Publicações - linguística, letras e artes


Anderson Rafael Lourenço e Siqueira; Geovanna Araujo de Jesus; Juliana Maria Souza; Katherine Souza Alvares; Matheus Santana Sampaio; Victoria Catharine da Silva Cordeiro
CADERNO SISTERHOOD, v. v. 1, n. n.1, p. 89-94, 2021 Home page
Palavra-chave: acessibilidade; Comunicação em saúde; Libras; COVID-19
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Libras
resumo ...
Luiz Ernani Fritoli
POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 28, n. 51, p. 123-142, 2021 Home page
Palavra-chave: italo calvino; literatura italiana
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Literaturas Estrangeiras Modernas
resumo ...
(pt) Neste artigo analisaremos a dimensão lúdica da obra de Italo Calvino, buscando demonstrar como os conceitos de paidia (brincadeira) e ludus (jogo) constituem duas linhas de força de sua poética. Passaremos em revisão, em seus textos teóricos e críticos, sua concepção de literatura como diversão e como jogo. Analisaremos os modos em que Calvino desenvolve a paidia, principalmente em seus romances e contos das duas primeiras décadas de sua produção; e como sua produção mais madura tenderá cada vez mais a incorporar o ludus como estratégia estruturante da arquitetura da narrativa. Buscaremos ainda demonstrar o papel que a matemática exerce na poética calviniana dessa última fase de sua produção.
Joelma Zambão Estevam
Revista Científica/FAP (Curitiba. Online), v. 25, n. 2, p. 265-276, 2021 Home page
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Mediação Cultural; Linguística, Letras e Artes; Artes; Arte Educação
resumo ...
Carlos Alberto Faraco
Palavras - revista em linha, v. 4, p. 45-56, 2021
Palavra-chave: norma padrão; português do Brasil; Ensino de português
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Lingüística; Sociolingüística e Dialetologia; Linguística, Letras e Artes; Lingüística; Lingüística Aplicada
resumo ...
Paulo Roberto de Oliveira Reis
REVISTA POIÉSIS, v. 22, n. 38, p. 247-265, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: arte urbana; performance
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; HISTÓRIA DA ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA; História da arte contemporânea
resumo ...
(en) The artistic intervention Júlio Manso’s Manifesto Quieto took place in an abandoned quarry in the city of Curitiba in 1992. It brought as discussions: rethinking the impact of urban policies, denouncing the abandonment of urban spaces, conducting a survey of the memories of its occupation and propose an artistic action with the locals and interested people. The present research seeks to reflect on the set of intervention actions and configuring them as critical and poetic strategies and affirming their relevance in the narratives of contemporary Brazilian art.
(es) La intervención artística Manifesto Quieto, del artista Júlio Manso, realizada en una cantera abandonada en la cuidad de Curitiba – Brasil en el año 1992, trajo discusiones como: repensar el impacto de políticas urbanas, denunciar el abandono de espacios de la ciudad, realizar un inventario de su ocupación y proponer una acción artística junto a los habitantes e interesados. La presente pesquisa busca reflexionar acerca del conjunto de acciones de dicha intervención, configurarlo como estrategia crítica y poética y afirmar su relevancia en las narrativas del arte contemporáneo brasileño.
(pt) A intervenção artística Manifesto Quieto, do artista Júlio Manso, realizada numa pedreira abandonada na cidade de Curitiba em 1992, trouxe como discussões: repensar o impacto de políticas urbanas, denunciar o abandono de espaços da cidade, realizar um levantamento de sua ocupação e propor uma ação artística junto aos moradores e interessados. A presente pesquisa procura assim refletir sobre o conjunto de ações da intervenção, configurá-los como estratégias críticas e poéticas e afirmando sua relevância nas narrativas da arte contemporânea brasileira.
Cristiane do Rocio Wosniak; Juliana Regina Virtuoso
O MOSAICO: REVISTA DE PESQUISA EM ARTES, v. 20, n. 1, p. 102-119, 2021 Home page
Palavra-chave: dança; Educação; ensino-aprendizagem; ensino não formal
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística; Linguística, Letras e Artes; Artes; Dança
resumo ...
Marcelo Paiva de Souza
CADERNOS DE LITERATURA EM TRADUÇÃO, n. 23, p. 368-393, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Świadkowie albo Nasza mała stabilizacja; Tadeusz Rózewicz; drama polonês moderno; Tradução
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Teatro Polonês; Linguística, Letras e Artes; Letras; Estudos da Tradução
resumo ...
(en) After a few considerations about the reception of Tadeusz Różewicz’s theatre in Brazil, I present my translation into Portuguese of a fragment of the play Świadkowie albo Nasza Mała Sta-bilizacja (The Witnesses or Our Little Stabilization), from 1962. The play is the subject of a short introductory discussion, and the criteria and goals that guided the translation process are also briefly discussed, with special emphasis on its aspect of intercultural, aesthetic and political in(ter)vention.
