Publicações - ciências humanas


Sueli Fatima Ferreira Andrade; Andrè Luiz Moscaleski Cavazzani; Ana Claudia Urban
REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR, v. 9, n. especial, p. 32-49, 2023
Palavra-chave: ensino; História
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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Célia Ratusniak; Julia Beatriz Panassolo
PSICOLOGIA EM PESQUISA (UFJF), v. 18, p. 1-32, 2023 DOI Home page
Palavra-chave: fracasso escolar; Alunas; anos iniciais; Desigualdade de gênero na Educação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação
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(en) This review investigates on female students school failure in the middle school. The inequality in school performance is attributed to these students' lower intellectual capacity. The naturalization of domestic work and care as women's functions are pointed out as the destiny of failed students. The image of the good female student is identified in white girls and the female student who does not learn is identified in poor female students, who are sexualized. It concludes that schools reproduce and reinforce gender and racial inequalities when  justify the students' school failure, but they resist to this condition imposed on them.
(es) Esta revisión teórica investiga el fracaso escolar en las estudiantes de primero grado.La desigualdad en el desempeño escolar se atribuye a la menor capacidad intelectual de las alumnas. La naturalización del trabajo doméstico y del cuidado como funciones de la mujer se apunta como el destino de la estudiantes reprobada. La figura de la buena alumna se identifica en las niñas blancas y la alumna que no aprende se identifica en las alumnas pobres, que son sexualizadas. Se concluye que las escuelas reproducen y refuerzan las desigualdades de género y raciales cuando justifican el fracaso escolar de las estudiantes, pero resisten esta condición que se les impone.
(pt) Essa revisão teórica investiga o fracasso escolar em estudantes nos anos iniciais. Adesigualdade no desempenho escolar nas alunas é atribuída à menor capacidadeintelectual. A naturalização do trabalho doméstico e do cuidado como funções dasmulheres são apontados como destino das estudantes repetentes. A figura da boa aluna éidentificada em meninas brancas e da que não aprende é identificada em alunas pobres,que são sexualizadas. Conclui-se que as escolas reproduzem e reforçam as desigualdadesde gênero e raça quando justificam o fracasso escolar das alunas, mas elas resistem a essacondição que lhes é imposta.
Antonio Edmilson Paschoal
Revista Dialectus, v. 28, n. 28, p. 126-141, 2023 DOI
Palavra-chave: niilismo; Niilismo Russo; Turguêniev; Dostoiévski; Nietzsche
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Filosofia; História da Filosofia; Ciências Humanas; Filosofia; Ética e filosofia política
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(pt) Se a expressão “niilismo russo” remete a uma ideia ampla e profundamente arraigada no contexto histórico e cultural em que surge, ao ser apropriada por Nietzsche, ela apresenta alguns traços bem peculiares, constituindo-se numa das principais fontes utilizadas pelo filósofo para matizar certas nuances de sua própria acepção de niilismo. Este artigo, circunscrito à apropriação feita por Nietzsche de algumas ideias de Ivan Turguêniev e Fiódor Dostoiévski, busca precisar justamente os momentos em que o conceito aparece nos escritos de Nietzsche e os papéis que exerce neles, conferindo uma atenção especial para uma forma ambivalente de niilismo que o filósofo chama de “niilismo segundo o modelo de São Petersburgo”.
Daniela de Oliveira Pires; Izabele Caroline Silva Arving; Cassia Alessandra Domiciano
LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 24, n. 54, p. 200-224, 2023 DOI
Palavra-chave: privatizaçaõ; Creche; Sujeitos Privados; financiamento da educação; Democratização
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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(en) The article analyzes the privatization of day care in the city of Curitiba, in relation to the private sector and the consequences for the financing and democratization of this stage of basic education. The public-private relationship is presented as part of a historical process of correlation of social forces and that will be determinant for the promotion of educational policies. The study is divided into three parts. Beginning with a historical retrospective, from the end of the civil-military dictatorship (1964-1985) until the promulgation of the Federal Constitution of 1988, it identifies, from the 1990s, the adoption of neoliberalism and the Third Way, the redefinition of the policies of democratization of education in Brazil. Then, we characterized the private subjects that act in the promotion of daycare in Curitiba through the sale of vacancies to the municipal government, a process we call privatization. We delimited the period from 2015 to 2021, considering the availability of data in the Transparency Portal. We tried to investigate how the coexistence of the old and the new private subjects for the provision of day care takes place. The old private subjects are religious and charitable institutions, which still exert influence today through the practice of concluding contracts for the promotion of daycare supply. The methodological procedures consisted of bibliographic and documentary analysis and semi-structured interviews. As a result, it is stated that the public-private relationship in day care is deepened and strengthened with the structure of the public sector, being the result of the historical logic of appropriation of the public sphere by the hegemonic private sectors, reflecting the notion of the public as a privileged space for the maintenance of privileges and distancing from the real needs of the population.
(es) El artículo analiza la privatización de las guarderías en la ciudad de Curitiba, en relación con la actuación de la esfera privada y las consecuencias para la financiación y la democratización de esta etapa de la educación básica. La relación público-privada se presentará como parte de un proceso histórico de correlación de fuerzas sociales y que será determinante para la promoción de políticas educativas. El estudio se estructura en tres partes. A partir de una retrospectiva histórica, desde el fin de la dictadura cívico-militar (1964-1985) hasta la promulgación de la Constitución Federal de 1988, se identifica, a partir de la década de 1990, la adopción del Neoliberalismo y de la Tercera Vía, la redefinición de las políticas de democratización de la educación en Brasil. Entonces, se caracterizó a los sujetos privados que actúan en la promoción de guarderías en Curitiba a través de la venta de vacantes al poder público municipal, un proceso que llamamos privatización. Delimitamos el periodo temporal de 2015 a 2021, teniendo en cuenta la disponibilidad de datos en el Portal de Transparencia. Intentamos investigar cómo se produce la coexistencia de los antiguos y los nuevos sujetos privados para la oferta de guarderías. Los antiguos sujetos privados son las instituciones religiosas y asistenciales, que aún hoy ejercen influencia, mediante la práctica de establecer contratos para la promoción de la oferta de guarderías. Los procedimientos metodológicos correspondieron al análisis bibliográfico y documental y a entrevistas semiestructuradas. Como resultado, se afirmar que la relación público-privado en la oferta de guarderías se profundiza y fortalece a medida que se estructura el sector público, resultado de la lógica histórica de apropiación de la esfera pública por los sectores privados hegemónicos, reflejando la noción de lo público como espacio privilegiado para el mantenimiento de privilegios y distanciamiento de las necesidades reales de la población.
(pt) Este artigo analisa a privatização da oferta da creche no Município de Curitiba, relacionando a atuação da esfera privada e as consequências para o financiamento e a democratização dessa etapa da educação básica. Será apresentada a relação público-privada como parte de um processo histórico de correlação de forças sociais e que será determinante para o fomento das políticas educacionais. O estudo está estruturado em três partes. A partir de um retrospecto histórico, do final da ditadura civil-militar (1964-1985) até a promulgação da Constituição Federal de 1988, identifica-se, a partir dos anos de 1990, a adoção do Neoliberalismo e da Terceira Via, a redefinição das políticas de democratização da educação no Brasil. Após, foram caracterizados os sujeitos privados que atuam na promoção da creche por meio da parceria público-privada em Curitiba, entre 2015 e 2021. Buscou-se averiguar como ocorre a coexistência dos antigos e dos novos sujeitos privados para a oferta da creche. Os antigos sujeitos privados são instituições religiosas e assistenciais, que ainda hoje exercem influência, pela prática de estabelecimento de parceria público-privada para a promoção da oferta da creche. A metodologia foi a análise bibliográfica, documental e a realização de entrevistas do tipo semiestruturada. Como resultado, declara-se que a relação público-privada na oferta da creche se fortalece, na medida em que o setor público se estrutura, sendo resultado da lógica histórica de apropriação da esfera pública pelos setores privados hegemônicos, refletindo a noção do público, como um espaço privilegiado para a manutenção dos privilégios e de distanciamento das reais necessidades da população.
Thais Cristina dos Santos; Wesley Dias de Almeida; Camila Tonezer
REVISTA PESQUISA QUALITATIVA, v. 11, n. 26, p. 175-201, 2023 DOI Home page
Palavra-chave: inclusão; ATD; Deficiência visual; Licenciatura em Física; Formação docente
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(en) This article presents an investigation with Physics undergraduates from a University in the Western region of Paraná. The investigation aims to interpret and reflect on the participants' perceptions related to the inclusion of visually impaired students. As a phenomenological question, the query formulated is: what does the School Inclusion of students with visual impairment mean for Physics undergraduates? The data collection occurred with Google Forms. Future teachers were invited through social media; four undergraduate physics students participated. The corpus was analyzed using the methodology of Discursive Textual Analysis - DTA. The results indicate that, for the effectiveness of inclusion, it is necessary to raise awareness; the participants emphasize that it is possible to promote it even with more abstract content, such as Physics. Inclusion is part of being a teacher; the undergraduates highlight different definitions of school inclusion of students with visual impairment.
(pt) Este artigo apresenta uma investigação com licenciandos em Física de uma Universidade da região Oeste do Paraná. O intuito da investigação é interpretar e refletir sobre as percepções dos participantes relacionadas à inclusão de alunos com deficiência visual. Possuímos, como questionamento fenomenológico: o que é Inclusão Escolar de alunos com deficiência visual para licenciandos em Física? Para a coleta dos dados, utilizamos o Formulário Google. Convidamos os futuros professores, por meio de divulgação em mídias sociais; contamos com a participação de quatro estudantes de licenciatura em Física. Analisamos o corpus por meio da metodologia de Análise Textual Discursiva - ATD. Os resultados indicam que, para a efetivação da inclusão, é necessário sensibilização; os participantes ressaltam ser possível promovê-la mesmo com conteúdos mais abstratos, como Física. A inclusão faz parte do ser professor; os licenciandos destacam diferentes definições de inclusão escolar de alunos com deficiência visual.
Cassia Alessandra Domiciano; ADRIÃO, THERESA; DRABACH, NADIA
JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, v. 17, n. 2, p. 1-7, 2023 DOI
Palavra-chave: Privatização da Educação Básica; Políticas Educacionais; Direito Humano à Educação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
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QUIRINO, SIMONY; Andréa Barbosa Gouveia
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, v. 39, p. 1-26, 2023 DOI
Palavra-chave: financiamento da educação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Políticas Educacionais
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(en) In this article, the transparency of budget laws is discussed and the quality of the information made available regarding education goals in the 2014-2017 budget cycle of municipalities in the Brazilian state of Paraná is verified. Initially, we observe how these laws and their content are presented, creating, then, an index of publicity profile. After that, seven municipalities are selected to investigate aspects related to the intelligibility of the information. It was observed that problems related to the access to publicity and intelligibility of these laws hinder social control.
(es) El artículo discute la transparencia de las leyes presupuestales y verifica la calidad de la información puesta a disposición relativa a las metas para la educación, en el ciclo presupuestal 2014-2017, en municipios del estado brasileño de Paraná. En primer lugar, se observa la forma en que se presentan esas leyes y qué tipo de información contienen y se elabora un índice de perfil de publicidad. Después, se seleccionan siete municipios para averiguar aspectos relativos a la inteligibilidad de la información. Se constataron problemas relacionados al acceso, a la publicidad y a la inteligibilidad de esas leyes que comprometen el control social.
(pt) O artigo discute a transparência das leis orçamentárias e verifica a qualidade das informações disponibilizadas no que se refere às metas para a educação, no ciclo orçamentário 2014-2017, em municípios paranaenses. Inicialmente, observa-se a forma como essas leis são apresentadas e que tipo de informações contêm, e cria-se um índice de perfil de publicidade. Depois, são selecionados sete municípios para averiguar aspectos relativos à inteligibilidade das informações. Constatou-se problemas relacionados ao acesso, à publicidade e à inteligibilidade dessas leis que comprometem o controle social.
Alexandre Noronha Machado
Sképsis (Salvador. Online), v. XIV, n. 26, p. 59-70, 2023 Home page
Palavra-chave: Ceticismo; Crença; Pirronismo; Sexto Empírico; Wittgenstein
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Filosofia; Epistemologia
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Cláudia Madruga Cunha; Thais Adriane Vieira de Matos; KARINE CRISTINA PFÜTZ
REVISTA FERMENTARIO, v. v.17, n. n.1, p. 76-96, 2023 Home page
Palavra-chave: devir mulher; narrativas dissidentes; poéticas ancestrais
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação; Metodologias da Pesquisa e arte educação
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Anita Helena Schlesener
Revista Antíteses, v. 16, n. 31, p. 380-396, 2023 DOI Home page
Palavra-chave: História; Política; Educação; Walter Benjamin
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; História; Ciências Humanas; Educação
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(en) This text aims to retake Walter Benjamin’s writings in order to reflect on the concept of history and the task of the materialist historian. The political dimension is in to show the need for a new history that overcomes progressive linearity and expresses the articulation of past and present. It is a bibliographic investigation centered on some of Benjamin's writings that opens the way for a materialist history of culture.Below are brief reflections on education in the broad sense, as a formative process that takes place throughout the subjects' lives.
(es) El objetivo de este trabajo es revisitar los escritos dispersos de Walter Benjamin para reflexionar sobre el concepto de historia y la tarea del historiador materialista. La dimensión política radica en mostrar la necesidad de una nueva historia que supere la linealidad progresista y exprese la articulación del pasado y el presente. Se trata de una investigación bibliográfica centrada en algunos de los escritos de Benjamin que allana el camino para una historia materialista de la cultura. A continuación se presentan breves reflexiones sobre la educación en el sentido más amplio, como proceso formativo que se desarrolla a lo largo de la vida de los sujetos.
(pt) O objetivo deste trabalho é retomar escritos esparsos de Walter Benjamin a fim de refletir sobre o conceito de história e a tarefa do historiador materialista. A dimensão política está em mostrar a necessidade de uma nova história que supere a linearidade progressiva e expresse a articulação de passado e presente. Trata-se de uma investigação bibliográfica centrada em alguns escritos de Benjamin que abre caminho para uma história materialista da cultura. Seguem breves reflexões sobre educação no sentido amplo, como processo formativo que acontece ao longo da vida dos sujeitos.
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