis com o monitoramento da barragem da UHE Mauá, no rio Tibagi, utilizando a tecnologia GNSS de precisão, método de posicionamento relativo estático. Para obtenção de coordenadas e seus respectivos desvios-padrão dos pontos da rede geodésica de monitoramento, foram abordados pós-processamentos de dados brutos utilizando-se linhas de base longa e curta, efemérides transmitidas, efemérides precisas e posicionamento por ponto preciso (PPP). Constatou-se que a utilização de efemérides transmitidas foi satisfatória, o que permite o processamento no dia seguinte à realização da campanha de coleta de dados. A utilização de efemérides precisas correspondeu ao esperado, quando utilizada a linha de base curta. Porém, a desvantagem está no lapso temporal para processamento de, no mínimo, 14 dias após a realização da campanha. O PPP e a linha de base longa resultaram desvios-padrão superiores àqueles obtidos com efemérides precisas e transmitidas e linha de base curta e, portanto, foram considerados como desaconselháveis à utilização em monitoramento de estruturas.
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