(pt) Após algumas considerações iniciais sobre a recepção do teatro de Tadeusz Różewicz no Brasil, propõe-se a tradução de um fragmento da peça Świadkowie albo Nasza Mała Stabilizacja (As Testemunhas ou Nossa Pequena Estabilização), de 1962. A obra é objeto de uma breve discussão crítica introdutória, e também são discutidas, sucintamente, as balizas e metas que nortearam o processo tradutório, com especial ênfase em seu aspecto de in(ter)venção intercultural, estética e política.
Thiago Corrêa de Freitas; Igor Mottinha Fomin; Bogdan Skorupa Ribeiro dos Santos,; Bruno Mateus NIcolini; Matheus Ubiratan Bianco Frote
EXTENSÃO EM FOCO, v. 23, n. Especial, p. 418-434, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Formação Profissional; luteria; instrumentos musicais; Integração universidade-sociedade; Aprendizagem de artes e ofícios
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Luteria; Linguística, Letras e Artes; Artes; Artes Visuais
resumo ...
(pt) O presente trabalho tem por objetivo ser o registro, junto a reflexões, do projeto “Luteria em tempos de pandemia”, o qual foi contemplado em edital emergencial específico da Universidade Federal do Paraná no ano de 2020. O intuito inicial do projeto foi a promoção de atividades dialógicas com luthiers atuantes no Brasil e no exterior, visando preencher, ao menos parcialmente, a lacuna causada pela suspensão de atividades de ensino de Luteria, fundamentalmente presenciais. Buscou-se também a promoção de uma maior interação entre os luthiers do Brasil, facilitando as trocas de experiências profissionais e a promoção de um encontro semanal entre colegas, amigos e conhecidos, visando o bem estar pessoal dos participantes. Para tanto, utilizou-se um modelo de entrevista, completamente virtual, em duas partes, onde o entrevistador conduzia a primeira parte e, na segunda parte, as perguntas dos participantes eram respondidas. Desta forma foram realizadas vinte entrevistas, as quais atingiram os objetivos propostos e, indiretamente também serviram como registro histórico aberto da Luteria brasileira da atualidade, uma vez que as entrevistas foram disponibilizadas de maneira aberta ao público geral.
Esther Yuri Matsuo; Anna Beatriz da Silveira Paula
Revista Épicas, v. 10, p. 97-111, 2021 Home page
Palavra-chave: literatura; épico; oriental
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística; Linguística, Letras e Artes; Letras; Literaturas
resumo ...
Alison Roberto Gonçalves; Ana Paula Marques Beato-Canato
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, v. 20, n. 2, p. 1-13, 2021 DOI Home page
Palavra-chave: Linguística Aplicada; Ensino crítico; formação de professores
Áreas do conhecimento: Linguística, Letras e Artes; Lingüística; Lingüística Aplicada
resumo ...
(en) Moita Lopes and Fabrício (2019) argue that an attentive look at micromovements and their potential transgressors makes it possible to imagine the impossible, which is a distinctive feature on the production of “critical proximity chronicles”. Similarly, Paulo Freire (2021 [1992]) urges us to look for viable novelties, that is, to build something new based on our perception of its viability. In line with these constructs, we aim to build a Freirean “critical proximity chronicle” about our pedagogical practices, drawn from what we understand as critical teaching, in two distinct experiences that we shared as educators of language teachers. We focus on an undergraduate Letras discipline and on an extension course for teachers from the basic education network. The discussions we led throughout the remote meetings aimed at the critical practice of problematizing and reflecting on possible pedagogical undertakings in which hegemonic epistemologies and ontologies were placed under scrutiny. This attitude enabled the creation of a democratic space for the circulation of multiple narratives. Writing this chronicle constituted a dialogical space for the construction of new meanings from our pedagogical practices, as we sought to resignify them, while focusing on our perceptions of the narrative devices administered by these groups.
(pt) Moita Lopes e Fabrício (2019) argumentam que um olhar atento a micromovimentos e seus potenciais transgressores possibilitam imaginar o impossível, traços distintivos da produção de “crônicas de proximidade crítica” em Linguística Aplicada. De modo similar, Paulo Freire (2021 [1992]) nos incita a buscar inéditos viáveis, ou seja, construir algo novo, aparentemente utópico, com base em nossa percepção de sua viabilidade. Alinhados a esses construtos, nesse relato autoetnográfico, construímos uma “crônica de proximidade crítica” freireana sobre nossas práticas pedagógicas, com base no que entendemos como ensino crítico, em duas experiências distintas que compartilhamos como formadores de professores de línguas. Focalizamos dois percursos pedagógicos: uma disciplina de graduação para calouros, “Introdução à Linguística Aplicada”, e um curso de extensão para professores da rede básica de educação, “Mobilizando saberes docentes”. As discussões nos encontros remotos, informadas por textos e materiais didáticos, buscavam problematizar práticas e refletir sobre caminhos possíveis, nos quais epistemologias e ontologias hegemônicas seriam colocadas em escrutínio, abrindo espaço para a circulação de narrativas múltiplas. O processo de escrita dessa crônica constitui-se como um espaço de construção de sentidos de nossas práticas pedagógicas, buscando (res)significá-las ao nos debruçarmos sobre nossas percepções acerca dos dispositivos narrativos produzidos pelos grupos nos percursos analisados.
Total de registros: