Aloisio Leoni Schmid;
Leandro Henrique Merino Mombach
Palavra-chave:
Violino;
fiddle;
Música Tradicional Irlandesa;
Traditional Irish Music;
violin
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Música; Luteria (construção de instrumentos musicais);
Linguística, Letras e Artes; Artes; Música; Instrumentação Musical
resumo ...
(pt)
O fiddle irlandês, como instrumento, é o próprio violino, qual inventado e popularizado no Norte da Itália no séc. XVI, e popularizado na Irlanda para tocar prioritariamente músicas de dança nos ritmos da moda no séc. XVII. Todavia, o fiddle recebe hoje uma montagem distinta do violino, que pode repercutir em diferenças de ajuste, acessórios e mesmo no projeto do instrumento. Mas a principal diferença é quanto ao modo de uso (seguindo uma tradição oral, com opções estilísticas distintas do violino), caráter musical (além de melódico, rítmico e por vezes, harmônico) e finalidade (mais de confraternização com dança e contação de histórias, do que exposição do conteúdo musical ou da qualidade da apresentação). A Música Tradicional Irlandesa recebeu adaptações ao longo dos séculos, como os próprios instrumentos, e é hoje popular muitos países do globo.
|
Ana Josefina Ferrari;
Elaine Trindade de Oliveira Ribeiro
DIVERS@! (MATINHOS),
v. 14,
n. 1,
p. 69-79,
2021
Palavra-chave:
Buen Vivir;
BNCC;
E.A Crítica
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Teoria e Análise Lingüística
resumo ...
|
Roosevelt Rocha;
Roosevelt Araujo da Rocha Junior
Palavra-chave:
Notação Musical Grega;
Teoria musical;
Modulação
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Literaturas Clássicas; Língua e Literatura Grega (Música Grega)
resumo ...
|
Ruth Bohunovsky
Palavra-chave:
cômico;
Wolfgang Bauer;
microdramas
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Literaturas Estrangeiras Modernas
resumo ...
Resumo À primeira vista, os microdramas de Wolfgang Bauer, escritos nos anos 1960, parecem ser...
|
Fernando Cerisara Gil;
Caroline Rodrigues Dolinski Campos
Terceira Margem,
v. 25,
n. 45,
p. 125-146,
2021
Palavra-chave:
Vidas secas;
Graciliano Ramos;
matéria rural
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Brasileira
resumo ...
|
Roosevelt Araujo da Rocha Junior
Palavra-chave:
Pindaro;
Recepção;
Cultura Brasileira
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Literaturas Clássicas; Língua e Literatura Grega
resumo ...
(pt)
Neste texto, discuto por que Píndaro é tão pouco lido, comentado e traduzido no nosso país. Pretendo demonstrar que ele não era um poeta ‘chapa-branca’, cuja função era apenas celebrar pessoas poderosas, nem necessariamente era um autor difícil de entender. Para desfazer esse preconceito e incrementar os estudos pindáricos nosso país é preciso desfazer esses preconceitos. Nesse sentido, cabe lembrar que ele teve grande influência na Antiguidade Clássica e é muito estudado e traduzido em outros países. Faço um percurso rápido pelo escasso pindarismo lusófono, mostrando que algumas discussões do passado ainda são pertinentes hoje em dia. Por fim, proponho a leitura da Nemeia 3, para demonstrar que Píndaro não é necessariamente difícil de entender e que não é justo chamá-lo de ‘chapa-branca’. Desse modo, espero estimular o crescimento do interesse por esse autor em nosso país.
|
YAMPOLSCHI, ROSEANE;
Clayton Rosa Mamedes;
NENFLIDIO, PAULO
Palavra-chave:
Arte Sonora
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Artes; Arte Sonora
resumo ...
(en)
Paulo Nenflidio, in his biographic note, presents himself as an artist who works at the intersection between art, science and technology. A multiple and inventive artist, his works comprise sculptures, installations, objects, instruments and drawings in which sound, electronics, movement, construction, invention, randomness, physics, control, automatons, and workaround come together as elements of artistic expression. Paulo Nenflidio holds a degree in Fine Arts from the School of Communication and Arts of the University of São Paulo and is an electronics technician graduated from the Lauro Gomes Technical School in São Bernardo do Campo. Born in São Bernardo do Campo, the artist maintains his studio in this city. In this interview, we seek to deepen our study about the poetics of Paulo Nenflidio's works. How his creative trajectory developed, conceptual inspirations that guided the development of his creative processes and his artistic research, as well as the role of sound and silence as forms of poetic expression are issues addressed in this conversation. This interview was conducted by email, between the 20th and 24th of July 2021.
|
Isabel Cristina Jasinski
Palavra-chave:
Estudos literários;
Literatura latino-americana contemporânea;
Literaturas de fronteira;
Redes literárias
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Literaturas Hispânicas;
Linguística, Letras e Artes; Letras; Literatura Latino-americana
resumo ...
Resumo A reflexão proposta neste artigo incide sobre a questão das redes da literatura em...
|
Carla Beatriz Franco Ruschmann
Palavra-chave:
Arte-educação;
Desenvolvimento Sustentável;
Extensão Universitária
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Artes Plásticas; Desenho
resumo ...
|
Fernando Antonio Prado Gimenez
Palavra-chave:
Cinema;
mulher;
Representação
Áreas do conhecimento:
Linguística, Letras e Artes; Artes; Cinema
resumo ...
(pt)
A presença de mulheres no cinema brasileiro tem recebido uma atenção crescente nos estudos de cinema. Esses estudos, dentro de uma miríade de enfoques e abordagens, em sua maioria, são guiados por perspectivas teóricas sobre os múltiplos feminismos. inspirado por leitura iniciais sobre o tema, este artigo relata a análise de artigos publicados em periódicos brasileiros que trataram da presença de mulheres na direção de filmes nacionais e da representação social da mulher refletida nestes artigos. Foram consultados 38 artigos e os resultados apontam para uma tendência de crescimento dos estudos brasileiros sobre estas temáticas. No período mais recente (2016 a 2021), os artigos revelaram novas dimensões de análise tanto no estudo da representatividade da mulher no fazer cinematográfico quanto em aspectos da representação social destas.
|