Publicações - ciências humanas


Camila Silveira da Silva; Clara Carvalho e Souza; Clara Matte Borges Machado
Conexão ComCiência, v. 2, n. 2, p. 1-18, 2022 Home page
Palavra-chave: midias digitais; Desigualdade de gênero; Extensão Universitária; Instagram; Redes Sociais
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação não-formal e divulgação científica
resumo ...
Cristiane do Rocio Wosniak
REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO], v. 12, n. 1, p. 1-30, 2022 DOI Home page
Palavra-chave: corpo; dança; documentário; Processo de criação; História
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Linguística, Letras e Artes; Artes; Artes Visuais; Ciências Humanas; História
resumo ...
Andrea Francine Batista; Mauricio cesar Vitoria Fagundes
Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 30, n. 1, p. 23-37, 2022 Home page
Palavra-chave: Educação popular; Lutas Democráticas; Emancipação
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Sociologia; Outras Sociologias Específicas
resumo ...
Cristiane do Rocio Wosniak
DESENREDO, v. 18, n. 3, p. 738-754, 2022 DOI Home page
Palavra-chave: Educação; Linguagens; corpo
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação
resumo ...
(en) This text is a review of the book Corpo(s): Língua, Comunicação, Educação, edited by Jean Carlos Gonçalves. The volume opens with a preface by Sonia Machado de Azevedo, followed by twelve chapters that bring together the fields of Education, Language and Communication to contribute to the discussion of issues involving the Arts of the Body. Interdisciplinarity pervades the research results of the works presented here that are dedicated to the studies of the body, scene, teaching, multiple learning, pedagogies of performance, presence and ubiquity in the 21st century from unusual perspectives, discourses and methodological approaches.
(pt) Este texto se constitui em uma resenha do livro Corpo(s): linguagem, comunicação, educação, organizado por Jean Carlos Gonçalves. O volume contém um prefácio elaborado por Sonia Machado de Azevedo, seguido de doze capítulos que aproximam os campos da Educação, Linguagem e Comunicação na discussão sobre questões envolvidas nas Artes do Corpo. É a interdisciplinaridade que impregna os resultados destas pesquisas dedicadas aos estudos do corpo, da cena, do ensino, das aprendizagens múltiplas, pedagogias da performance, presença e ubiquidade no século XXI, a partir de inusitadas perspectivas, discursos e abordagens metodológicas.
Evandro Cardoso do Nascimento; Cristina Frutuoso Teixeira
TOPOI (ONLINE): REVISTA DE HISTORIA, v. 23, n. 50, p. 516-539, 2022 DOI
Palavra-chave: História ambiental; Litoral do Paraná; Guerra dos Portos; Período provincial; ciência e política
Áreas do conhecimento: Outros; Ciências Humanas; História
resumo ...
Carlos Alberto Medeiros Lima
ALMANACK, v. 31, p. 1-45, 2022 DOI
Palavra-chave: violência; Escravidão; elites locais e Estado no Brasil - século XIX; Formação do Estado brasileiro; fronteira agrária; Independência
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; História; História do Brasil; História do Brasil Império
resumo ...
Angela Maria Scalabrin Coutinho; Dirce Guerres-Zucco; Andreia Zanella
CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE), v. 52, n. 1, p. 1-19, 2022 Home page
Palavra-chave: EDUCATION ASSESSMENT; EDUCATION QUALITY; Early Childhood Education
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação Infantil
resumo ...
(en) The article, with a qualitative approach, deals with evaluation instruments and quality parameters for early childhood education. It is proposed to identify, describe and compare different models for assessing the quality of early childhood education, analyzing their suitability for application in the public education system of Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. Among the models analyzed, two showed greater theoretical and methodological coherence to the context, because they are based on access, inputs and processes and provide for the participation of the educational community. The implementation and management of an evaluation system requires an inseparability between evaluation policy and evaluation instruments through intersectionality, fostered by public policies for children to meet the quality parameters of early childhood education.
(es) El artículo, de enfoque cualitativo, trata sobre los instrumentos de evaluación y los parámetros de calidad de la educación infantil. Se propone identificar, describir y comparar diferentes modelos para evaluar la calidad de la educación infantil, analizando su adecuación para su aplicación en el sistema municipal de educación de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Entre los modelos analizados, dos mostraron mayor coherencia teórico-metodológica al contexto, pues se basan en accesos, insumos y procesos y predicen la participación de la comunidad educativa. La implementación y gestión de un sistema de evaluación requiere la inseparabilidad entre la política de evaluación y los instrumentos de evaluación a través de la intersectorialidad, fomentada por políticas públicas para la niñez a fin de cumplir con los parámetros de calidad de la educación infantil.
(fr) À travers une approche qualitative, cet article aborde des instruments d’évaluation et des paramètres de qualité pour l’éducation de la petite enfance. Il vise à identifier, décrire et comparer différents modèles d’évaluation concernant la qualité de l’éducation de la petite enfance, en analysant leur potentiel d’applicabilité dans le réseau municipal d’éducation de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Parmi tous les modèles analysés, deux ont présenté une plus grande cohérence théorique et méthodologique avec le contexte, non seulement du point de vue de l’accès, des intrants et des processus, mais aussi parce qu’ils prévoient la participation de la communauté éducative. La mise en oeuvre et la gestion d’un système d’évaluation reposent sur une indissociabilité entre politique et instruments d’évaluation par le biais de l’intersectorialité et doivent être stimulés par les politiques publiques pour l’enfance afin de se conformer aux paramètres de qualité de l’éducation de la petite enfance.
(pt) O artigo, de abordagem qualitativa, trata de instrumentos de avaliação e parâmetros de qualidade para a educação infantil. Propõe-se a identificar, descrever e comparar diferentes modelos de avaliação da qualidade da educação infantil, analisando sua adequação para aplicação na rede municipal de ensino de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Dentre os modelos analisados, dois mostraram maior coerência teórico-metodológica ao contexto, por se basearem no acesso, insumos e processos e preverem a participação da comunidade educativa. A implementação e gestão de um sistema de avaliação requer indissociabilidade entre política de avaliação e instrumentos de avaliação por meio da intersetorialidade, fomentados por políticas públicas para infância a fim de atender aos parâmetros de qualidade da educação infantil.
DAHMOUCHE, MÔNICA; PINTO, SIMONE; Camila Silveira da Silva; JORDÃO, THAIS
Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 15, n. 2, p. 237-253, 2022 DOI Home page
Palavra-chave: museus de ciências; Exposições; Divulgação científica; relações de gênero
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação não-formal e divulgação científica
resumo ...
Célia Ratusniak; Carla Clauber da Silva
Educação,Cultura e Sociedade, v. 12, n. 1, p. 13-22, 2022 Home page
Palavra-chave: racismo; Evasão Escolar; Judicialização; gênero; Expulsão
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Educação; Ciências Humanas; Psicologia; Psicopatologia
resumo ...
Anita Helena Schlesener
REVISTA NOVOS RUMOS, v. 59, n. 1, p. 79-91, 2022 DOI Home page
Palavra-chave: filosofia da praxis; tradutibilidade; Ideologia; Linguagem
resumo ...
(pt) O objetivo deste artigo é apresentar uma abordagem introdutória sobre a filosofia da praxis que se define na unidade teoria e prática, expressa no conceito de tradutibilidade. Trata-se de um conceito inovador elaborado nos Cadernos do Cárcere que, na relação entre filosofia e política como elemento da hegemonia tem um caráter revolucionário, porque renova o marxismo na senda da atualidade.
Total de registros: