Publicações - linguística, letras e artes


Marcella Lopes Guimarães
Revista Diálogos Mediterrânicos, v. 20, n. 20, p. 109-129, 2021 Home page
Palavra-chave: trobairitz; cancioneiro occitano; Cumplicidade; vidas/razos; Tradução; sociabilidade
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História; História Antiga e Medieval; História Medieval; Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Medieval
resumo ...
Marcos Namba Beccari
CONCINNITAS (ONLINE) (RIO DE JANEIRO), v. 22, n. 40, p. 276-295, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Vilém Flusser; ficção filosófica; Ceticismo; arte e ciência
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Linguística, Letras e Artes; Artes; Artes Visuais
resumo ...
(pt) Este artigo põe em evidência a estranheza de Vilém Flusser enquanto horizonte prevalente de sua ficção filosófica. Com isso, busca-se apontar as potencialidades desse horizonte estranho para uma compreensão paradoxalmente mais clara e propositiva da ciência em sua interface com a arte e a filosofia, na medida em que se explicita a dimensão ficcional.
Carlos Alberto Faraco; Francisco Eduardo Vieira da Silva
REVISTA DA ABRALIN, v. 20, n. 3, p. 464-492, 2021 DOI
Palavra-chave: Historiografia da Gramaticografia; Gramaticografia Francesa; Empirismo Gramatical; Século 18; Pedro José da Fonseca
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Linguística; Linguística, Letras e Artes; Lingüística; Historiografia da Linguística
resumo ...
Carlos Alberto Faraco; Carlos Alberto Faraco
REVISTA DA ABRALIN, v. 20, n. 3, p. 464-492, 2021
Palavra-chave: Historiografia da Linguística; Gramaticografia; Gramaticografia século 18
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística; Linguística, Letras e Artes; Lingüística; Teoria e Análise Lingüística
resumo ...
Pedro Ramos Dolabela Chagas; Dankar Bertinato
O EIXO E A RODA: REVISTA DE LITERATURA BRASILEIRA, v. 30, n. 1, p. 31-57, 2021 Home page
Palavra-chave: Nelson Rodrigues; moralidade; romance brasileiro 1930-1980; affordance
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Brasileira; Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Comparada
resumo ...
(pt) Resumo: O artigo compara Asfalto selvagem ao romance brasileiro anterior e contemporâneo à sua publicação, para compreender a pouca atenção da crítica literária à produção romanesca de Nelson Rodrigues. Especificamente, compara-se a construção da moralidade naquela obra com o que predominava no “romance de 30”, aqui analisado em duas obras representativas: a “Tragédia burguesa”, de Octávio de Faria, e Capitães da areia , de Jorge Amado. Enquanto lá despontava uma moralidade normativa e dualista, encenando duas visões em conflito para estabelecer a visão “correta” a servir de orientação moral para o leitor, em Rodrigues não se identifica tal moralização ostensiva, e sim a disposição de elementos textuais que deixam as inferências morais a encargo do leitor. Mediante o conceito de affordances éticas de Webb Keane, analisa-se como as racionalizações e justificações das personagens configuram uma representação aporética da moralidade e um padrão “neurótico” de comportamento, novamente em contraste com o romance brasileiro entre as décadas de 1930 e 1970. Ao final, propõe-se que quatro características do romance de Rodrigues explicam sua pequena fortuna crítica: o humor na encenação do “pecado”; a recusa do ativismo moral e político; a ausência da temática nacional (i.e. da interpretação do Brasil como sociedade, história e cultura); a crítica moral aporética, que não reconhecia a religião, a família, o Estado, a ideologia política ou a ética do trabalho como fontes de autoridade. Palavras-chave: Nelson Rodrigues; moralidade; “romance de 30”; teoria das affordances ; história do romance brasileiro. Abstract: We compare Asfalto selvagem to the contemporary and the immediately preceding novelistic production in Brazil, in an attempt to understand why Nelson Rodrigues’s novels have received little attention from our literary critique. More specifically, we compare his approach to morality with what prevailed in the “1930s novel”, here analyzed in two representative works: Octávio de Faria’s “Bourgeois tragedy” and Jorge Amado’s Captains of the sand . While in the 1930s a normative and dualistic morality prevailed, with the staging of conflicts between two visions as a means to establish the “right views” as moral guides to the readers, in Rodrigues there is no such ostensive moralization, but the display of textual elements that suggest moral inferences to be made by the reader himself. Through Webb Keane’s concept of “ethical affordances” we analyze how the characters’ rationalizations and justifications also build a paradoxical representation of morality and a “neurotic” pattern of behavior, again in contrast with preceding and contemporary novels in Brazil. In the end, we suggest that four characteristics of Rodrigues’s novels might explain their small academic repercussion: the use of humor in the dramatization of “sin”; the refusal of moral and political activism; the absence of Brazil (as society, history and culture) as a dominant theme; a paradoxical moral perspective that did not recognize religion, family, the State, political ideologies or any work ethic as sources of authority. Keywords: Nelson Rodrigues; morality; “1930s novel” in Brazil; theory of affordances ; history of Brazilian novel.
DIAS, MANOEL RIGEL; Teresa Cristina Wachowicz
REVISTA TRAMA (CASCAVEL. IMPRESSO), v. 17, n. 40, p. 19-30, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: nanossintaxe; semântica cognitiva; primitivos semânticos
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística; Semântica lexical
resumo ...
Leandro Henrique Merino Mombach; Aloisio Leoni Schmid
REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 25, n. 2, p. 7-23-23, 2021 Home page
Palavra-chave: efes de violino; abertura de ressonância do violino
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Música; Luteria (construção de instrumentos musicais)
resumo ...
Allan Valenza da Silveira
REVISTA ELETRÔNICA DO INSTITUTO DE HUMANIDADES, v. 25, n. 51, p. 144-159, 2021 Home page
Palavra-chave: Acervo Cultural; teatro; Memória; patrimônio cultural
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História; História e memória; Linguística, Letras e Artes; Artes; Acervo Cultural
resumo ...
(pt) A constituição de acervos teatrais locais se redefiniu na contemporaneidade juntamente com a nova noção de indivíduo (Hall; Bauman). A crise contemporânea de valores universalizantes do patrimônio e de bens culturais é uma crise da narrativa nacional e de seus cânones culturais. Valorizar o arquivo como espaço de preservação da memória e de práticas de criação de identidades locais decorre desta nova face do indivíduo, possibilitando a multiplicação de vozes e a redefinição de valores culturais.
Regina Célia Halu
PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA), v. 16, n. 1, p. 97-109, 2021 DOI
Palavra-chave: expansão da língua inglesa; falante nativo; professores universitários de inglês; atitude; trajetória identitária profissional
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Lingüística; Lingüística Aplicada; Linguística, Letras e Artes; Letras; Línguas Estrangeiras Modernas; Língua inglesa
resumo ...
Ana carolina de Paula; Gislaine Cristina Vagetti; Valdomiro de Oliveira
SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO, v. 09, n. 01, p. 1-11, 2021
Palavra-chave: Educação de idosos; Percepção de saúde; Canto Coral
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Linguística, Letras e Artes; Artes; Musicoterapia
resumo ...
Total de registros: