Publicações - ciências sociais aplicadas


CHIM-MIKI, ADRIANA FUMI; Thays Cristina Domareski Ruiz
Revista brasileira de pesquisa em turismo, v. 12, n. 2, p. 129-151, 2018 DOI
Palavra-chave: Geografia Econômica Relacional; Destinos Turisticos; Aglomerados Produtivos; Pensamento Relacional
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Sociais Aplicadas; Turismo
resumo ...
(en) This paper presents the evolution of the theory of Relational Economic Geography (REG) as a theoretical basis to regional analysis and to tourism destinations analysis. It presents the origin, foundations, conceptualization trends and criticism of this perspective. It also describes a contextualisation through a comparison between the analyzes of tourist destinations based on productive clusters (networks, districts, clusters and local productive arrangements) and analysis from the GER perspective. It is a qualitative study, of theoretical and conceptual revision, whose objective is to verify if the GER is a complementary perspective to the classic studies of productive agglomerations or if it is a perspective that can substitute them, supplying some deficiencies that have been pointed out by the researchers. It concluded that the REG can be used to tourism destination studies, regardless of the territorial organization or productive that it has. As well as, REG perspective can generate tools to translate the relational thinking, taking it out of abstraction and bringing this theoretical concept to the practice of territorial management of tourism destination.
(es) Este artículo muestra la evolución de la teoria de la Geografía Económica Relacional (GER) como una base teórica de análisis regional y de destinos turísticos. Se presenta los orígenes, fundamentos, tendencias de conceptualización y críticas de esta perspectiva. También una contextualización es presentada a través de una comparación entre los análisis de destinos turísticos basadas en aglomerados productivos (redes, distritos, clústeres) y el análisis por la perspectiva da GER. Es un estudio cualitativo, con revisión teórica y conceptual, que objetiva verificar si la GER es una perspectiva complementar a los clásicos estudios de aglomeraciones productivas o si es una perspectiva que puede sustituirlos, mejorando algunas debilidades que han sido apuntadas por los investigadores. Se concluí que la GER puede ser utilizada para estudios de destinos turísticos, independientemente de la forma de organización territorial/productiva que éste tenga. Así como, podrá generar herramientas para traducir el pensamiento relacional, sacándolo de la abstracción y poniendo esta concepción teórica para la práctica de la gestión territorial de los destinos turísticos.
(pt) Este artigo apresenta a evolução da teoria da Geografia Econômica Relacional (GER) como uma base teórica de análise regional e de destinos turísticos. São apresentadas as origens, fundamentos, tendências de conceituação e críticas da GER. Também é realizada uma contextualização mediante uma comparação entre as análises de destinos turísticos baseadas em aglomerados produtivos (redes, distritos, clusters e arranjos produtivos locais) e a análise da perspectiva da GER. É um estudo qualitativo, de revisão teórica e conceitual, que tem por objetivo verificar se a GER é uma perspectiva complementar aos clássicos estudos de aglomerações produtivas ou se é uma perspectiva que pode substituí-las, suprindo algumas deficiências que têm sido apontadas pelos pesquisadores. Conclui-se que a GER pode ser utilizada para estudos de destinos turísticos, independentemente da forma de organização territorial/produtiva que este tenha. Assim como poderá gerar ferramentas para traduzir o pensamento relacional, tirando-o da abstração e trazendo esta concepção teórica para a prática de gestão territorial de destinos turísticos.
Letícia Salem Herrmann Lima; Ricardo Belinski; Juliane Martins
Revista Cadernos da Escola de Comunicação, v. 16, n. 1, p. 59-81, 2018 Home page
Palavra-chave: Comunicação; Marketing; Mundo do Trabalho; Hibridização Profissional; Linkedin
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
resumo ...
