Publicações - ciências humanas


Claudete de Castro Silva Vitte
Intellector (CENEGRI), v. XIX, n. 1, p. 3-18, 2022 Home page
Palavra-chave: América Latina; Crise Econômica; Geopolítica
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Geografia; Geografia das Relações Internacionais
resumo ...
RIBAS, CRISTINA; Ana Claudia Urban
CONCILIUM (BRASIL), v. 22, n. 4, p. 827-835, 2022 DOI
Palavra-chave: BNCC; Hegemonia
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Anita Helena Schlesener
CONHECER - DEBATE ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO, v. 12, n. 28, p. 31-41, 2022 DOI Home page
Palavra-chave: Arte; ciência; Educação integral; Antonio Gramsci
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(en) This article aims to make some reflections on the relationship between art, science, and education in the sense of a comprehensive education. The methodological theoretical contribution consists of the Philosophy of Praxis from the perspective of Antonio Gramsci’s thought. It starts from contradictions generated within the capitalist social structure to think through the educational needs of popular classes in order to achieve a political organization with another project of society.
(es) El objetivo de este artículo es hacer algunas reflexiones sobre la relación entre el arte, la ciencia y la educación en el sentido de una educación integral. El aporte teórico metodológico consiste en la Filosofía de la Praxis desde la perspectiva del pensamiento de Antonio Gramsci. Se parte de las contradicciones generadas al interior de la estructura social capitalista para pensar las necesidades educativas de las clases populares para lograr una organización política con otro proyecto de sociedad.
(fr) L’objectif de cet article est de faire quelques réflexions sur la relation entre art, science et éducation dans le sens d’une éducation intégrale. La contribution théorique et méthodologique consiste en la Philosophie de la Praxis du point de vue de la pensée d’Antonio Gramsci. Il part des contradictions générées au sein de la structure sociale capitaliste pour réfléchir sur les besoins éducatifs des classes populaires afin de parvenir à une organisation politique qui a un autre projet de société.
(pt) O objetivo deste artigo é fazer algumas reflexões sobre a relação entre arte, ciência e educação no sentido de uma formação integral. O aporte teórico metodológico consiste na Filosofia da Práxis sob a perspectiva do pensamento de Antonio Gramsci. Parte-se de contradições geradas no âmbito da estrutura social capitalista para refletir sobre as necessidades educacionais das classes populares a fim de alcançar uma organização política com outro projeto de sociedade.
Jean Cargnelutti Dalla Rosa; Alex Branco Fraga; BORGES, ROBSON MACHADO
Revista Motrivivência, v. 34, n. 65, p. 1-21, 2022 DOI
Palavra-chave: Educação Física Escolar; Atividades aquáticas;; Aprendizado;; Mudança de percepção
Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Farmacologia; Transmissão Neuromuscular; Ciências Humanas; Educação
resumo ...
BRUNO ANGELO STRAPASSON; Gabriel Gomes de Luca
REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA (ONLINE), v. 23, p. 1-21, 2022 DOI Home page
Palavra-chave: Análise Experimental do Comportamento; Laboratório didático de ciências; Experimentação animal; Ensino de Análise do Comportamento
resumo ...
(en) The participation of animals in the teaching of Experimental Behavior Analysis (EAB) is a well-established tradition that has been challenged due to critical assessments, legislative changes, and high expenses that affect such practices. In this study, we investigate the evaluation that EAB teachers make of the participation of animals in EAB teaching activities in Brazil. Sixty-one teachers participated in the study. The majority (86.9%) taught classes after the regulation of the current legislation, included animals in their practical activities (57.4%), preferred practices with the participation of animals (67.2%) mainly due to the understanding that the alternative practices available are not adequate to replace animals. Most respondents (97.0%) used the national manuals as a primary bibliography. However, it is common to present objectives that are not justifiable or insufficient for the participation of animals in these practices. It is suggested that it is necessary to train better EAB teachers that include animals, and develop and evaluate better alternative methods.
(es) La participación de los animales en la enseñanza del Análisis Experimental de la Conducta (AEC) es una tradición bien establecida que ha sido cuestionada debido a evaluaciones críticas, cambios legislativos y los costos financieros que implica el mantenimiento de un laboratorio de enseñanza. En este artículo investigamos la valoración que hacen los profesores de AEC de la participación de los animales en las actividades docentes de AEC en Brasil. Sesenta y un profesores participaron en el estudio. La mayoría (86,9%) impartió clases después de la reglamentación de la legislación vigente, incluyó animales en sus actividades prácticas (57,4%), prefiero prácticas con la participación de animales (67,2%), principalmente porque consideraron que las prácticas alternativas disponibles no eran adecuadas para reemplazar a los animales. La mayoría de los participantes (97,0%) utilizó los manuales nacionales como bibliografía primaria. Sin embargo, fueron comunes los objetivos que no son justificables ni insuficientes para la participación de los animales en estas prácticas. Se sugiere que es necesario formar mejores profesores de AEC para prácticas que incluyan animales, y desarrollar y evaluar mejores métodos alternativos.
(pt) A participação de animais no ensino de Análise Experimental do Comportamento (AEC) é uma tradição consolidada que tem sido desafiada em função de avaliações críticas e mudanças legislativas que afetam tais práticas. Neste estudo investigamos a avaliação que professores de AEC fazem da participação de animais em atividades didáticas de AEC. Participaram do estudo 61 professores. A maioria (86,9%) ministrou aulas depois da regulamentação da legislação vigente, incluía animais em suas atividades práticas (57,4%), preferia práticas com a participação de animais (67,2%) principalmente em função do entendimento que as práticas alternativas disponíveis não são suficientemente adequadas para substituir os animais. A maioria dos respondentes (97,0%) utilizaram os manuais nacionais como bibliografia básica, mas é comum a apresentação de objetivos não justificáveis ou insuficientes para a participação de animais nessas práticas. Sugere-se que é necessário tanto capacitar melhor os professores de AEC que incluem animais quanto desenvolver e avaliar melhores métodos alternativos.
Cristina Carta Cardoso de Medeiros
Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. 1-4, 2022 Home page
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
BARSZCZ, MILAINE ALVES; Cláudia Madruga Cunha
Revista Debates Insubmissos, v. 5, n. 17, p. 148-177, 2022 DOI Home page
Palavra-chave: direitos humanos; filosofia da diferença em educação; Cartografia
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
Ciméa Barbato Bevilaqua
ETNOGRÁFICA (LISBOA, n. vol. 26 (2), p. 327-350, 2022 DOI Home page
Palavra-chave: Serviço público; improbidade administrativa; processos disciplinares; princípios legais; desconfiança; Brasil
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Antropologia do Estado; Ciências Humanas; Antropologia; Antropologia da Burocracia
resumo ...
(en) This article proposes an ethnographic approach to “administrative improbity” in the Brazilian public service. Based on the analysis of disciplinary procedures originated by an anonymous denunciation which led to the dismissal of an employee of the Ministry of Finance, I argue that the determination of administrative improbity depends on pragmatic conjugations between legal principles and actions of public agents, whose qualities are defined simultaneously and reciprocally in the descriptions that articulate them. This makes it possible to consider the principles of public administration as empirical phenomena of the same order as the actions that they supposedly guide or punish. Mistrust emerges as an implicit principle of public administration, supporting institutional forms and operating as a vector of the tensions and passages between what is described as trust and breach of trust in disciplinary processes.
(pt) Este artigo propõe uma abordagem etnográfica da “improbidade administrativa” no serviço público brasileiro. A partir da análise de procedimentos disciplinares originados por uma denúncia anônima, que conduziram à demissão por improbidade de um funcionário do então Ministério da Fazenda, argumento que a determinação da improbidade administrativa depende de conjugações pragmáticas entre princípios legais e condutas funcionais, cujas qualidades são definidas simultânea e reciprocamente nas descrições que os conjugam. Isto permite considerar os princípios da administração pública como fenômenos empíricos da mesma ordem que as condutas que, em tese, orientam ou punem. Sugiro também que a desconfiança constitui um princípio implícito da administração pública, sustentando formas institucionais e operando como um vetor das tensões e passagens entre o que é descrito como confiança e quebra de confiança nos processos disciplinares.
Camila Silveira da Silva; José Antonio Maruyama
REVISTA CPC (USP), v. 17, n. 33, p. 317-340, 2022 Home page
Palavra-chave: Museus de Ciência e Tecnologia; educação museal; Formação Continuada; Museus universitários
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação não-formal e divulgação científica
resumo ...
Victor Vihen; Cláudia Madruga Cunha
DESENREDO, v. 18, n. 3, p. 702-722, 2022 DOI Home page
Palavra-chave: corpo cartografia; educação e ruído; esteticas da diferença
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Educação; Metodologias da Pesquisa e arte educação
resumo ...
(en) Among the socially disseminated discourses about LGBTQIA+ experiences, one that circulates and reiterates prejudiced perspectives that authorize violence against this population, is that such lives are mistakes, whether genetic, social or family upbringing. It's with these questions that the performance work TRANSgression, theme of this writing, is built, questioning and assuming error as aesthetic potentiality and as an existential practice. This article rehearses embodied noisy languages and proposes a corp/o cartography approach to an artistic and social production of a Body without Organs (BwO) that brings correlations between LGBTQIA+ experiences and Queer Theory, post-structuralist analyzes and the error aesthetics, arising from of Glitch Art, seen here as a tool to foster artistic provocations that lead to reflection and social transformation, especially regarding dissident corporeities of gender and sexualities. Keywords: Glitch Art; Error aesthetic; Queer Theory; LGBTQIA+; Body without Organs
(pt) Dentre os discursos difundidos socialmente acerca das vivências LGBTQIA+, um dos que circula e que reitera perspectivas preconceituosas que autorizam violências contra esta população, é de que tais vidas são erros, sejam eles genéticos, sociais ou de criação familiar. É com esses questionamentos que trabalho performático TRANSgressão, mote desta escrita, se constrói, questionando e assumindo o erro como potencialidade estética e prática existencial. Este artigo ensaia linguagens ruidosas corporificadas e propõe uma aproximação corp/o cartográfica de uma produção artística e social de um Corpo sem Órgãos (CsO) que traz correlações entre vivencias LGBTQIA+ e a Teoria Queer, analises pós-estruturalistas e a estética do erro, advinda da Glitch Art, vista aqui como ferramenta fomentadora de provocações artísticas que levem à reflexão e transformação social especialmente no que diz respeito a corporeidades dissidentes de gêneros e sexualidades. Palavras-chave: Glitch Art; Estética do erro; Teoria Queer; Lgbtqia+; Corpo sem Órgãos
Total de registros: