Publicações - ciências sociais aplicadas


Paulo César Busato; Rodrigo Jacob Cavagnari
JUSTIÇA E SISTEMA CRIMINAL, v. 9, n. 17, p. 175-208-208, 2018
Palavra-chave: Direito Penal; concurso de pessoas; Teoria do domínio do fato
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; DIREITO PENAL
resumo ...
Paulo Roberto Ribeiro Nalin; William Soares Pugliese
Revista de Constitucionalização do Direito Brasileiro - RECONTO, v. 1, n. 2, p. 1-17, 2018 Home page
Palavra-chave: arbitragem; Constitucionalidade; Fundamentalidade
resumo ...
Paulo Roberto Ribeiro Nalin; William Soares Pugliese
Revista de Constitucionalização do Direito Brasileiro - RECONTO, v. 1, n. 2, p. 1-17, 2018
Palavra-chave: arbitragem; Constituição de 1988
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; arbitragem; Ciências Sociais Aplicadas; Direito; Direito Constitucional
resumo ...
Manuela Raposo-Rivas; Maria do Carmo Duarte Freitas; Violeta Cebrian Robles
REVISTA LATINOAMERICANA DE TECNOLOGÍA EDUCATIVA, v. 17, n. 2, p. 41 2018 DOI Home page
Palavra-chave: Repositorios digitales; recursos educacionais abertos; Plágio; bibliotecas académicas; Formación inicial de profesorado
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Sociais Aplicadas; Ciência da Informação; Ciência da Informação; Ciências Sociais Aplicadas; Direito; Direito Privado; Direito Civil
resumo ...
(en) Institutional repositories are a strategy to promote scientific production and Open Educational Resources (OER) in universities. They offer a service that facilitates educational innovation, but also generate great concern about the lack of respect for copyright. This study analyses information on the open access and antiplagiarism policy established by 62 repositories from 75 Spanish universities that are already using this service. The stratified sample involves 20 libraries from every Faculty of Education in Spain (38.5%). The study used a mixed methodological approach, three different information collection instruments were used: repository analysis questionnaire, analysis of the libraries' web pages and in-depth interviews with those responsible for these services. The results obtained allow us to know the type of information existing in the repositories, the institutional policy of free access to scientific production, as well as the way in which information is informed, acts and prevents plagiarism in them. The conclusion is that university repositories enjoy a high degree of open access to information, but there is not much information about plagiarism. However, libraries report antiplagiarism tools and offer training initiatives.
(es) Los repositorios institucionales constituyen una estrategia de promoción de la producción científica y de los recursos educativos abiertos en las universidades. Componen un servicio que facilita la innovación educativa, pero también generan una gran preocupación en cuanto a la falta de respeto por los derechos de autor. El presente trabajo analiza la información sobre la política de acceso libre y antiplagio, obtenida en los repositorios existentes (62 repositorios) de todas las universidades españolas (75 universidades) que disponen de este servicio, y una muestra estratificada de 20 bibliotecas de las todas Facultades de Educación en España (38,5%). Con un enfoque metodológico mixto, se utilizaron tres instrumentos de recogida de información diferentes: cuestionario de análisis de los repositorios, cuestionario de análisis de las páginas web de las bibliotecas y entrevistas en profundidad a los responsables de estos servicios. Los resultados obtenidos permiten conocer el tipo de información existente en los repositorios, la política institucional de acceso libre a la producción científica, así como, la forma en que se informa, actúa y previene el plagio en ellos. Se concluye que en los repositorios universitarios hay un alto desarrollo sobre el acceso libre a la información, pero no sobre el plagio; en cambio, en las bibliotecas se informa algo más sobre herramientas antiplagio y se ofrecen iniciativas formativas.
(pt) Os repositórios institucionais constituem uma estratégia para promover a produção científica e recursos educacionais abertos nas universidades. Eles formam um serviço que facilita a inovação educacional, mas também geram uma grande preocupação com a falta de respeito aos direitos autorais. O presente trabalho analisa as informações sobre a política de livre acesso e anti-plágio, obtidas nos repositórios existentes (62 repositórios) de todas as universidades espanholas (75 universidades) que possuem este serviço, e uma amostra estratificada de 20 bibliotecas de todas as Faculdades da Educação na Espanha (38,5%). Com uma abordagem metodológica mista, três diferentes instrumentos de coleta de informações foram utilizados: o questionário de análise do repositório, a análise das páginas das bibliotecas e entrevistas em profundidade com os responsáveis ​​por esses serviços. Os resultados obtidos nos permitem conhecer o tipo de informação existente nos repositórios, a política institucional de livre acesso à produção científica, bem como o modo como a informação é informada, atua e impede o plágio nos mesmos. Conclui-se que nos repositórios universitários há um grande desenvolvimento no livre acesso à informação, mas não no plágio; Por outro lado, as bibliotecas são informadas mais sobre ferramentas anti-plágio e iniciativas de treinamento são oferecidas.
Guilherme Brenner Lucchesi
Jornal de Ciências Criminais, v. 1, n. 1, p. 93-106, 2018
Palavra-chave: Direito Penal; Cegueira deliberada
resumo ...
Clèmerson Merlin Clève
REVISTA BONIJURIS, v. 30, n. 5, p. 26-40, 2018
resumo ...
Egon Bockmann Moreira; Alexandre Ditzel Faraco
REVISTA DE DIREITO PÚBLICO DA ECONOMIA, v. 61, n. 61, p. 119-145, 2018
Palavra-chave: Mediação; ato administrativo consensual; arbitragem
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Direito Administrativo; Ciências Sociais Aplicadas; Direito; DIREITO ECONÔMICO
resumo ...
Tomas de Aquino Guimaraes; Adalmir de Oliveira Gomes; Edson Ronaldo Guarido Filho
RAUSP Management Journal, v. 53, n. 3, p. 476-482, 2018 DOI
Palavra-chave: public administration; Administration of Justice; System of Justice
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas; Administração Pública; Contabilidade e Finanças Públicas; Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Administração da Justiça
resumo ...
The purpose of this paper is to discuss the concept of Administration of Justice as a research field and set out an agenda for future studies that could promote the production of scientific knowledge in this area.,This paper explores the idiosyncratic features, dimensions of analysis upon the Administration of Justice, states a research agenda and discusses the main challenges on this theme. This paper conceptualizes Administration of Justice as a research field and discusses related phenomena from institutional and economic perspectives on innovation, performance, governance and legitimacy.,As a research field, Administration of Justice is defined as a set of theoretical concepts, research methods and techniques, aiming to investigate the management processes associated with the use and articulation of resources, knowledge and institutions, at different levels of the justice system, and their influence on the provision of justice in a given social context. As social phenomena, four levels of analysis are proper to investigate the justice system: societal, inter-organizational, organizational and operational. Innovation, performance, governance and legitimacy are central themes of the Administration of Justice and present various gaps and research opportunities.,The main implications is the proposal of an agenda for future studies on the Administration of Justice field, which is an important step in raising awareness of the issue.,Administration of Justice encompasses a growing interest among academics, justice practitioners and public managers regarding managerial and political practices carried out in the justice system. Although relevant, this subject has been scarcely studied by the management community. This paper invites community to adopt an organizational and institutional perspective to Administration of Justice, setting an agenda for future research.
Ricardo Prestes Pazello
REVISTA CULTURAS JURÍDICAS, v. 5, n. 12, p. 204-221, 2018 Home page
Palavra-chave: De la Torre Rangel; Marxismo; teoria crítica do direito; Afinidades relativas
Áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
resumo ...
Carlos Eduardo Flesch Bretanha Jorge; Robson Seleme; Thiago Ayres; Carlos Alberto Ercolin
MUNDOPM (CURITIBA), v. 1, n. 84, p. 36-41, 2018 Home page
Palavra-chave: project management; Governança Corporativa
Áreas do conhecimento: Engenharias; Engenharia Elétrica; Telecomunicações; Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Administração de Empresas; Planejamento de Projetos
resumo ...
Total de registros: