PEREIRA DO NASCIMENTO, GLAUCIA;
Ângela Massumi Katuta;
WILLEMANN SUTIL DE OLIVEIRA, DANIELLE
Palavra-chave:
Geografia das escolas;
Territórios;
Educação
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Geografia; Geografia Humana; Ensino de Geografia
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(pt)
Artigo resultante de reflexões oriundas de pesquisas, levantamento de dados e de processos de investigação ação participativa no trabalho cotidiano em sala de aula sobre os vários significados da escola nas periferias. Evidencia-se neste processo, vínculos relevantes entre a educação formal e não formal, não raro desconsiderados nas reflexões sobre as escolas e seus papéis em uma sociedade excludente com amplas desigualdades sociais. Refletimos sobre a fundamentalidade dos conceitos trabalho, educação e cotidiano para a organização do trabalho docente nestas instituições e que auxiliam a adensar as relações escola-comunidades. Na sequência, evidenciamos como estas auxiliam a compreender os múltiplos significados da escola constituídos nas periferias na relação dialética entre os sujeitos das comunidades e os profissionais que atuam nas instituições escolares. Tais instituições em bairros periferizados não são meros locais de aprendizagem de conteúdos, constituem também lugares que auxiliam ou dão suporte para que os mesmos r-existam. Finalizamos o trabalho abordando o entrelaçamento entre educação formal e não formal, narrando o caso de uma organização de mulheres negras periferizadas da Cidade de Curitiba/PR e suas lutas para r-existirem com seus filhos em uma sociedade excludente, cujo fundamento se encontra na racialização das relações sociais, expressa nos conflitos por terras e territórios. Concluímos que considerar a escola das áreas periferizadas, das cidades e dos campos, apenas como local de aprendizagem de conhecimentos científicos acaba por ocultar e/ou negar as suas geografias, expressas nas relações sócio territoriais de solidariedade que se estabelecem entre tais comunidades e os profissionais que nela trabalham.
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Raquel Borghi;
Cassia Alessandra Domiciano
Palavra-chave:
Privatização da Educação;
Oferta, Gestão e Currículo;
Direito Humano à Educação;
Programa Acelera Brasil
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
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FLACH, SIMONE DE FÁTIMA;
Anita Helena Schlesener
Palavra-chave:
ENSINO MÉDIO;
Reforma do Ensino Médio;
BNCC;
Educação integral
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
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Clecí Körbes;
Renata Alves
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA,
v. 1,
n. 23,
p. e15247-17,
2023
DOI
Home page
Palavra-chave:
educação profissional e tecnológica;
Ensino Superior;
Formação integrada;
gestão pública;
CTS
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
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(en)
The research aimed to identify the concepts of technology and technological education present in the legal bases of Higher Technology Courses, in the years 2000 and 2010. Through documentary research and content analysis, legislation was compiled on higher professional education. It was verified that the legal bases associate technology with courses focused on the industrial sector, without clearly establishing its sense in courses aimed at providing services. In the documents examined, technology is approached both from the traditional perspective, marked by the deterministic and instrumental view, and from the approach of Science, Technology and Society. Technology, in this last sense, meets the conception of integrated training in higher technological education.
(pt)
A pesquisa visou identificar as concepções de tecnologia e de educação tecnológica presentes nas bases legais dos Cursos Superiores de Tecnologia, nos anos 2000 e 2010. Por meio de pesquisa documental e análise de conteúdo, foram compiladas legislações relativas à educação profissional de nível superior. Verificou-se que as bases legais associam a tecnologia a cursos focados no setor industrial, sem estabelecer com clareza o seu sentido nos cursos voltados à prestação de serviços. Nos documentos examinados, a tecnologia é abordada tanto na perspectiva tradicional, marcada pela visão determinista e instrumental, quanto na abordagem de Ciência, Tecnologia e Sociedade. A tecnologia, nesta última acepção, vai ao encontro da concepção de formação integrada na educação tecnológica superior.
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Reginaldode Lima Correia;
Adilar Antonio Cigolini
Palavra-chave:
Faxinais;
Faxinalense;
Iconografias;
Circulação;
Pinhão
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; geografia Política
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Ana Paula Vosne Martins
Palavra-chave:
agência feminina;
Catolicismo;
Escrita feminina;
sertão;
Utopia
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; História do Brasil; Missão de Pesquisas Folclóricas de 1938
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(en)
At the turn of the 20th century, Bahian teacher Amelia Rodrigues became widely known as a writer of novels, children's books, plays, poetry, essays, conferences, and press articles. This article reflects on one of her best-known books, Mestra e Mãe (Tutoress and Mother), published in 1898. In the book, Rodrigues not only advocates for female preponderance in education and religion, but also recreates a Sertão world based on order, unity and catholic faith. A critic of modernity and urban disorder, Rodrigues designs a Sertão utopia in which the predominant ideas and values are based on Catholicism, hierarchy, social work, and high female Christian moral standards. This article intends to discuss the concept of conservative utopia within the frame of female catholic activism, as well as the notion of moral domain, represented, in the book, by the Sertão.
(pt)
Entre o final do século XIX e começo do XX a professora baiana Amelia Rodrigues, tornou-se muito conhecida como escritora de romances, livros infantis, peças teatrais, poesias, ensaios, conferências e artigos para a imprensa. Este artigo propõe uma reflexão a respeito de um de seus livros mais conhecidos, Mestra e Mãe, publicado em 1898. Neste livro Amelia Rodrigues não só defende as capacidades femininas pela educação e a religião, mas recria um mundo sertanejo assentado na ordem, na unidade e na religião católica. Crítica à modernidade e à desordem das cidades, Amelia Rodrigues arquiteta uma utopia sertaneja para defender o catolicismo, os valores morais, a hierarquia, a ação social e o exemplo moral das mulheres cristãs. O artigo pretende problematizar o conceito de utopia conservadora, nos marcos do ativismo feminino católico, bem como a noção de espaço moral, representado, no livro, pelo sertão.
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Andreia Aparecida Marin
REVISTA TOPUS,
v. 8,
n. 2,
p. 158-173,
2023
Palavra-chave:
espectros;
noite;
indeterminação;
descentralização do humano
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Educação
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Célia Ratusniak;
Vanderlete Pereira da Silva
Palavra-chave:
Educação Básica;
biopolítica;
Necropolítica
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Psicologia; Psicopatologia
resumo ...
(en)
This article discusses the transition of the public schools that attend children through the COVID-19 pandemic. It problematizes Brazil’s Ministry of Education’s narrative, using him as an example of post-truth that creates a scenario of sanitary security to justify a return of presential classes. The text maps the distortions, inventions and misinterpretations of data, strategies to produce the post-truth, presented by the MEC, the SEED/PR and the SEDUC/AM, contrasting these speeches with information that shows the real scenario of the pandemic in Brazil, taken from the Ministry of Health, scientific journals and official news agencies. It considers the decision of the immediate return an attempt of hiding the situation of the emergency remote education (ERE), as well as the lack of planning and investment in the recommended health conditions, exposed in official documents and research. To build this thesis, it searches the Statistical Synopsis of the Educational Response to the Pandemic of COVID-19 in Brazil, Basical Educational data that show some aspects of the ERE in the Brazilian municipal network, from Paraná and Amazonas, which concentrate a large part of children. To support this analysis, it is used the concepts of biopolitics and necropolitcs, which trigger the State racism. They conclude that the argument of defending the future of the children legitimizes the exposure of them, their families and the professionals of the school, letting subalternized population die.
(pt)
O artigo discute a travessia das escolas públicas que atendem crianças pela pandemia da COVID-19. Problematiza o discurso do ministro da educação, tomando-o como um exemplo de pós-verdade que cria um cenário de segurança sanitária para convencer o retorno às aulas presenciais. O texto mapeia as distorções, invenções e interpretações equivocadas de dados, estratégias para produzir a pós-verdade, apresentadas pelo MEC, pela SEED/PR e pela SEDUC/AM, contrapondo esses discursos com dados que apresentam o cenário real da pandemia no Brasil, retirados do Ministério da Saúde, de revistas científicas e agências oficias de notícias. Considera a decisão do retorno imediato uma tentativa de esconder a situação do ensino remoto emergencial (ERE), bem como a falta de planejamento e investimento nas condições sanitárias recomendadas, expostas em documentos e pesquisas oficiais. Para construir essa tese, busca na Sinopse Estatística do Questionário Resposta Educacional à Pandemia de COVID-19 no Brasil, Educação Básica dados que mostram alguns aspectos do ERE na rede municipal brasileira, paranaense e amazonense, que concentram grande parte das matrículas de crianças. Para fundamentar a análise, utiliza os conceitos de biopolítica e de necropolítica, que acionam o racismo de Estado. Conclui que o argumento da defesa do futuro das crianças legitima a exposição delas, de suas famílias e profissionais da escola onde trabalham, deixando morrer populações subalternizadas.
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Edson Rezende Teixeira;
Geraldo Balduino Horn;
SUELI DE FÁTIMA FERNANDES
Palavra-chave:
Teaching Philosophy;
deaf culture;
Philosophical reception;
Bilingualism;
Inclusion
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Humanas; Educação; Fundamentos da Educação; Filosofia da Educação
resumo ...
a maior editora de publicação científica do Brasil
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Cristina Carta Cardoso de Medeiros;
Adriane Knoblauch
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação
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