(pt) O atual cenário digital tornou desafiador o mundo do trabalho em comunicação, correlacionando o campo com o marketing, no sentido de não se conseguir delimitar seus territórios, tornando as áreas híbridas. Este artigo teve por finalidade investigar as tendências de empregabilidade em comunicação, por meio dos requisitos de formação e de atuação profissional em oportunidades de trabalho oferecidas por organizações. Como embasamento teórico, utilizou-se principalmente Fernandez (2010), que relaciona a atuação profissional na área; Lupetti (2007), sob a ótica da comunicação integrada organizacional; e Kotler e Keller (2012), com os processos do marketing e da comunicação integrada de marketing. A escolha metodológica foi de natureza qualitativa, a partir de pesquisa documental em vagas divulgadas pela rede social digital LinkedIn para análise de conteúdo, realizada segundo a proposta de Bardin (2016). Entre os achados do estudo, percebeu-se que o mundo do trabalho não tem diferenciado um perfil de formação específico para o profissional que atua em comunicação, mas valoriza a educação superior, com destaque para o marketing e as áreas da comunicação; além de demandar experiência profissional, conhecimentos e habilidades relacionadas ao panorama digital contemporâneo.
Felipe Gomes Manhães; Auner Pereira Carneiro
CONEXÃO ACADÊMICA, v. 9, n. dez 2018, p. 163-174, 2018 Home page
Palavra-chave: Impenhorabilidade;; Poupança;; Código de Processo Civil;; Execução;; Tribunais.
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
resumo ...
Egon Bockmann Moreira; Gabriel Jamur Gomes
REVISTA DE DIREITO ADMINISTRATIVO, v. 277, n. 2, p. 239 2018 DOI Home page
Palavra-chave: Coisa Julgada; princípio da segurança jurídica; processo administrativo; STF
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Direito Administrativo; Ciências Sociais Aplicadas; Direito; Direito Processual Civil; Ciências Sociais Aplicadas; Direito; Direito Constitucional
resumo ...
(pt) The indispensable administrative preclusion (res judicata) O artigo revisa e reelabora o conceito de coisa julgada administrativa, compatibilizando-o com a realidade constitucional brasileira. Além disso, verifica seus parâmetros de aplicabilidade, bem como os precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acerca da matéria. The article reviews and re-elaborates the concept of administrative res judicata, making it compatible with the Brazilian constitutional reality. Besides, the article verifies its applicability parameters, and the precedents of the Federal Supreme Court (STF) and the Superior Court of Justice (STJ).
Anselmo Luiz Eden Battisti; Carlos Olavo Quandt
P2P & INOVAÇÃO, v. 5, n. 1, p. 43-69, 2018 DOI
Palavra-chave: inovatividade; desempenho; Empreendedorismo; financiamento; Startup
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Administração de Empresas; Negócios Internacionais
resumo ...
(pt) A inovatividade e os resultados são cruciais para a sobrevivência das web startups, empresas de base tecnológica. A obtenção de capital para o seu financiamento não é simples. Os mecanismos tradicionais de financiamento exigem garantias que raramente podem ser satisfeitas por estas organizações. Com isso, meios alternativos de financiamento surgiram para dar suporte as startups.  Este trabalho visa investigar a relação existente entre a inovatividade, o financiamento e o resultado em startups. Esta pesquisa é correlacional-causal com corte transversal. A unidade de análise são startups brasileiras. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados questionário estruturado. A análise dos dados foi quantitativa utilizando análise fatorial. Alguns resultados obtidos são que no Brasil as startups estruturam seu capital primeiramente pelo autofinanciamento, em seguida com os modelos alternativos e por fim utilizam o financiamento tradicionais, observou-se também que a inovatividade afeta positivamente a obtenção recursos que por sua vez influencia o resultado.
Lucas Finoti; DIDONET, SIMONE REGINA; Ana Maria Machado Toaldo; Juliana Conceição Noshang da Costa
REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 17, n. 02, p. 166-186, 2018 DOI
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Administração de Empresas; Mercadologia
resumo ...
(en) Purpose: This study aimed to investigate the relationship between innovativeness, marketing strategy process and organizational performance of small and medium enterprises. Method: The research was developed with 105 SMEs from the Information and Communication Technologies (ICT) sector and the hypotheses were tested using structural equation modeling using SMART PLS 2.0 software Results: The results demonstrate that the innovation has a direct and positive influence on the seven components of the marketing strategy process investigated. However, it has been found that only the emphasis on marketing capabilities directly and positively impacts organizational performance. Theoretical contributions: This study contributes to the theoretical understanding of the relations between innovation and marketing in SMEs. The importance of innovativeness for the marketing strategy process in companies facing a dynamic environment and specialized competition was demonstrated. It has also been shown that the tacit and idiosyncratic nature of marketing capabilities contributes to the strategic process, since it makes its imitation by the competitors more difficult, leading to competitive advantage and consequently to superior performance. Originality / relevance: The results of the present study prove that in the context of SMEs innovative ideas are not enough to guarantee organizational performance. In other words, to achieve the success of product / service innovations these companies need to develop marketing capabilities such as customer service, communication efforts and brand image.
(pt)  Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar as relações entre a inovatividade, o processo de estratégia de marketing e o desempenho organizacional de pequenas e médias empresas. Método: A pesquisa foi desenvolvida com 105 PMEs do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e as hipóteses foram testadas por meio de modelagem de equações estruturais com o uso do software SMART PLS 2.0 Resultados: Os resultados demonstram que a inovatividade exerce influência direta e positiva sobre os sete componentes do processo de estratégia de marketing investigados. No entanto, descobriu-se que somente a ênfase em capacidades de marketing impacta de forma direta e positiva o desempenho organizacional. Contribuições teóricas: Esse estudo contribui para o entendimento teórico das relações entre inovação e marketing em PMEs. Demostrou-se a importância da inovatividade para o processo de estratégia de marketing em empresas que enfrentam ambiente dinâmico e concorrência especializada. Evidenciou-se, também, que a natureza tácita e idiossincrática das capacidades de marketing contribui para o processo estratégico, pois torna a imitação do mesmo pelos concorrentes mais difícil, levando à vantagem competitiva e, consequentemente, ao desempenho superior. Originalidade/relevância: Os resultados do presente estudo comprovam que no contexto de PMEs ideias inovadoras não são suficientes para garantir o desempenho organizacional. Ou seja, para atingir o sucesso das inovações em produto/serviço a empresa precisa desenvolver capacidades de marketing como, por exemplo, atendimento aos clientes, esforços de comunicação e imagem de marca. 
lucas lira finoti; Juliana Conceição Noschang da Costa; Ana Maria Machado Toaldo; Simone Regina Didonet
REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 17, n. 02, p. 166-186, 2018 DOI
Palavra-chave: inovatividade; processo da estratégia de marketing; Desempenho Organizacional
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Administração de Empresas; Mercadologia
resumo ...
(en) Purpose: This study aimed to investigate the relationship between innovativeness, marketing strategy process and organizational performance of small and medium enterprises. Method: The research was developed with 105 SMEs from the Information and Communication Technologies (ICT) sector and the hypotheses were tested using structural equation modeling using SMART PLS 2.0 software Results: The results demonstrate that the innovation has a direct and positive influence on the seven components of the marketing strategy process investigated. However, it has been found that only the emphasis on marketing capabilities directly and positively impacts organizational performance. Theoretical contributions: This study contributes to the theoretical understanding of the relations between innovation and marketing in SMEs. The importance of innovativeness for the marketing strategy process in companies facing a dynamic environment and specialized competition was demonstrated. It has also been shown that the tacit and idiosyncratic nature of marketing capabilities contributes to the strategic process, since it makes its imitation by the competitors more difficult, leading to competitive advantage and consequently to superior performance. Originality / relevance: The results of the present study prove that in the context of SMEs innovative ideas are not enough to guarantee organizational performance. In other words, to achieve the success of product / service innovations these companies need to develop marketing capabilities such as customer service, communication efforts and brand image.
(pt)  Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar as relações entre a inovatividade, o processo de estratégia de marketing e o desempenho organizacional de pequenas e médias empresas. Método: A pesquisa foi desenvolvida com 105 PMEs do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e as hipóteses foram testadas por meio de modelagem de equações estruturais com o uso do software SMART PLS 2.0 Resultados: Os resultados demonstram que a inovatividade exerce influência direta e positiva sobre os sete componentes do processo de estratégia de marketing investigados. No entanto, descobriu-se que somente a ênfase em capacidades de marketing impacta de forma direta e positiva o desempenho organizacional. Contribuições teóricas: Esse estudo contribui para o entendimento teórico das relações entre inovação e marketing em PMEs. Demostrou-se a importância da inovatividade para o processo de estratégia de marketing em empresas que enfrentam ambiente dinâmico e concorrência especializada. Evidenciou-se, também, que a natureza tácita e idiossincrática das capacidades de marketing contribui para o processo estratégico, pois torna a imitação do mesmo pelos concorrentes mais difícil, levando à vantagem competitiva e, consequentemente, ao desempenho superior. Originalidade/relevância: Os resultados do presente estudo comprovam que no contexto de PMEs ideias inovadoras não são suficientes para garantir o desempenho organizacional. Ou seja, para atingir o sucesso das inovações em produto/serviço a empresa precisa desenvolver capacidades de marketing como, por exemplo, atendimento aos clientes, esforços de comunicação e imagem de marca. 
Sergi Henrique Lima; marcelle colares; Áurio Lúcio Leocádio da Silva
REVISTA UNIVERSO CONTÁBIL, v. 14, p. 89-111, 2018 DOI
Palavra-chave: fatores socioambientais; fatores institucionais
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Administração Pública; Contabilidade e Finanças Públicas
resumo ...
Luana Kava; Rodrigo Eduardo Botelho Francisco
ATOZ: NOVAS PRÁTICAS EM INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO, v. 7, n. 2, p. 34-38, 2018 DOI Home page
Palavra-chave: Redes Sociais Digitais; Netnografia; Inovação; Mídias Sociais
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação
resumo ...
(pt) Este trabalho aborda aspectos de inovação nas redes e mídias sociais nas empresas de e-service (que oferecem serviços de forma online). Neste sentido, visa identificar como acontecem os processos de inovação e como a empresa utiliza o fluxo de informação que surge nas mídias sociais para aprimorar seus produtos, serviços e processos. Especificamente, pretende-se: (a) identificar os fatores de identidade e de engajamento das marcas de e-service nas redes sociais digitais; (b) analisar o discurso e a prática de inovação das empresas de e-service nas redes sociais; (c) verificar a visão de inovação das empresas de e-service nas mídias sociais e; e (d) mapear o fluxo de informação nas empresas de e-service. Para alcançar tais objetivos, emprega a Netnografia como perspectiva metodológica para análise das redes sociais digitais. Para coleta e análise de dados utilizam-se análise de conteúdo, entrevista e análise documental. Como resultado, busca-se compreender como as informações advindas das mídias sociais podem possibilitar inovações e se as empresas de e-service possuem a estrutura necessária para utilizar essas informações e desenvolver novos serviços e processos.
Eneida Desiree Salgado; Bárbara Mendonça Bertotti
REVISTA DO DIREITO (SANTA CRUZ DO SUL. ONLINE), v. 3, n. 56, p. 81-105, 2018 DOI Home page
Palavra-chave: Direitos fundamentais; Direitos políticos; Inelegibilidade; Reforma política
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Direito; Direito Público; Direito Constitucional; Ciências Sociais Aplicadas; Direito; Direito Público; Direito Eleitoral
resumo ...
(pt) O presente artigo tem por finalidade se debruçar sobre a característica da multifuncionalidade nos direitos fundamentais políticos e investigá-los de modo que, a partir da real compreensão destas pretensões, se possa estabelecer premissas para eventuais reformas. Dito de outra forma, pretende-se verificar a compatibilidade das reformas políticas e dos projetos de reforma com a Constituição e com a teoria dos direitos fundamentais, a partir da análise da multifuncionalidade do direito de votar (capacidade eleitoral ativa ou sufrágio ativo) e do direito de concorrer a cargo eletivo (capacidade eleitoral passiva). A conclusão que se chega é que não há na consciência jurídica a interiorização da fundamentalidade dos direitos políticos e, sobretudo, de sua multifuncionalidade, o que faz com que as reformas, no geral, se deem contrariamente aos princípios constitucionais. A metodologia utilizada é a lógico-dedutiva, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória de algumas leis e propostas de lei e de emendas à Constituição relativas à reforma política, bem como das demais legislações atinentes ao tema, além de revisão bibliográfica sobre os temas envolvidos.
Total de registros: