Ana Carla Harmatiuk Matos;
Jacqueline Lopes Pereira
Palavra-chave:
Pessoas com deficiência;
direitos humanos;
Capacidade legal;
Direitos da personalidade
resumo ...
(pt)
A Convenção de Nova Iorque sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência é marco legal para o reconhecimento de direitos das pessoas com deficiência, porém, não é divisor de águas que mudará a vivência desse grupo vulnerável. A leitura de uma capacidade legal conglobante pretende revisar paradigmas do regime clássico das incapacidades. Parte-se da necessidade de examinar o ordenamento jurídico brasileiro sob a disciplina promulgada pelo tratado internacional e pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência. O estudo explora os sentidos formal, substancial e prospectivo de direitos clamados por pessoas com deficiência e sua efetividade no contexto brasileiro. Sob o método dedutivo em análise teórica feita por revisão bibliográfica da doutrina atual, o artigo se divide em três seções. Na primeira, revisa criticamente o regime clássico das incapacidades, em que imperou a “perspectiva de substituição da vontade” para a proteção patrimonial, com efeito de também eclipsar as preferências em decisões existenciais. Em segunda seção, discorre sobre o conceito conglobante de capacidade legal da Convenção e a ênfase dada pelo texto normativo à autonomia em escolhas existenciais, dentre as quais está a decisão de com quem viver em conjugalidade. No terceiro item, investiga-se o direito à escolha de com quem se casar e as fissuras que persistem no cenário doutrinário e legislativo que obstam o reconhecimento do exercício de liberdades por essas pessoas. Conclui-se que o sentido formal de se positivar direitos das pessoas com deficiência é apenas um primeiro passo para a concretização de proteção de seus direitos.
|
Pedro Henrique Pinto Bezerra;
Adriana de Paula Lacerda Santos;
Sergio Scheer
Palavra-chave:
painéis pré-fabricados;
habitação de interesse social;
BIM;
modelagem da informação da construção
resumo ...
(en)
Prefabrication in construction, or off-site construction, is pointed out by researchers as an alternative to industrialize the construction process and achieve better levels of performance. The use of prefabricated panel systems, in turn, is considered a more flexible and simpler option among the various types of off-site construction. These systems are also indicated as ideal for the construction of social housing, because of its high sustainable performance and easy execution. Moreover, due to the housing shortage verified in less developed countries, new construction methods that make the construction of social housing faster and cheaper are necessary. Therefore, this paper aims to investigate, through the methodology of Systematic Review of Literature, how the application of Building Information Modeling (BIM) can aid in the planning process of projects with prefabricated panels, in order to highlight the potential use of these technologies as a way of addressing the demand for housing in emerging and underdeveloped countries.
(pt)
A pré-fabricação na construção ou construção off-site é apontada por pesquisadores como uma alternativa de industrializar o processo construtivo e atingir melhores níveis de desempenho. A utilização dos sistemas de painéis pré-fabricados, por sua vez, é considerada uma opção mais flexível e de execução mais simples dentre os diversos tipos de construção off-site existentes. Estes sistemas também são apontados como ideais para a construção de habitações de interesse social, em razão do seu alto desempenho sustentável e execução simples. Além disso, devido ao déficit habitacional verificado em países menos desenvolvidos, novos métodos construtivos que tornem a construção de habitações populares mais rápida e barata é necessária. Portanto, o presente artigo busca investigar, por meio da metodologia de Revisão Sistemática da Literatura, a aplicação de Building Information Modeling (BIM) na construção com painéis pré-fabricados, de modo a chamar atenção para o potencial de uso dessas tecnologias como forma de suprir a demanda por moradia em países emergentes e subdesenvolvidos.
|
DALL'AGNOL, NATÁLIA SOPHIA COSTA;
Marcia Shizue Massukado Nakatani
Palavra-chave:
Turismo;
Meios de Hospedagem;
Hotel Boutique
resumo ...
|
Alexandre Ditzel Faraco;
Ana Paula Martinez;
Mariana Tavares de Araujo
Vertical Agreements,
v. 2018,
n. 1,
p. 27-34,
2018
Palavra-chave:
concorrência;
CONTRATO;
DIREITO CONCORRENCIAL
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas
resumo ...
|
Alexandre Ditzel Faraco;
Ana Paula Martinez;
Mariana Tavares de Araujo
Pharmaceutical Antitrust,
v. 2018,
n. 1,
p. 7-13,
2018
Palavra-chave:
concorrência;
DIREITO CONCORRENCIAL;
Políticas Públicas
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Direito Público; Direito Econômico
resumo ...
|
Elimar Szaniawski
Revista Jurídica da Escola Superior de Advocacia da OAB/PR,
v. 02,
n. 2018,
p. 15-38,
2018
Home page
Palavra-chave:
capacidade civil;
Capacidade para consentir;
capacidade existencial;
CÓDIGO CIVIL
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; Direito; Direito Civil;
Ciências Sociais Aplicadas; Direito; Direito de Personalidade;
Ciências Sociais Aplicadas; Direito; Serviçopúblico de sáude
resumo ...
|
Armando dalla Costa;
SILVA, GUSTAVO PEREIRA DA
Palavra-chave:
Bunge;
Business History;
Economia empresarial;
grupos econômicos
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas
resumo ...
|
MIOLA, Edna;
Francisco Paulo Jamil Almeida Marques;
Nayane Pantoja Cardoso;
Camila Mancio
Palavra-chave:
Eleição, Voto, Campanha, Candidato;
Redes Sociais, Twitter, Facebook, Youtube;
Mídia, Imagem Pública, Personalização, Campanhas
Áreas do conhecimento:
Ciências Humanas; Educação;
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação
resumo ...
(en)
The article examines the Facebook pages of the candidates who run for the City Hall of Curitiba in the first round of the 2016 elections. Our intention is to identify the main forms of use of the social network site and to evaluate the levels of public engagement they experienced. Therefore, we provide a comparative analysis of 2701 posts published between August 16 and September 30. Our focus relies on the following quantitative variables: publication volume, temporal distribution of posts and type and volume of engagement verified in each one of them. Among the results, we found that (1) strategies tailored to Facebook relevance algorithm only partially are associated with greater public engagement; (2) not all candidates favor the type of content that the algorithm prioritizes; and (3) Facebook engagement does not reflect the performance of the candidates at the polls nor at the ballot – an observation that reinforces the need to avoid technological determinism.
(es)
Este artículo examina las páginas de Facebook de los candidatos al Ayuntamiento de Curitiba en la primera vuelta de las elecciones de 2016, con el objetivo de evaluar las principales formas de uso de dicha red social y los niveles de compromiso del público en estos espacios. Para ello, se analizaron, de modo comparativo, las 2.701 publicaciones transmitidas entre 16 de agosto y 30 de septiembre del referido año electoral, observándose las siguientes variables cuantitativas: volumen de publicaciones; distribución temporal de las entradas; y tipo y volumen de compromiso comprobado en cada una de ellas. Entre las conclusiones, se constató que: 1) las estrategias afinadas con los criterios de relevancia de Facebook coinciden sólo parcialmente con aquellas de mayor compromiso del público; 2) no todos los candidatos priorizan el tipo de contenido más favorecido por el algoritmo de la plataforma; y 3) el rendimiento de las publicaciones en Facebook en términos de compromiso no refleja el desempeño de los candidatos en las urnas – lo que refuerza la necesidad de evitar determinismos tecnológicos.
(pt)
O artigo examina as páginas de Facebook dos candidatos à Prefeitura de Curitiba no primeiro turno das eleições de 2016 com o objetivo de avaliar quais foram as principais formas de uso de tal rede social e quais os níveis de engajamento do público nesses espaços. Para isso, foram analisadas, de modo comparativo, as 2701 publicações veiculadas entre 16 de agosto e 30 de setembro, observando-se seguintes variáveis quantitativas: volume de publicações, distribuição temporal das postagens e tipo e volume de engajamento verificado em cada uma delas. Dentre as conclusões da investigação, descobriu-se que (1) as estratégias afinadas com os critérios de relevância do Facebook coincidem apenas parcialmente com aquelas de maior engajamento do público; (2) nem todos os candidatos priorizam o tipo de conteúdo mais favorecido pelo algoritmo da plataforma; e (3) o desempenho das publicações no Facebook em termos de engajamento não espelha o desempenho dos candidatos nas urnas – o que reforça a necessidade de evitar determinismos tecnológicos.
|
RÊGO, THAISEANY DE FREITAS;
CORREIA, ANA MARIA MAGALHÃES;
LIMA, ANDREA KALIANY DA COSTA;
Carlos Olavo Quandt
REUNIR: REVISTA DE ADMINISTRACAO, CIENCIAS CONTABEIS E SUSTENTABILIDADE,
v. 8,
n. 1,
p. 1-18,
2018
DOI
Home page
Palavra-chave:
Capital intelectual
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas;
Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Administração de Empresas; Negócios Internacionais
resumo ...
(pt)
A perspectiva de que os intangíveis influenciam a criação de valor motivou este estudo sobre a relação entre a evidenciação de itens de capital intelectual e a rentabilidade dos ativos (ROA) das “Melhores empresas para você trabalhar” listadas no Guia 2012 da Você S/A. A análise de dados em painel, com 169 observações, resultou em um indicador médio de 0,43, em termos de evidenciação. Constatou-se que 61,5% dos itens de capital intelectual são evidenciados no Relatório de Administração. A evidenciação do capital intelectual contribui estatisticamente para o aumento do índice de rentabilidade dos ativos, ou seja, quanto maior o número de itens sobre o capital intelectual evidenciados, maior será o ROA. As empresas do setor de energia elétrica detêm um poder explicativo de 8,1% na relação entre evidenciação de capital intelectual e ROA, enquanto o grupo com as demais empresas aponta uma relação inversa no poder explicativo das variáveis.
|
GARCIA, ALINE MÜLLER;
Aguinaldo dos Santos
Palavra-chave:
sistema produto+serviço
Áreas do conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas; design
resumo ...
(pt)
Compreender os hábitos e significados do consumo é uma etapa inicial necessária para o desenvolvimento de soluções que promovam mudanças profundas na direção modos de produção e consumo mais sustentáveis. Ao mesmo tempo, o Design de Sistemas Produto+Serviço (PSS) tem se mostrado como uma estratégia promissora no desenvolvimento destes novos modos. Isso acontece na relação direta com o consumidor (B2C) e também nas relações entre empresas (B2B). Assim o objetivo deste artigo é realizar uma análise crítica da literatura acerca do comportamento do morador de Habitação de Interesse Social no Brasil e em outros países emergentes. Esta análise possibilita a identificação de oportunidades latentes para a adoção de soluções em modelos de PSS. A abordagem utilizada é a Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) por meio da qual investigou-se o estado da arte sobre conceitos de PSS, particularmente sobre os estudos voltados a pessoas de baixa renda. Nesta revisão buscou-se também, estudos que tenham avaliado a utilização de PSS como estratégia para influenciar positivamente na mudança de hábitos de consumo.
|